Entrevista com os Criadores sobre o Livro 2 e 3

O site Speakyeasy conversou novamente com os criadores de Korra, Bryan Konietzko e Mike DiMartino sobre o que nos espera para o Livro 3: “Mudança”.

O artigo que se segue é a tradução da entrevista.

Em uma entrevista prévia Bryan afirmou que o nome “Mudança” tem suas raízes na filosofia oriental.

Bryan e Mike.

Bryan e Mike.

Speakeasy: Eu pedi aos fãs que twitassem algumas perguntas para nós. Essa pergunta esteve na mente de muitos espectadores. Nós vamos descobrir o que houve entre o Zuko e o Time Avatar? Ou sobre a mãe dele?

DiMartino: Minha resposta é que há os quadrinhos publicados pela Dark Horse onde essa história já foi contada, as pessoas podem ler e descobrir o que houve. Nos quadrinhos há varias histórias sobre Aang depois do show.

S: Também há um interesse contínuo sobre a vida amorosa de Korra, nós veremos isso se desenvolvendo?

Konietzko: Parece que as pessoas não estão interessadas nisso. Eles ficam irritados quando nós nos divertimos com romance adolescente. Eu não sei. Eu vou deixar isso de lado.

S: Parece estranho que algumas pessoas estejam interessadas na vida amorosa de um personagem de desenho, mas alguns parecem realmente se importar.

K: Essa é minha teoria: fãs estão mais interessados em imaginar romance entre uma miríade de pares. Mas eles estão profundamente desinteressados em ver alguns desses manifestos no show. Quem sabe, whatever. Mike e eu como escritores fizemos como achávamos que seria puro entretenimento. Agradou alguns, outros nem tanto.

S: Como vocês lidam com as críticas de que Korra não é como A:TLA?

D: Nós queríamos evoluir e fazer as coisas um pouco diferentes. Eu acho engraçado, porque as pessoas dizem coisas como “Avatar foi a melhor série de animação criada na história!” O que é incrível, e eu amo. Mas em 5-8 anos as pessoas vão dizer “Korra era incrível!” Acho que o tempo melhora tudo.

K: Enquanto nós estávamos no meio de Avatar nós recebíamos muitas críticas voláteis dos fãs. Eles estavam muito chateados como estávamos direcionando o Zuko. Enquanto eles estavam na história, enquanto ainda estava tudo se desdobrando, haviam muitas pessoas tristes. Mas como o Mike disse, anos depois, enquanto encontrávamos pessoas e elas continuavam a descobrir a série e as que haviam visto criaram uma conexão profunda, toda essa irritação sumiu… Para mim é como uma banda. Eles lançam um álbum e você ama, e eles lançam outro e você talvez goste mais desse, você pode gostar da mesma forma ou você pode gostar menos. Eu prefiro ser um álbum diferente do que um ensaio do primeiro.

S: Um dos momentos que mais chocou as pessoas no Livro 2 “Espíritos” foi quando Korra perdeu a conexão com suas vidas passadas. Vocês podem falar sobre? É algo que vocês planejam explorar?

D: Ao final de todas as temporadas nós tentamos manter um grande momento, que seja como um sacrifício, que vai ter um impacto enorme sobre nossos personagens. Especialmente Korra. Nós pensamos que esse seria um daqueles momentos que poderíamos coloca-la num lugar bem escuro onde ela está realmente sozinha. Ela não tem mais as suas vidas passadas, ela não tem mais Raava, ela não tem mais o seu espírito avatar consigo, e o que ela vai fazer quando encarar isso? E também pareceu que toda a jornada de Korra era um caminho espiritual e sobre descobrir quem ela realmente é e pareceu que ela não poderia mais contar com os avatares anteriores porque eles não estão mais lá. É uma chance para ela criar seu próprio futuro e destino.

S: Onde o show vai além do Livro 2 e no –ainda-em-trabalho-Livro 3?

K: Nós anunciamos os Livros 3 e 4. E nós praticamente acabamos a escrita do 4. O Livro 4 é o fim da série Korra, então nós temos 52 episódios planejados. Quando tudo estiver feito e dito vão ter sido necessários, eu acredito, 5 anos para termos feito tudo. Assim como quando Avatar terminou, Mike e u precisamos recarregar nossas baterias e trabalhar em outras coisas. Nós não temos outra série planejada, definitivamente. Mas eu acredito que o universo que nós criamos 11 anos atrás sempre nos suga de volta através dos anos, e eu ainda acredito que seja um lugar inspirador para criar novas histórias. Mas nós estamos realmente ocupados em terminar esses episódios planejados e não estamos tentado descobrir o próximo passo nesse mundo ainda.

S: Eu conversei com o criador de Game of Thrones R. R. Martin alguns anos atrás e ele me contou que os leitores sempre querem o próximo livro o mais rápido possível. Vocês sentem esse tipo de pressão?

K: Embora nos custe algum tempo para fazer a nossa série, não é tanto quanto os livros de Martin. Ele está sozinho. Nós temos um time, pessoas que nos ajudam. Com o Livro 2 não foi como se tivéssemos parados de trabalhar e tiramos umas férias. Nós nunca paramos de trabalhar nele. Houveram algumas dificuldades de produção que não puderem ser previstas, muitas que tivemos que passar por cima e atravessar. Animação é muito difícil. Assim como fazer uma saga literária de fantasia. Nós estamos fazendo o mais rápido que podemos… É reconfortante saber que as pessoas tem essa fome por nosso mundo., o que nós criamos. E ao mesmo tempo você gostaria que eles apreciassem o quanto você está trabalhando duro e quanto tempo toma. É engraçado porque eles liberaram o final uma semana antes e único comentário que eu vi online foi “Ótimo, mas quando sai o Livro 3?” Mas eu entendi.Minha esposa diz a mesma quando há o season finale de Game of Thrones na HBO. Agora ela quer saber quando a próxima temporada sai. Acho que é a resposta humana natural, nós temos que dar de ombros.

S: Vocês acham que o seu trabalho é melhor apreciado quando assistido de uma vez só, ou semana a semana? Ou vocês são agnósticos acerca de como as pessoas assistem?

K: Eu desisti de pensar em como seria o melhor jeito que a série deve ir ao ar. A TV está mudando muito. O jeito como as pessoas assistem TV está mudando muito. Acho que eu e Mike ficamos felizes quando nós simplesmente conseguimos colocar lá.

D: Eu consigo entender como ver uma temporada toda de uma vez, como no Netflix, pode trazer um benefício, porque você vê a história toda num relativo curto espaço de tempo ao invés de esperar semana por semana pelos episódios. Eu faço a mesma coisa, se eu descubro uma série que tem todos os episódios online eu não demoro uma semana para ver os episódios. Eu entendo.

K: Quando (“House of Cards”) foi anunciada e “Arrested Development” foi liberada, toda a temporada, em um dia, eu suei frio. Como um produtor eu sei que quando colocamos um show no ar nós temos que ter o suficiente. Nós temos que ter o suficiente finalizado para pormos no ar em espaços regulares de tempo. As vezes nós temos um episódio finalizado, mas ainda precisamos terminar 12 deles, ou algo parecido… Nós temos que terminar o suficiente para botá-los no ar. Então quando eu vejo que uma temporada inteira saiu – normalmente são séries live-action, porque a agenda de produção deles é muito mais rápida – eu fico “Ah cara, isso vai mudar as expectativas de todo mundo.” Agora eles vão esperar isso, é um pouco desencorajador. Nosso final, nós entregamos no dia anterior ao que foi online.

D: Nós estamos trabalhando no limite.

S: Nós vamos ver mais do Avatar das trevas?

D: Provavelmente não, Korra derrotou ele, então…

S: Vocês podem nos contar um pouco sobre o Livro 3 sem dar spoilers?

D: Não, de verdade não. As pessoas vão ver mais o Bumi. Vai ter muito Bumi no Livro 3.

Confira essa e outras entrevistas no Mundo Avatar

Você pode gostar...

  • Pedro Paulo S Jr

    + BUMIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!! Ele e o Tenzim são meus personagens favoritos da série!!!!!!!!!!!!! tirando a Korra é claro, eu tô pulando de alegria aqui! que venha o livro 3!!

    Eu concordo com os produtores, muita gente críticava The Last Airbender na epôca em que ele passava, mas agora todo munda fala como se fosse uma série perfeita uma obra-prima sem igual, e tipo eu amo The Last Airbender de coração mas não acho que seja perfeito, por exemplo uma série “perfeita” não terminaria deixando em aberto a história da mãe do Zuko. Acho que a série sensacional e sem dúvida alguma fantástica mas não perfeita mas como muita gente tem nostalgia eles tem essa noção distorcida de que a série era o supra-sumo da perfeição e cobram isso de The Legend of Korra.

    • Jota Vilanova

      A história da mãe do Zuko ficou em aberto para ser explorada nas HQ, que são ótimas, se quiser eu falo o que aconteceu com ela kkk

      • Pedro Paulo S Jr

        Sim a história da mãe do Zuko foi explorada e resolvida nas hqs, porém numa série “PERFEITA” uma trama tão importante pra história, que foi mencionada várias e várias vezes ao longo da série, teria que ser resolvida dentro da própria série e não num produto posterior. observe que o que questiono aqui é a “perfeição” que alguns fãs atribuem a série que a meu ver é equivocada, vou repetir, a série é fantástica porém deixou assuntos mal resolvidos como esse da mãe do Zuko , e portanto não pode ser o supra-sumo da perfeição.

        • Galactus

          Não existe perfeição!

          • Pedro Paulo S Jr

            Exatamente, porém existe uma parcela dos fans de The Last Airbender que vê a série como se ela fosse perfeita e crítica fortemente The Legend of Korra por não atender a essas altíssimas e expectativas que eles mesmos criaram.

          • Galactus

            Eu não acho TLA perfeito… Mas em comparação com TLK, há uma grande diferença. Eu pessoalmente prefiro TLA, pois ao meu ver é uma série que não deixa a desejar. Já TLK nem se fale… O que fizeram com Amon e Vaatu? Eles poderiam ter sido bem mais utilizados, mas não! – Vamos dizer que eu seja um fanboy de TLA, mas eu ainda assim espero que TLK me surpreenda, me faça sentir as mesmas coisas que eu sentia quando estava vendo TLA. – Espero que Korra cresça e entenda que ela é a Avatar!

          • Pedro Paulo S Jr

            Cara concordo que dava pra fazer mais com Amon e Vaatu mas ai entra um problema que eu acho que foi fundamental na produção de The Legend of Korra, veja bem eu li isso em uma outra entrevista com os produtores, lá eles explicavam que o canal a principio tinha suas dúvidas quanto a fazer um spinoff portanto só liberaram no começo só um livro portanto na hora de escrever eles tinham que escrever de forma que tudo ficasse resolvido naquele livro o que deu uma limitada no que eles poderiam fazer com Amon já que eles tinham que fechar essa história naquele livro, bem depois com o sucesso desse primeiro livro liberaram o segundo e bem mais uma vez era aquilo tinha que dar um jeito de fechar a história naquele livro por isso ele tinham que dar um jeito de fechar Vaatu naquele livro limitando mais uma vez o que poderia ser feito, mas o sucesso foi crescendo e mais tarde liberaram outros 2 livros pra fechar uma segunda temporada de mais 26 episódios e daqui pra frente pelo visto os 2 próximos livros vão ser melhor desenvolvidos e trabalhados mesmo por que agora não há mais tantas limitações para os autores.

            Tipo eu acho que cada experiência é única sabe nenhuma outra série ou anime ou filme ou livro vai me fazer sentir as mesmas coisas que eu sentia assistindo The Last Airbender, tipo não importa o quão fantástico ou sensacional ou quão parecido seja tipo nunca vai ser a mesma coisa por isso acho que vc não devia assistir The Legend of Korra esperando reviver as sensações e emoções que você sentiu vendo The Last Airbender, porque não dá pra reviver isso novamente, acho que o melhor seria tentar aproveitar The Legend of Korra pelo que ela é e não pelo que foi The Last Airbender, mas tipo é só a minha opinião a vida é sua vc quem sabe.

            Um Ultimo pensamento aqui: tipo supunhamos aqui que The Legend of Korra acabe não tão bom quanto The Last Airbender, bem The Last Airbender foi uma série fantástica e mesmo que The Legend of Korra não chegue a ser tão fantástico ainda assim seria uma ótima série não? The Legend of Korra ainda está na metade ainda tem muita coisa pra acontecer ainda nunca se sabe.

          • Galactus

            TLK poderia ser melhor! Mas não é, e os fãs esperam que seja na 3 e 4 temporada (eu por exemplo e mais alguns). Eu não vejo o livro 1 e 2 como uma temporada, até porquê ambas tem vilões, e ambos os vilões perdem no final. Então o que tudo indica sempre vai haver um novo vilão “mais forte” ao longo das temporadas. (temporada 1: livro 1 e 2 / temporada 2: livro 3 e 4) – Eu não espero sentir as mesmas coisas que eu sentia em TLA em TLK – porquê TLA o desenho acabou, agora eu tenho que me contentar com as HQs. – Mas eu ainda espero ver Aang e sua equipe. Espero ver o Aang guiando Korra como Roku fez com ele. – TLK me desapontou muito em mostrar Aang tendo um filho como preferido e esquecendo os outros!

          • Pedro Paulo S Jr

            Cara quando disse que o livro 1 e o 2 eram uma temporada é porque essa é a visão da emissora, hoje em dia tá muito difundida essa visão de temporadas de 26 episódios seja cartoons ou animes. E ambos os livros tem essa de o vilão perder no final porque a idéia quando eles estavam sendo desenvolvidos era que eles tinham que ser auto-contidos mesmo, tipo caso o não houvesse um livro 2 ou livro 1 teria que encerrar a história sozinho, caso não houvesse um livro 3 o livro 2 teria que encerrar a história sozinho.

            Cara quando você me diz que ainda que ver Aang e sua equipe, pra min vc tá dizendo que ainda quer continuar vendo The Last Airbender, que vc ainda tá muito ligado a The Last Airbender.

            Tipo acho que você interpretou mal a questão do Aang com os filhos, vamos observar isso pelo ponto de vista do Aang, ele tinha um mundo que tinha acabado de sair de 100 anos de guerra e ódio para reconstruir e ele tinha o futuro de todo o povo dele nas costas, bem ele tinha 3 filhos pra criar sendo que somente um deles era um dobrador de ar, não tinha jeito ele teria que passar mais tempo com o Tenzim, porque ele tinha que passar toda uma cultura e os ensinamentos do povo dele para o Tenzim, e isso enquanto reconstruía o mundo, pra min ele não esqueceu os outros filhos ficou só com o preferido dele, na verdade o Tenzim precisava mais dele que os outros já que era o Tenzim quem ia ter que arcar com o fardo que era o futuro dos nômades do ar, mas isso não significa que o Aang seja um mal pai ou que ele tenha preferidos. Peguemos um exemplo: se vc tivesse 2 filhos um mais velho e bem de saúde e outro fosse aleijado e tivesse dificuldade de se locomover, vc acabaria dando mais atenção ao aleijado que precisa mais de você do que para o saúdavel que não depende tanto de você não? e isso ti faria um mal pai, que prefere um filho ao outro? eu acho que não, acho que levando em conta tudo o que o Aang teve que carregar ele foi muito bom pai, criou Kya, Bumi e Tenzim para serem boas pessoas, mas sabe como são irmãos eles sempre vão sentir inveja um do outro.

          • Galactus

            Por isso eu considero esses “livros/temporadas” como temporadas únicas.
            “Livro 1… – 1 temporada”, “Livro 2… 2 temporada” etc… – Eles já
            devem fazer esse tipo de coisa pensando que à série talvez pode acabar não voltando. – mas parece que o livro 3 e 4 serão uma temporada. Ao meu ver então, serão 1º, 2º, 3º temporadas. Mas na verdade deve ser 1º e 2º.

            Eu
            não quero ver TLA em TLK, eu quero ver algumas coisas no estilo TLA em
            TLK, algo como Korra precisando de um conselho do Avatar Aang… e ele
            mostrando a ela algumas lembranças do passado dele com a equipe. Como
            quando Roku levou Aang para ver o passado dele com Sozin… Só isso que
            eu quero. Eu não quero que o Aang seja o Avatar principal, e eu não
            quero só o Aang… Poderia mostrar um pouco de todos, mas sem perder o
            foco na Korra… Ela também poderia ao longo da série ficar bem mais madura e
            entender que ela não vive mais para ser Korra, e sim para ser a Avatar.
            “Sacrificar suas próprias necessidades e fazer o que for preciso para proteger o mundo”.

            Para entender isso, você tem que se colocar no lugar deles, você percebeu que quando Tenzin fala de suas viagens com o Aang para os irmãos dele? – ele fala com eles como se eles estivessem lá. Só que ele não percebeu que ele sempre esteve sozinho, o Aang sempre levou foi ele para passeios, não os irmãos dele. – Eles nunca tiveram atenção como o Tenzin teve. E tudo o que um filho quer é isso! – não é inveja, é amor… Quando você vê que seu pai se importa mais com seus outros irmãos do que com você, é a pior sensação do mundo, você se sente como se ele não te amasse! Aang poderia ser um bom pai sim, mas ele era um pai ausente. – Deveres à parte, os outros poderiam ajudar de alguma maneira, de tal forma que o Tenzin não iria se sobrecarregar. – e não chegar ao ponto de se achar o próprio Aang em sua visão.

          • Pedro Paulo S Jr

            Cara a Korra está amadurecendo, devagar mas está, no final dessa temporada ela não é mais aquela garota 1ª temporada que cresceu sempre tendo alguém pra cuidar dela, pra dar as respostas quando ela precisava, não no final dessa temporada ela começou a olhar pra dentro de si mesma pra buscar as respostas e isso faz parte do amadurecimento dela como individuo capaz de tocar a sua própria vida sozinha.

            Bem quando você diz que para entender isso você tem que se colocar no lugar deles bem eu acho que eu tenho que te contar um pouco da minha vida pessoal, veja bem eu tenho um irmão mais novo que nasceu num parto difícilimo e sobreviveu por pouco, ele nasceu muito mais frágil e meus pais passavam muito mais tempo cuidando dele, e davam muito mais atenção a ele e isso quando eles estavam em casa já que eles trabalhavam muito e muitas viravam noites a fio no trabalho, e bem quando criança eu senti isso que você disse que meus pais não me amavam por que não me davam tanta atenção quanto davam pro meu irmão mais novo e eu invejava isso, MAS quando eu cresci eu amadureci e entendi que meu irmão tinha mais atenção por que ele precisava de mais atenção e não porque ele era mais amado do que eu, e eu entendi que meus pais trabalhavam muito porque queriam garantir o meu futuro e o do meu irmão, e coseguiram graças ao esforço deles meu irmão e eu pudemos estudar e ir a faculdade sem nunca ter passado por fome ou dificuldade nessa vida, veja bem isso é amor sim cara, eles sacrificaram coisa pra caramba da vida deles pra que eu e meu irmão tivessemos um futuro melhor. Sabe eu acho que amar alguém não estar com ele em todos os momentos, mas sim estar ele nos momentos que importam, meus pais não estavam comigo em todos os momentos mas quando eu precisei eles estavam lá, pra min um pai ausente é aquele que quando o filho precisa ele não está lá. Por isso, por ter passado por isso na minha vida até que eu entendo os sentimentos do Bumi e do Tenzim, e digo que o Aang não foi um pai ausente, ele foi muito bom pai, criou bem os filhos e ainda deixou pra eles um mundo muito melhor com possibilidades deles levarem uma boa vida cara dada a situação ele foi um pai do caramba.

          • Galactus

            Eu só espero que isso possa continuar, e que no final da série ela se torne uma Avatar completa. Quero que ela entenda o poder dela, e o que ela pode fazer com ele.

            Cara… sua história tocou meu coração de um certo modo. – eu consegui sentir o que você sentiu! – Mas, talvez, o que nós realmente precisamos é um pouco de atenção e carinho… Tudo o que é material passa, e quando isso passar, o que vai ficar vão ser às suas lembranças. – eu não sei ao certo… na verdade eu não posso afirmar, pois isso é muito individual. – Ser um bom pai, não significa ser perfeito. Não importa se ele é o Avatar ou não, como qualquer ser humano, ele deve ser um bom pai. Não é uma obrigação, é uma contribuição. – Mas provavelmente ele estava sobre pressão, ser o último dobrador de Ar e, pouco tempo para ensinar ao filho, todo o conhecimento relacionado ao povo dele. – Por isso o Tenzin se sente assim.

          • Pedro Paulo S Jr

            Bem acho que chegamos a conclusão de que o Aang não foi um pai ausente, ele estava numa situação bem complicada tendo que ensinar todo o conhecimento do povo dele para o filho e tendo um mundo pra ajudar a reconstruir, levando tudo isso em conta ele precisou mesmo dar mais atenção ao Tenzim mas não porque ele amasse mais ele e que não se importasse com os outros mas porque Tenzim precisava de mais atenção mesmo.

            Só pra retomar algo que você comentou em outro comentário, você disse que queria ver algumas coisas no estilo The Last Airbender em The Legend of Korra, bem mais isso não seria continuar muito ligado a The Last Airbender?

            Tipo pelo que eu vi o maior problema é que The Legend of Korra não é aquilo que você gostaria que fosse, ou seja é uma questão mais das expectativas que não foram que você criou e que não foram alcançadas do que da série em si.

          • Galactus

            De um certo modo, o Aang aproveitou à oportunidade de ter um filho dobrador de Ar para que ele pudesse ensinar ele às coisas a respeito da cultura dele. – Mas o que iria acontecer se o Tenzin não fosse um Airbender?

            Sim e não. Gostaria de ver algumas lembranças semelhantes aquelas do Roku… que mostrou que ele era amigo do futuro senhor do fogo, e que logo ele iria descobrir que era o Avatar. – Um exemplho seria: a Korra em algum momento precisando de ajuda, e de maneira tradicional, ela recorre às vidas passadas dela. – Isso não iria tirar o foco principal nela, como não tirou o foco principal de Aang, quando mostrou sobre o Roku.

            Pode ser… talvez eu criei muitas expectativas relacionadas ao título anterior, que eu pensei que esse seria igual, ou melhor. Mas até o momento a série não consegue suprimir minhas expectativas, eu sempre continuo esperando mais… Só que eu não consigo ver algo que me deixe maravilhado. – TLK não é TLA… já está na hora de eu parar de comparar as duas e aceitar TLK como é.

          • Firing Fox

            Olá Pedro e Galactus, Gostei muito do debate que ocorreu aqui e ambos tem razão no que dizem, admiro muito vocês pois não começaram a brigar feito infantis insanos, e fizeram uma conversa formal e muito agradável de se ler.
            Bem estou aqui para dar a minha opinião à respeito desse assunto de forma abrangente, vocês possuem formas de pensar e argumentos diferentes, também formam as “Opiniões Opostas” perfeitas, e espero que a minha seja o meio termo entre essa tal oposição. Vou começar dizendo à respeito das comparações que a maioria dos fans acabam fazendo sem argumentar a respeito, já li muitos comentários como ” ATLK é melhor que ATLA e pronto acabou!” ou o inverso… acho que a comparações estão erradas, são SÉRIES diferentes, que possuem uma relação,( é possível assemelhar essa relação como a divisão de The Vampire Diaries, criando a série The Originals.) mas o ponto é, nunca chegaremos a uma conclusão que seja aceita por todos, todos tem opinião própria e realmente acho que devemos aprender a respeitar essas diferenças, assim como vocês. Na minha opinião não acho nenhuma das séries melhor que outra, e também não fico comparando toda hora isso, o que eu vivi enquanto assistia ATLA na minha infância nunca chegará ao que eu vivo atualmente assistindo ATLK, não digo de forma inferior ou superior, pois eu vivi coisas diferentes, emoções diferentes que não consigo comparar, ambas são maravilhosas e realmente merecem destaque entre todos os Cartoons e Animes.

            Por outro lado eu também acho falhas nas produções de ambas as séries, não falhas que nos fazem desistir de assistir a série, acho que quem pensa assim deve parar mesmo pois se preocupa mais com as falhas do que o enredo que ela trás para nós. Temos que aceitar as semelhanças e diferenças igualmente e devemos aproveitar o clima ótimo que essas séries nos trás.

            Também tenho opinião sobre os filhos de Aang, e acredito acho que Tenzin teve mais afeto em relação à seus irmãos mas devemos considerar que a cultura do Ar é complexa demais, e por isso ele sentiu necessidade de ensinar tudo que sabia para o Tenzin que era seu único dobrador de ar, como levar ele visitar os templos do ar, para que um dia ele pudesse assumir a responsabilidade de manter a cultura ‘viva’ , já que a maior preocupação de Aang era de que essa cultura se extinguisse, por isso ele dedicou mais sua vida ao Tenzin do que Kya e Bumi. Por sorte tenzin teve os 4 filhos dobradores (Jinora, Ikki, Meelo, e Logan), ainda creio que possa chegar mais alguns… futuramente. quem sabe?

            Mas Emfim, só nos resta esperar o lançamento dos outros livros para poder concluir alguma coisa, e espero de coração que esses novos livros de ATLK sejam de ‘tirar o fôlego” assim como os outros. Pelas minhas contas o 1º Episódio do Livro 3, será lançado no dia 10-11 ( 00:00 do dia 10 ).

            Esperando Ansiosamente… ‘-‘

          • Lucas

            pois é mediante a tudo que voces falaram, pra mim o maior erro é embolar todo o enredo… Embolaram a história do amon e do vatuu em tão poucos episódios e muita informação.. a série não tem um foco principal,e isso faz MUITA diferença.. por isso ha tantas criticas…

          • Só umas coisas: vocês são engraçados.

            Outra coisa: quando a Korra retorna pra assistir à vida do avatar Wan, você acha que isso tem o que de diferente do Aang ver o que o Roku fez? meu deus hein

            Outra ainda: é ridículo esperar que a Korra passe 4 temporadas lutando contra um vilão só na sociedade em que ela se encontra (em diversos aspectos diferente do que existia na época do Aang) e com a capacidade que ela já tem. Diferente do que ocorreu com o Aang, que durante toda a animação correu como um louco para se formar como Avatar pra derrotar o Senhor do Fogo, Korra vive ao mesmo tempo as instâncias de uma sociedade mais contemporânea e busca compreender a posição de um Avatar num mundo assim. O que vem de vilão nas temporadas só dá uma direção pra o que ela deve buscar.

          • Galactus

            Eu quero que Korra veja o Aang! – O que vai mudar mostrando o Wan agora? – ele teria de ser um Ás!

            Acredito eu agora que é supérfluo existir vilões em TLK! – Ela não está lutando mais lutando contra o mal, e sim tentando se encaixar… encaixar o Avatar em um mundo moderno. – Daqui 10 mil anos o que vai ser do Avatar? Qualquer um vai poder ser ‘Avatar’ através da tecnologia.

          • Lucas

            Concordo plenamente galactus

          • Galactus

          • Lucas

            Pra mim eles podiam Muito bem ter explorado o Amon em duas temporadas e o vaatu que eh mais “zica” nas outras duas.. Daria um belo final e n ficaria td embolado

          • Galactus

            Algo que eu pensei no exato momento em que o Vaatu foi derrotado, foi que: Amon deveria ter sido o vilão principal no livro 1 e 2, e no final do livro 2 poderia surgir indícios de um ser mais poderoso, e que à presença dele iria durar até o final de TLK. – Vaatu é muito poderoso para ser simplesmente suprimido assim. – queria eu que ele fosse o final boss de TLK.

          • Galactus

            Tenzin está muito sobrecarregado, ele precisa relaxar mais e esquecer um pouco essa história de cultura. – Ele não tem identidade própria… ele sequer vive à vida dele como ele quer? – ou vive pelos preceitos de Aang?

            Eu
            não entendo isso, por que eles sempre fazem isso? – agora só ano que
            vem! – Eu também fiz meus cálculos, com tempos de pausa de 143 dias cada livro – TLK vai acabar no início de 2015 se eu estiver certo. – se
            os intervalos foi maiores, aí eu terei que reformular meus cálculos
            novamente. – Eu tive que esperar 3 meses para ver TLK de uma vez só! =/

          • Pedro Paulo S Jr

            Acho que se o Tenzim não fosse um airbender a coisa poderia complicar, veja não haveria mais ninguém para manter a cultura dos nômades do ar viva, eu vejo 3 possibilidades:

            a)O Aang continuaria tentando ter mais filhos até nascer um airbender e ele treinava esse airbender.

            b)O Aang tentaria ensinar o máximo que ele poderia a respeito de airbending pros filhos e ainda deixaria muitos manuais e instruções, tudo isso para o caso de que entre os netos ou bisnetos tenha(m) airbender(s).

            c)O Aang começa a perguntar para os Avatares anteriores o que fazer até chegar o Wan que diz pra ele que recebeu o poder do ar de uma Tartaruga-Leão, Aang vai atrás da Tartaruga-Leão que deu os poder do ar pro Wan, explica pra ela a situação aonde airbending corre risco de desaparecer e pede pra ela passar o poder do ar para o Bumi e caso o Tenzim já que aqui estamos supondo que ele não fosse airbender, o que abriria a possibilidade dele ser waterbender como a mãe mas caso ele também fosse não-dobrador pra ele também e pronto ele treinava os 2.

            Cara legal que você tenha conseguido entender e aceitar The Legend of Korra pelo que ela é.

          • Galactus

            c) – Só existe aquela tartaruga leão que conversou como o Aang, o resto foram caçadas e mortas.

            Agora, só me resta esperar que o enredo continue.

          • Pedro Paulo S Jr

            Desculpa cara mas em que episódio é dito que as tartaruga-leões foram caçadas e mortas? eu não me lembro disso ter sido dito na série, até onde eu me lembro os Dragões foram caçados e mortos.

          • Galactus
          • Pedro Paulo S Jr

            Interessante, eu vou ter que rever esse episódios pra ver aonde ela diz que as tartarugas foram caçadas e mortas, mas realmente a c) não é viavel mesmo.

          • Galactus

            A dobra é genética, então pressupondo isso a melhor alternativa seria a letra ‘A’. – Outra coisa que eu queria dizer, como a dobra é genética qualquer um pode ser o Avatar, mais para isso irá precisar de um espírito poderoso. – Qualquer um pode ter os 4 elementos, mais para poder dobrar os 4, à pessoa irá ter que fazer o mesmo processo que o Wan. – Acredito eu que os espíritos ‘Vaatu e Raava’, não sejam tão antigos quanto às tartarugas leão. – pois no episódio em que o Wan está em busca de outras dobras, Raava chama aquela tartaruga de ‘antigo’, e caso ela fosse mais antiga do que ele, talvez ela poderia chamar ele por outro nome.

          • João Paulo

            Eu sinceramente esperava que o livro 1: Ar fosse muito mais maduro do que foi e tivesse enredo político que levaria em conta algumas das visões politicas do nosso mundo e seus conflitos para o universo de avatar. Devido a essa expectativa, eu odiei a introdução do Pró-Dobra e principalmente a atenção que isso recebeu, lembrando que em A Lenda de Aang, haviam jogos relacionados com dobra, e esses me pareceram servir para incrementar a imersão e nos fazer “acreditar” que aquilo é real.
            Agora, eu espero ao menos que eles desenvolvam uma trama onde alguns personagens apresentem dúvidas num contexto moral e tenham que tomar decisões difíceis e que façam “herois errados” e “vilões bonzinhos”. Para exemplificar, em TLA, Aang teve que escolher entre matar ou não matar o senhor Ozai e ao longo da série sempre costumava tratar os membros da nação do fogo como humanos acima de tudo(dilema moral). Os herois, que classicamente deveriam ser bons exemplos em tudo, roubaram roupas, dinheiro (toph no jogo) apresentavam conflitos e tiveram outras atitudes moralmente questionáveis. dentre os vilões, com a exceção do Senhor do Fogo Ozai, se apresentam doentes, cheios de problemas e inquietações, mas também, cheios de sonhos e, por vezes, sonhos simples como o de casar. Vale uma nota especial ao Zuko e ao Iroh, que alcançaram o nível de não serem nem vilões e nem heróis, se tornando portanto “reais”.

          • Galactus

            Entendo!

  • Saymon Milani Barreto Bonvini

    Uma das coisas que eu mais gosto em AtLA e sinto falta em Korra é a filosofia contida nos episódios, nessa segunda temporada melhorou um pouco, mas como ele disse que a filosofia oriental vai estar bastante presente nesse livro 3, ai sim vou curtir muito.

  • Mávio

    Será que o Bumi é casado com a Rainha da Terra?

    • Jota Vilanova

      Acho que ele é casado com alguém da realeza da Nação do Fogo, na primeira aparição dele na série ele está usando o colarinho real, o mesmo que Zuko e Azula usavam

      • Kin

        Por que ele fazia parte das Nações Unidas, era um general. ‘-‘

  • Kin

    Em meu ponto de vista, analisando o capítulo e a entrevista, ele deixou um caminho meio que aberto para ser refeito a conexão aos antigos.

  • Igor Marcos Oliveira

    não vai falar sobre o aang?????

  • Raiane Novais

    Bumi meu LINDÃO! O melhor spoiler

  • Marcelo

    Ele disse que não vai mais ter o Avatar das Trevas, mas com sua derrota, Vaatu não vai reaparecer em Raava? Como aconteceu depois que Vaatu destruiu ela, e Jinora mostrou onde a luz de Raava estava? Tipo a Korra virar malvadona se o Vaatu reaparecer nela.

    • Pedro Paulo S Jr

      Bem em Begnings Raava explica que mesmo que um destrua o outro depois de um tempo o outro resurgiria apartir do vencedor, bem e é isso que iria acontecer com Raava quando ela foi destruída por Vaatu mas Jinora interferiu e por isso Raava voltou cedo, acho que ainda vai levar muiito tempo até Vaatu retornar, acho que só as futuras gerações vão ter que lidar com Vaatu.

    • Jota Vilanova

      Vaatu não vai reaparecer nela pq a convergência harmônica acabou, só daqui a 10.000 anos

    • Galactus

      Yin-yang. – Tendo Vaatu como complemento da Raava, Korra seria bem mais forte. Eu acredito que ela até poderia controlar o poder de ambos ao mesmo tempo. Ela iria obter o poder real, não parte dele, como esses. – ex: Mangekyō Sharingan Eterno/ Kyuubi Yin – Kyuubi Yang

  • Sinceramente, acho o Bumi um personagem chato, ele veio pra substituir o papel do Soka, mas não funcionou pra mim. E eu nem sou conservador bobinho, aliás, como protagonista eu prefiro bem mais a Korra do que o Aang, mas o Bumi… pelo menos nos epis que ele apareceu, não me chamou atenção /:

    • Lucas

      ah cara, acho q quem veio pra substituir o trabalho do sokka foi o Bolin, e esta dando conta do recado..Mas o Bumi é legal também..

      • Verdade, o Bolin é outro meio Soka. Eu falei aquilo mais no sentido de ele não ter poder, que é uma característica que influenciou a forma de agir do Soka desde sempre.

        • Lucas

          Ah sim entendi, vendo por esse lado voce tem razao

    • Jean Carlos

      NInguém vai ser como o Soka e Ninguem vai ser como a Azula, pra mim eles são Unicos! “Eu Sou um urso onitorrinco de 13 metros de altura , chifres rosas e asas prateadas’ … “Equipe BoomenrAng , porque termina com Aang” .. kk nao tinha como nao rir. ele bebendo o cacto do deserto foi épico!

  • Ralph

    Eu quero saber oque aconteceu com o cara que vendia repolhos em omachu, o cara sofreu em TLA :P….. MEUS REPOLHOOOOOOOS.

    • Pedro Paulo S Jr

      Bem não sei se vc prestou atenção mas o decendente dele aparece na 1ª temporada de The Legend of Korra, ele tem uma Coporação que é fechada por suspeita de colaboração com os Equalistas.

      • Yuri Salles Costa

        Caraca vdd msm……nem tinha percebido…..rsrsrsrsrsr

  • Caíque

    Sabe o que to achando: Bumi vai ficar com Lin

    • pedro

      kkk tbm

      toph precisa de netos

  • Klemer Monteiro

    Achei muito boa essa entrevista e aguardo os outros livros sabendo ou não das especulações. Me deixa curioso saber que a Korra perdeu a conexão e se ela vai recuperar ou não o que importa é que a história vai continuar de alguma forma.

  • Lucas

    sera que definitivamente então nao veremos mais os avatares anteriores em korra?? : ;/

  • Yago Ferreira Silva

    Eles apagaram 10 mil anos de história, jogaram no lixo a história de Aang, Roku, Wan e de todos os outros Avatares. Eu odiei a Korra ter perdido a conexão com eles. Espero que eles vejam isso no Livro 3.

  • Diego Melo

    muita gente infeliz com que falta na historia mas eles tinham prazos 12 episódios para resolver a passada não seria uma nova lenda e sim OVAS da antiga série eles tinham que fazer uma nova historia resolvendo o principal do passado e talvez resolver o que falta mais na frente da série se conseguir mais episódios ou se não der certo resolverem por outro meio como HQs o que foi usado na antiga lenda e muitos esquecem dos prazos e a insegurança do negocio a “lenda de aang” não era um sucesso tão grande através do tempo foi melhor entendida korra talvez também será ,e quem quiser reviver aang reveja a lenda de aang pois Está é uma nova lenda e seria um enorme erro ficar só no passado,é claro que rever o aang mais velho é bem nostálgico.

    • Jean Carlos

      Vou Rever mesmo. è uma Nova lenda sim, uma nova lenda Muito Chata!

  • Ernesto Pozzebon

    S: Nós vamos ver mais do Avatar das trevas?

    D: Provavelmente não, Korra derrotou ele, então…
    … Ele vai reencarna

  • Paulo Victor

    ah eu n acredito q acabei d passar uns 10 min feito um google tradutor p chegar aq e vcs terem postado a entrevista T.T aff vo passar a checar aq antes d ler os negocio

  • Jean Carlos

    Sinceramente eles tem que ouvir mais os Fãs. Chega de focar no romance malhação da Korra e Mako , é chato demais meu deus. Queriam evoluir as coisas ? oque eu mais gostava em TLA eram os camponeses e as aldeias e as naçoes com suas cidades parecendo reinos, agora parece que to vendo atentados em nova york, tudo acontece naquela bosta de Republic City! Korra é uma estagnada, nao evolui mentalmente nem fisicamente. sinceramente nao vai chegar aos Pés de TLA .. time que esta ganhando nao se mexe. ja foram sortudos de TLA ter sido maravilhoso pegando referenrias orientais e etc, mas conseguiram estragar um dos meus animes preferidos. pelo menos poderei rever a Lenda de Aang para matar a saudade

  • Yago Ferreira Silva

    Eu quero que eles revejam essa conexão perdida, eu não gostei nada disso, como eles podem apagar Aang, Wan, Roku, Kyoshi…? Isso é ridículo!!!!!!!

5 de December de 2016

Clear all