Trilha sonora de A Lenda de Korra: música como contador de histórias

wsm

Traduzido por: Eduardo Guerra

sound

A trilha sonora de A Lenda de Korra será lançada em 16 de Julho. Isso é um grande marco para a nossa série. Bryan e eu (e muitos outros) vínhamos tentando lançar uma trilha sonora desde o início de Avatar: a Lenda de Aang. Alguns fãs dedicados começaram a circular diversas petições online ao longo dos anos. Sabíamos que o público queria a música, só nos tomou um tempo (e muita paciência) para convencer a Nickelodeon a investir nisso. Mas uma vez autorizada, as coisas aconteceram muito rápido. E enquanto escrevo (um mês antes do lançamento), a trilha já é #3 em “Soundtracks” e #24 na categoria geral de música do site Amazon. Incrível.

As partituras de Jeremy Zuckerman tem sido uma parte integral, tanto para Avatar: a Lenda de Aang, quanto para A Lenda de Korra, então estou feliz e animado que os fãs poderão finalmente escutar a versão original das músicas.

Desde o início com o mundo do Avatar, a música adicionou um nível elevado na maneira de contar a história. Embora eu sempre estive ciente quanto à trilha sonora de filmes e programas de TV, eu nunca realmente entendi o quão vital elas são para contar histórias visuais antes de ter o meu próprio programa. Os compositores têm um trabalho difícil em criar músicas que apoiam o visual, sem se sobressair ao ponto principal. Quando dá certo, a musica normalmente se mescla com a cena e se torna parte da história, que você as vezes nem percebe que ela está lá. Isso não é algo negativo. É semelhante à quando um certo ator combina com o seu personagem animado. Se o personagem é colocado com uma voz que não combina, pode se tornar ressonante e te tirar da história. A música errada pode também ter o efeito de matador-de-histórias.

Escutar às partituras de Jeremy para um episódios é sempre um deleite. Uma vez que ele põe suas mãos em um episódio, estamos vivendo com isso por cerca de 10 meses, em todas as suas várias encarnações. Nós sabemos a história por dentro e por fora e examinamos cada tiro e desenho. Então é difícil ver o show com outros olhos. Mas sempre que eu escuto à prévia de uma música ou sentar para assistir a um episódio aleatório, eu faço isso. É como assistir à série pela primeira vez. Emoções se tornam mais claras, o drama se torna mais intenso, e a ação se torna mais animadora. A história toda é aumentada e levada para um novo nível que apenas o visual não pode realizar.

A pesquisa mostra que a música afeta nossa atividade cerebral de várias maneiras, mas a mais intrigante (no qual se refere a este post) é que a música pode ativar nosso córtex visual. Eu também me deparei com essa pesquisa que sugere que nossos sentidos não são tão compartimentados – os diferentes sentidos estão mais interligados que o primeiro pensamento dos cientistas. Eu acho que isso deve ajudar a explicar o porquê de escutar à música de Korra me ajuda a ver o show com outros olhos. Estou levantando a hipótese aqui, mas parece-me que, depois da exposição repetida à mesma história e visuais ao longo de tantos meses, me fez sentir uma espécie de dormência visual. Adicionar música à mistura, e agora o meu córtex visual está sendo ativado de diversas maneiras e sou capaz de ver com um senso de novidade.

A música para a série é também mágica para mim porque é a única parte do processo onde Bryan ou eu não estamos diretamente envolvidos. Nos encontramos com Jeremy (assim como o designer de som Bem Wynn e o mixador de foley Aram Tanchum) para discutir o episódio e qual é a nossa visão para a música em som. Nós só analisamos umas 2 semanas depois, depois deles terem feito o trabalho pesado. Depois de ter trabalhado em animação por quase 17 anos (caramba!), eu tenho uma compreensão bastante sólida de como a escrita, storyboards, design, animação e tudo se faz, mas a composição da música é algo completamente estranho para mim. Eu aprecio e amo ouvir música, mas tenho uma compreensão limitada de como Jeremy vem com a ideia para uma partitura, para realmente compor isso. Eu o vejo anotar ideias para combinações de notas musicais da mesma maneira que eu escrevo uma ideia para a história ou esboço algo para o storyboard. Falamos línguas diferentes, em certo sentido, mas com o mesmo objetivo – para contar uma grande história.

Enquanto você espera pelo lançamento do álbum, você pode ouvir algumas faixas do CD aqui. Aproveite a música.

Você pode gostar...

9 de December de 2016

Clear all