Você realmente entendeu a finale do Livro 2?

tumblr_mt19o6Hn7i1rogcuio1_500

ATENÇÃO: As informações abaixo tratam-se apenas de especulações.

1. Não, Vaatu não foi destruído. Ele foi absorvido por Raava, que por sua vez reside dentro de Korra. Luz e Trevas nunca poder ser verdadeiramente separadas. Ele não aparecerá antes de 10 mil anos.

2. Korra foi capaz de se tornar um espírito gigante, meditando na Árvore do Tempo durante a Convergência Harmônica, que amplificou o efeito. Isso mostra o quão forte o espírito de Korra é, mesmo sem suas habilidades de “Avatar”.

3. Não, as vidas passadas de Korra não foram destruídas; elas foram rompidas. Todas elas residem dentro de Korra porque ela é a reencarnação deles. No entanto, os seus conhecimentos, os quais foram mantidos por Raava, foram cortados. Quando Raava foi derrotada, ela foi absorvida por Vaatu, mas renasceu quando Jinora regou Vaatu com a luz espiritual que revelou a localização de Raava para Korra.

4. Quando Raava foi removida de Korra, o ciclo se quebrou. Se Korra tivesse morrido, não haveria outro Avatar porque Raava era aquela que permitia os Avatares usarem mais de um elemento. Raava era também aquela que compartilhava o conhecimento dos Avatares anteriores com o atual. Em outras palavras, o “Estado Avatar” é basicamente Raava canalizando todos os Avatares do passado para que o atual possa adquirir seus conhecimentos.

5. Independente disso, Korra foi capaz de se fundir mais uma vez com Raava, iniciando um novo Ciclo Avatar. Lembre-se que Raava foi derrotada e, assim, todos os conhecimentos que ela tinha mantido pelos últimos 10 mil anos foram embora. Quando ela foi resgatada por Korra, ela renasceu. Infelizmente, ela perdeu todo o conhecimento dos Avatares anteriores. Tenha em mente que os Avatares do passado não foram destruídos, mas sim seus conhecimentos através da Velha Raava.

6. Korra é a última dos Avatares Antigos, e a primera dos Modernos. No momento em que ela morrer, o próximo Avatar, um dominador de terra, terá apenas o conhecimento passado de Korra para orientação, porque o ciclo foi “reiniciado”.

E é basicamente isso. Agora, veja algumas opiniões:

Há mais em ser um Avatar do que falar sobre as vidas passadas. Avatar Wan foi o primeiro no Ciclo Antigo e, portanto, não tinha conhecimento de um Avatar anterior. Isso o tornou inferior aos outros? Não. Foram suas ações e capacidade de usar mais de um elemento que verdadeiramente o definiram. Ter uma conexão com as antigas vidas era apenas um bônus adicional, um que ele nunca teve, mas seus sucessores, sim.

Todo esse Livro foi sobre o crescimento de Korra como personagem – e não só ela, como Tenzin também. Ambos foram confrontados com os legados de seus antecessores que estavam controlando suas ações. No final, Korra soube que ela deveria ser sua própria pessoa, e Tenzin percebeu que nunca seria como seu pai, porque ele é Tenzin, e não Aang.

A Lenda de Korra nunca será como A Lenda de Aang, porque não é A Lenda de Aang; é A Lenda de Korra.

Aang teve sua chance…

…agora é a vez da Korra.

Eduardo Guerra

21 anos, estudante universitário de Design Gráfico e Mídias de Entretenimento. Nascido em Campinas, SP, atualmente mora na cidade de Gold Coast, na Austrália. Adora livros, música e cinema. No site, atua como administrador geral, atualizando o portal sempre que possível e organizando as áreas específicas para a satisfação dos membros.

Você pode gostar...

  • Kurai Hikari

    Ótimo artigo! Adorei a explicação e a “acordada” no pessoal pra deixar de comparações entre as sagas xD

    • Myrella Santos da Costa

      E eu assino embaixo, Kurai Hikari!!

      Parabéns pelo ótimo texto, Eduardo!!

      • disqus_IeSSVlo7H9
        • Pedro Paulo S Jr

          Caramba eu gostei tanto do texto que nem vi o “texto original em inglês” pequeno ali embaixo! bem palmas então para o rcnano13 pelo belo texto e palmas para o Eduardo por compartilha-lo conosco.

          • Myrella Santos da Costa

            Putzx, nem eu tbm Pedro! rsrsrs Deixa em off! Então, parabéns para rcnano13!!! :DDD

      • Myrella, o texto não é da autoria minha não, e sim tradução de um artigo de um parceiro do Mundo Avatar

        • Myrella Santos da Costa

          Então, obg pelo compartilhamento (repetindo as palavras do Pedro), Eduardo!! – Agora acertei, né?! :p rsrs

    • Márcio Lima Pereira

      excelente texto, só discordo do lance da “velha raava” e “nova raava”, o espírito é o mesmo, acredito q a conexão tenha sido rompida apenas pq a raava estava fora do corpo da korra. Como as duas foram fundidas na mesma convergência harmônica em q foram separadas, entendo q as lembranças anteriores podem estar mantidas no inconsciente do avatar. Essa é a minha opinião.

      • pedro

        minha opinião é a seguinte raava permitia que o avatar tivesse contato com suas vidas passadas, pois ele vivenciava a vida com ele, e passava o conhecimento em diante ,a korra e o aang sozinhos não conseguem manter o conhecimento de suas vidas passadas sem raava

        • Ewerton Richard

          Mas logo no livro 3 da lenda de Aang ele fica recebendo conselhos sobre o que fazer com o Senhor do Fogo sem estar no estado avatar…

      • Anderson Leonel

        Concordo plenamente com você. É estranho imaginar que 10mil anos de conhecimentos sejam perdidos Ravaa é um espírito intangível, apenas seu “corpo físico que é com certeza o próximo livro vai mais a fundo nos conhecimentos sobre os avatares anteriores, que pra mim de verdade é faz a Korra ser o que ela um Avatar.

      • Vinicius Marques Alves

        tbm parto desse principio. Raava sendo um espírito, e não só um espírito qualquer, e sim aquele que incentiva/liberta o lado bom dos outros espíritos, não pode simplesmente deixar de ser quem ela era e se tornar uma “nova raava”. Eu acredito que deve rolar um enredo sobre a busca dessa memória perdida da raava, agora deixar de ter o conhecimento…sei não.. a série tem várias lições religiosas/filosóficas mesmo. E o budismo, como eh demonstrado na saga, fala muito sobre essa coisa de “manter a essência” apesar de nós termos a missão de buscarmos essa essência enquanto neste corpo. rs [soms avatares galeres…-pera]

      • Wils

        mas, kra, em toda a história da existência (talvez*), nem Raava nem Vaatu tinham sido “mortos”; por isso, n me surpreende Raava perder todo o conhecimento sobre os outros avatares, afinal, isso eh algo novo (talvez*)

        * digo “talvez” por isso: como eles sabem q o outro nunca deixa de existir? é um conhecimento intrínseco a eles ou algum já “morreu” msm?

      • Alex Santos

        concordo contigo marcio se o conhecimento de raava fosse perdido ela(raava) nao se lembraria de korra pra fazer a ligação novamente entre as duas.

      • adrian

        concordo raaava pode retornar sua conexao

  • Rafael Castanheira

    Cara, você é um gênio! HAHAHAHAH Impactante sua explicação e faz sentido! Obrigado pelo texto.

  • Murilo Rodrigues

    Ciclo Moderno. Me dá um gosto de querer continuação.
    Muito boa a publicação. (=

  • Ruan Toninatto Vilela

    Não é raava que permite usar 4 elementos, e sim o conhecimento de wan adquerido das tartarugas leões e transmitidos através dela, o próximo avatar teoricamente nao deveria ser capaz de usá-los

    • Ruan Toninatto Vilela

      Posso ter falado besteira, mas foi o que eu entendi disso tudo

      • Carolina Paiva

        Também entendi isso… Mas acho que o sentido de “Avatar” não seria apenas conseguir dominar os quatro elementos, mas ter a conexão com os espíritos e poder passar adiante seus conhecimentos… Né? :S

        • Hugo Silva

          a raava serve simplesmente para possibilitar a dobra dos 4 elementos simultaneamente, e a conexão com os outros avatares entrar no mundo espiritual e aumentar o poder da dobra, é so rever os episódios primordios com atenção que da pra entender

      • Gabriel Kossmann

        Concordo com o pensamento do Ruan, lembrem que a Korra já tinha aprendido a dobrar os elementos antes de ser “exorcizada” e o Wan também tinha antes de ser fundido a Raava, e do artigo só discordo do 6. Avatares Antigos e Modernos (essa parte era pra estar em opniões). Veja bem, essa quebra do ciclo e de lembranças passadas é bem poética e construtiva pra série, mas Korra é apenas um “Avatar” do espírito da Raava e de seu próprio espírito. Pode ser que eu esteja errado, mas também acho que é muito cedo pra tirar conclusões, vale lembrar que a Korra ainda vai encontrar a Katara (apesar de ser uma série infantil, elas tiveram um relacionamento em outra vida).

        • Adriano Vasconcellos

          Katara ainda está viva XD ,ela é a unica que se tem notícia do grupo de Aang que ainda está viva

    • Assista novamente ao capítulo “Beginnings”. Raava era a ponte para que o Wan pudesse dominar mais de um elemento, adquirido pelos Tartarugas-Leão.

      • Victor Cruz

        Mas a Korra dominou o ar quando estava sem a Raava. Veja no ultimo season finale quando o Tenzin entra na Árvore do Tempo com a Korra. Não acho que tenha sido ele quem dobrou o ar pra levitar a Korra pq ele estava de costas.

        • Lucas Lewis

          Eu acho foi o Tenzin, sim. Sem Raava, não há como ela dominar outros elementos.

      • Ruan Toninatto Vilela

        Realmente, assisti de novo e é isso mesmo hahaha. Obrigado

      • Matheus M

        Eduardo, seria, tecnicamente, então um erro Korra dominar (tirando a dobra de água) os outros elementos sem Raava, não? Se ela era a ponte, então quando destruída Korra deveria ser incapaz de dominar os outros 3 elementos, não? Pois ela domina o ar para ir até a Árvore do Tempo (o que poderia se justificar como sendo Tenzin levando ela), e em outros momentos que não me recordo.

        • Hugo Silva

          cara qualquer ser humano pode ter mais de um elemento, como o wan fez pegou um elemento de cada tartaruga, mais ele so podia dominar um por vez, pra trocar de elemento a raava passa por ele ai ele trocava de elemento, lembra? ou seja mesmo a korra não tando com a raava ala ainda tinha reencarnação do wan carregando com sigo os outros elementos,

          • Lucas Lewis

            Acho que o fato de ela ser a reencarnação do Wan não é justificativa para ela conseguir dobrar mais de um elemento. Na árvore, foi o Tenzin que dominou o ar e levou os dois para ela. Sem Raava, não há como ela dominar outros elementos. Isso é claro no episódio “Beginnings”.

        • Lucas Lewis

          Eu acho foi o Tenzin, sim. Sem Raava, não há como ela dominar outros elementos.

    • Renan Luis

      Acredito q os avatares continuarão dobrando os 4 elementos

    • Jonatan Ferreira

      Pra mim o estado avatar permite utilizar todas as dobras ao mesmo tempo e o torna ponte e mediador entre os dois mundos; físico e espiritual.

  • Wictor Alexandre

    Ótimo artigo.

  • Renan Luis

    Muito bacana Eduardo, vlw pelo texto!

  • victor

    muito boa explicação

  • Patrick Junior Oliveira

    Amei a explicação, parabéns!!!

  • Carlos Henrique Torres

    seus artigos são muito bons cara, vlw

  • João Victor Batista Assumpção

    Bem, pode até ser, mas acho que todo o conhecimento dos avatares antigos não vão continuar destruidos e esquecidos, acho que até o fim do livro 4 alguma coisa vai acontecer pra esse conhecimento voltar, pois sem ele, não tem o Estado Avatar.

    • Joaquim Fernando

      O estado Avatar é a Raava gente!! Vc n viu o Wan se fundindo com a Raava e entrou no estado Avatar e destruiu o Vaatu, ele era o primeiro Avatar,portando tá provado que Raava que é o Estado Avatar.

      • João Victor Batista Assumpção

        o Estado Avatar é o conhecimento dos antigos, que estava com a Raava, isso é explicado ainda no Aang, a Raava é o caminho pra esse conhecimento, mesmo com a Raava de volta, ela perdeu esse conhecimento, só conta com a própria dobra…

        • Pedro Paulo S Jr

          Eu discordo, acredito que o Estado Avatar na verdade seja um estado de fusão total com Raava, tornando o Avatar e Raava um só mesmo, e é apartir dessa união com Raava é que o Avatar consegue também se conectar com o conhecimento de suas vidas passadas que também estiveram conectadas com Raava, afinal se Raava fosse o caminho para o conhecimento dos Antigos como é que Wan entrou no estado Avatar? não haviam outros avatares anteriores a ele.

          • T Knofel

            Exato! Só que entenda, na fusão completa com raava as memórias dela (raava) são passadas ao avatar, e como ela lembra de cada vida…o avatar encarna todas elas alí de imediato.
            As memórias poderão ser acessadas de outra forma, mas através do conhecimento de rava era mais fácil e prático.

      • Matheus M

        Era Estado Raava kkk’

  • Matheus M

    Isso me parece que foi uma indireta dos produtores em os fãs ficarem comparando as séries, tipo: “Tenzin não é Aang; Korra não é Aang; A SÉRIE NÃO É MAIS SOBRE O AANG!”.

    Pensando sobre os conhecimentos dos avatares, ela na verdade ainda tem eles, pelo menos o que ela teve/usou para ficar em sua memória, e com isso na Árvore do Tempo lembrar. Porém, seria possível a ligação entre os antigos avatares voltar?

    • Wictor Alexandre

      Bem lembrado kkkkkkk é muita pressão sobre eles dentro da animação e com os fãs também.

    • Renato

      Muito bem observado

    • Jonatan Ferreira

      Concordo com você nesse sentido tbm, porém acho q a história de Ang tenq servi de referencial para a de Korra. O livro (q é bem mais melhor q o desenho) já da uma fugida da história q dirá a história de Korra rs.

  • luh mark

    eu acho que no proximo livro korra vai tentar resgatar a conexão com os outros avatares indo a seus templos como a ilha kyoushi(quem sabe vemos se suki ainda está viva) e o tempo do roku

  • Mario Junior

    Acho que pra min não era necessários e sim organizar as coisas no mundo mas acho que isso deu um toque de desespero e de tristeza justamente para esta saga marcar dela ter um em pacto um pouco maior que o esperado!

  • Pedro Paulo S Jr

    Falou tudo mesmo mano, bato palmas pra vc Eduardo, realmente muita gente tem que parar de olhar pra Legend of Korra procurando refêrencias e querendo reviver The Last Airbender, e quando isso não acontece ficam decepcionados e com raiva começam a falar mal de Legend of Korra, Legend of Korra é Legend of Korra não é The Last Airbender e nunca vai ser não importa o quanto se queira, The Last Airbender acabou e o ciclo continua. Além disso é muito injusto ficar se comparando a cada episódio Legend of Korra com toda a série The Last Airbender, a série ainda está na metade, os personagens ainda estão no meio das suas jornadas não dá pra comparar eles com os personagens da série antiga que já passaram pelo seu ciclo de desenvolvimento.

    Olha acho muito legal a conexão com os antigos avatares, porém acho que ela não vai voltar nem tão cedo, a 2ª temporada teve como tema a questão da Korra meio que sair do casulo, ela desde jovem viveu presa naquele centro de treinamento no sul, até ir pra Republic City e enfrentar Amon, mas mesmo ali ela teve mentores como Tenzin e até o Aang pra guiá-la, sendo assim ela sempre teve alguém pra dar as respostas pra ela, e ela acabou dependente demais, mas nessa temporada ela teve que buscar em si mesma as respostas ela teve que sair desse casulo aonde ela dependia de alguém ter a solução para os problemas e ela mesma buscar em si mesma a solução. Trazer devolta a conexão com os antigos avatares agora seria como devolver pra ela a muleta aonde ela se apoiar, já que é só procurar algum antigo avatar pra dar a resposta pra ela, acho que esse é um momento de afirmação dela como individuo independente e capaz de seguir o próprio caminho, vai ser díficil muita coisa pode dar errado mais ela vai ter que ser forte e se manter firme com ela mesma, mais tarde quando ela estiver mais segura e firme com sigo mesma a conexão poderia ser re-estabelecida, ai ela poderia aproveitar realmente a sabedoria dos antigos avatares pra agregar mais a ela.

    • T Knofel

      Exatamente!

  • Thiago

    ” o “Estado Avatar” é basicamente Raava canalizando todos os Avatares do passado para que o atual possa adquirir seus conhecimentos.” ??

    Não faz sentido, Wan quando se fundiu com Raava, entrou no estado avatar e não existiam outros avatares! Então não tem essa parada de canalizar todos os avatares passados para que o atual adquira conhecimento! Bullshit!

    • T Knofel

      Vc está certo e errado. Era isso que vc falou E a memória de Raava passava para o Avatar, o que incluía tudo que ela lembrava sobre a vida dos antigos Avatares.

      • Leonardo Fernandes de Oliveira

        Ao meu ponto de vista desde de a Lenda de Aang, o estado avatar e algo como uma hiper ligação entre o avatar o seu poder espiritual que vem direto de Raava. Não sei se repararam mas mesmo quando estava sem Raava em seu corpo Korra foi capaz de dobrar Ar, isso demonstra que por mais que a ligação entre ela e Raava tenha sido desfeita ela ainda herdava seus poderes avatar.

  • Yves

    Legal sua explicação. Mas eu já tinha entendido tudo mesmo, vim só me certificar que tava tudo certo. kk

  • Guilherme Caran

    Quer dizer que a Korra fez o reboot no ciclo avatar…. Isso me lembra Matrix (só devaneios)
    Será um tiro no pé se na próxima temporada resolverem recuperar as memórias dos antigos avatares.
    O recado sobre A lenda de Aang está bem claro: Let it go… Ou como diria Paku: “Deixe suas emoções fluírem como água…”

  • Renato

    “Raava era aquela que permitia os Avatares usarem mais de um elemento”. Errado, é possível ver Korra dobrando AR quando entra n Árvore do Tempo e não seria possível Amon retirar a dobra de Korra se ela viesse de Raava! (Amon fazia uma dobra física, não espiritual, eu entendi isso e acho que a maioria concorda)

    • Anna

      Acho que você está certo. Acho que o que Amon fazia era tipo bloquear o contato da pessoa com a dobra “interior”, mas não que ela sumia.

    • Rodolpho Andrade

      Eu meio que bolei um teoria de que o Amon simplesmente bloqueava o chakra da testa, que é o chakra da ilusão. Ou seja.

      • Paulo Victor

        com licença quem falou isso primeiro foi eu e na vdd ele coloca a mão sobre 2 chakras mostrados em TLA e esses chakras com ctz são os responsáveis pela a dobra (qql dobra)

      • Watashinomori

        É exatamente isso, pode ser até mais profundo e dizer que ele boqueava o acesso do cérebro ao quer que seja que faz uma pessoa dobrar… tipo uma lobotomia não invasiva…

    • Gomes, Allan Gomes

      “Usarem mais de um elemento”, perceba que quando Wann não está com Raava em seu corpo ele só dobra um elemento de cada vez.

      • Laissa Nascente Rodrigues

        Eu tbm pensei o mesmo, porém é possível ver o Avatar Wan dobrando os quatro elementos, sem Raava, no início da Convergência Harmônica, mas como ele ainda não conseguia vencer Vaatu, Raava se funde a ele, e, só então, eles conectam suas energias. Mas mudando de pau pra cavaco, como diz minha mãe, o mais desesperador foi a perda de 10000 anos de conhecimentos de vidas passadas.

      • Lauren Patrícia

        Eu tive a impressão que qndo Raava entrava en Wann, ela apenas o fortificava, como se facilitasse seu aprendizado. Qualquer homem poderia dominar uma dobra, no entanto Wann era excepcional, pois dominou as quatro. Acredito que as habilidades de dobra poderiam ser passadas de uma vida para outra, sem a presença de Raava, como se o avatar fosse apenas um dobrador turbinado. Imagino que pela a reencarnação que as dobras dos homens comuns permaneciam, já que as tartarugas-leões não compartilhavam a dobra com mais ninguém. O que tornava o avatar diferente dos dobradores comuns, não era a possibilidade de dobrar 4 elementos, mas a sua conexão com Raava.

    • Paulo Victor

      vc n entendeu o q a tartaruga falou no beginnings ? ela disse q “Raava deveria manter o elemento p vc ate q vc aprenda a domina-lo”, mas ai q ta ele so dominava 1 d cada vez e Korra quando Raava saiu dela podia dominar o ar entao pode ser q depois d vc aprender a dominar os elementos (isso p os atuais avatares) a Raava fica com eles e o avatar pode domina-los so pq a Raava esta dentro deles mas depois q ele aprend a domina-los Raava entrega os elementos p eles sem a necessidade deles precisarem dela

      • Lucas CM

        isso aí mesmo! até ele dominar u.u até que é inegável que o Wan só conseguia dominar os quatro elementos com Raava, mas vemos a Korra dominando ar ao entrar na árvore e água ao “purificar” o Vaatu-Unalaq… e outra: vcs já viram as novidades do livro 3 numa entrevista dos criadores ao The Wall Street Journal?! Vai se chamar Change!

  • @Kristen_St_Fans – STAFF

    Espero sinceramente que essa temporada de um tapa na cara dos haters da Korra, porque se formos analisar, ela foi extremamente mais importante do que o Aang, embora ele tenha acabado com a Guerra dos 100 Anos, ela foi a responsável por derrotar Vaatu, o que foi bem mais difícil de derrotar Ozai… Enfim, como o post bem concluiu, Aang teve sua chance, agora é a vez de Korra.

    • Gabriel Diniz

      é mais vc n reparou que Aang era bem novo com 13 anos , ele derrotou o senhor do fogo que estava com poder ilimitado do elemento fogo , Aang n so apenas derrotou no combate como ainda finalizou tirando sua dobra . Korra so derrotou de um jeito menos esperado com aquela dobra para converte dark spirit , muito estranho o final que ainda por cima se transforma em megazord spiritual igual aos power Range.
      nada contra , adoro avatar ambos os dois n tenho nada contra é nem preconceito , mais vc ta fazendo uma comparação entre o que Aang é Korra,

      • @Kristen_St_Fans – STAFF

        Não estou falando de quem foi mais impressionante ou algo do tipo, é claro que Aang era muito novo e mesmo assim derrotou um Senhor do Fogo em seu estado de maior poder… Mas estou falando de importância… Se a Guerra tivesse continuado e a Nação do Fogo finalmente dominasse o mundo, eles teriam sérios problemas sem o Avatar para derrotar Vaatu, que é a raiz de todo tipo de maldade… Desculpa mas a vitória de Korra foi infinitamente mais importante para toda a mitologia da série. Amo o Aang, acho as conquistas deles incríveis, mas como eu já disse, ele teve sua chance.

        • kleber

          Mais Aanga correu atrás dos poderes mesmo quando ele não sabia nada, o modo avata ajudava e ficava mais forte, a korra sabendo de tudo mesmo no modo avata continuava fraca, no fim da primeira temporada ela ainda perde os poderes, não e atoua que o Aang vem ajuda ela

  • Anna

    O que mais gosto na série é que a personagem principal é uma mulher, que é forte, guerreira e não perfeitinha. Desde o começo do desenho, com o Aang, já dava pra ver que os roteiristas não eram machistas, mas colocar a nova Avatar com as características que a Korra tem foi mesmo incrível. Sou super fã da série anterior, mas estou torcendo muito pelo sucesso dessa nova etapa e adorando os rumos de Korra. Concordo com o autor autor do artigo, acho que é uma nova fase e, como fãs, precisamos superar a anterior.

    • kleber

      eu tbem penso assim eu fico pensando muito na serie anterior, me amarro no Aang gosto muito do senho, sendo a lenda que korra eu tava gostando tipo me amarrava quando aparecia o Aang, tipo no passado só não gostei por causa que a Raava perdeu a memoria dos antigos avatares

  • Ramon Alves

    Eu já sabia que vaatu não morreu se não raava morreria.

  • Jonatan Ferreira

    Mto bacana a explicação, mais acho q esse livro 2 de Korra ta fugindo mto da origem do livro de Ang… O livro 1 de Korra foi bem mais sólido q esse, pra mim os karas deram uma viajada enorme na enredo.. na história..
    Apenas uma opinião

    • Rodolpho Andrade

      Eu acredito que a ideia do livro foi explorar mais o mundo de Avatar, já que já mostrou a “saga” que é o treinamento de um Avatar, tanto que aprendemos muito sobre a história. Se ficasse só no negócio de treinar os elementos e bla bla iria ficar muito enjoativo.

    • T Knofel

      Concordo que existe umas coisas que não combinaram sobre a mitologia do desenho.
      O Avatar parecia ser algo muito mais relacionado com a escolha de um antigo ser vivente (humano) e iluminado do que de um médium que carregava duas almas no corpo.Nisso as duas séries (de Aang e de Korra) são bem distintas, mesmo quando você quer considerar que tudo isso era desconhecido pelos outros Avatares já que não tinha nada a ver com a missão deles no momento.
      Mas de qualquer forma temos que lembrar que a trino da água carrega uma estética mais xamanica entre seus sábios e na abordagem de sua espiritualidade, e sendo Korra de lá, o livro dela deveria mesmo abordar espiritualidade dessa maneira. Enquanto os nômades do Ar são claramente inspirados em monges Budistas, e portanto a história de Aang abordou os espíritos com aspecto mais próximo disso, a de nossa atual Avatar remete mais a um tom xmanico Ainu (povo japonês indígena…muito parecidos com esquimós).

      • Lauren Patrícia

        Essa sua análise final é muito interessante, concordo com ela. Mas não acho que as histórias de Aang e Korra não combinam, acho apenas que o foco é diferente. Na lenda de Aang, vimos a jornada de um avatar, aprendendo a controlar suas habilidades e descobrindo meios de utilizá-las para melhorar o mundo. Na lenda de Korra, pudemos entender o q é ser um avatar e porque a figura deste se tornou importante para estabelecer a conexão entre o mundo físico e espiritual.

  • Abner Bonifacio

    Antes do Wan os espíritos dominavam o mundo e as tartarugas-leão tinham que proteger os humanos, quando o Wan se tornou o primeiro Avatar, se iniciou uma nova era dos humanos dominando o mundo, Acho que essa situação do corte na conexão com os outros avatares funcionaria como simbolo do incio de uma nova era de humanos e espíritos convivendo juntos tendo a Korra como primeiro Avatar, uma jogada muito inteligente na minha opinião e acho que, se for assim, voltar atrás seria impossível (e um erro, ou contradição por parte dos criadores) ,pois esse simbolo da nova era do Humanos&Espíritos com um “novo” Avatar seria perdido, enfim, apenas uma especulação minha.

  • Ralph

    Mesmo korra sem Raava, Korra continua sendo reencarnação avatar, todos os avatares anteriores vem do mesmo espirito, ou seja, a ligação das suas vidas passadas deveria vir da própria korra e não da Raava… Eu entendi que Raava e o espirito da luz que fornece a dominação dos 4 elementos para as reencarnações do Wan.

    • T Knofel

      Era isso que vc falou, mas no estado avatar (quando este se sintoniza com o espírito) a memória de Raava passava para o Avatar, o que incluía tudo que ela lembrava sobre a vida dos antigos Avatares…por isso parece que a voz dela se soma a de todos os outros! Olha lá o Aang falando com Ozai e Korra falando com Unalaq!

  • FanArtsdeHP

    Acho que a designação reencarnação foi usada por ficar mais fácil o entendimento, pois acho que o avatar não é uma reencarnação já que na verdade quando o humano ligado a Raava morre ela simplesmente transfere o espírito para outro pessoa, o espirito do antigo avatar não continua vivendo e sim a sua conexão com ele!

    • Watashinomori

      Pensei exatamente isso!

  • Thiago Santos

    Bem legal, mas discordo num ponto. Não é exatamente a Raava que permite que os avatares dominem os quatro elementos, porque o avatar Wan dominou os quatro elementos antes de ser tornar avatar, ou seja, se fundir com a Raava.

    Imagino que outro ser humano, pudesse dominar os quatro elementos se encontrasse várias tartarugas-leão e as convencesse a dotá-los com a dobra dos elementos.

    A Raava facilitou o aprendizado do Wan, e imagino que a reencarnação do avatar é uma forma de facilitar a possibilidade de dominar os quatro elementos, meio como passar a habilidade de dobra de pai para filho.

    • Hugo Silva

      o wan tinha os 4 elementos que ele pegou com as tartarugas leão, mais ele so podia dominar um elemento por vez, pra trocar a raava passava por ele e trocava o elemento, a raava so servia pro wan dominar os 4 elemento ao mesmo tempo

      • Thiago Santos

        Fui rever e percebi meu erro. Quando ele luta com o Vaatu, Raava estava no corpo dele, mas ele só fundem verdadeiramente depois.

  • Adriano Vasconcellos

    Não devemos esquecer que Avatar Aang foi ferido mortalmente em estado avatar ,oque quebrou o ciclo ,depois ele foi trazido de volta a vida por Katara usando a água sagrada ,depois ele restaurou sua conexão com os avatares anteriores ,nos próximos livros Korra deve recuperar sua conexão com os avatares passados e seus conhecimentos ,provavelmente usando a árvore do tempo mais uma vez ou algum fato futuro ligado a meditação dela na árvore do tempo ou algum fato ou explicação inédita envolvendo Raava

    • Thiago Santos

      Concordo que talvez os criadores façam algo pra reconectar a Korra, mas a situação do Aang é diferente, ele não chegou a morrer, então o ciclo não foi quebrado. O chi que parece que tava uma confusão, e o estado avatar ficou bloqueado.

      • Raiane Novais

        Ele morreu. Ele disse para a Katara: -Eu morri [algo do tipo] e você me trouxe de volta… Agora eu me lembro… algo próximo disso rsrs

        • Thiago Santos

          Só que ele não tocou o chão. Eu diria que ele abriu a porta do outro mundo e quando tava ultrapassando o umbral a Katara puxou ele de volta. :]

          • Raiane Novais

            lol Convenceu :]

  • Alisson Magno

    Tá gente, mas e aí, haverá uma terceira temporada? Têm de ter

    Mas o artigo é bem didático, parabéns!

  • Diógenes Guedes Fernandes

    Eduardo, tem um erro nessa lógica. Pois não era a Raava que carregava os outros elementos? Se uma nova Raava nasceu(de certa maneira sim), como ela carregaria os elementos restantes? O pessoal q faz o desenho ainda não deixou claro, e é oq confunde, pq hora falam q é reencarnação, outro tempo deixam como se não fosse reencarnação. Se houver a ctz de q seja uma reencarnação, ela tem total chance de se conectar com os avatares anteriores. Aliás, não sei se perceberam, e gostaria q me dissessem tb, é a voz do Aang q fala para a Korra achar a luz nas trevas?

    • Raiane Novais

      Mais do que uma simples reencarnação, é um fluxo de consciências ou renascimento… Equanto nós apenas as temos o “fardo” das nossas vidas passadas e não podemos acessar essa consciência, o Avatar tem a Raava que[permite (ia)] ela acessar diretamente essas “consciências passadas”… Meros mortais não fazem isso lol — Acho que minha explicação foi meio louca!

      • Diógenes Guedes Fernandes

        heuheueheuheu é, faz sentido Raiane. Agora, alguém sabe se foi o Aang que falou para a Korra achar a luz qndo ela tá na árvore?

        • Lucas Lewis

          Por mais estranho que pareça, eu acho que essa voz é do Unalaq…

  • Maicon Lemo

    blz mas se raava so tinha as dobras pq as tartarugas leao deram a ela como ela foi destruída e renasceu acho que ela tinha de perde os poderes que nao eram dela so acho

  • Pedro Ambrósio

    Eu acho que isso é o que os criadores vem querendo mostrar desde o inicio do livro 1. Korra nunca dominou o lado espiritual completamente ( até agora), ser o Avatar é mais do que poder acessar suas antigas memórias, são suas ações acima de tudo.

  • Ela não vai ter mais contato com Aang, Wan e os outros?? Nem o próximo Avatar terá?? Não boto muita fé nessa informação não ein?
    De onde esse cara tirou isso?? ‘oO

  • gabriel

    de novo a temporada deixa um “?????” no final.
    quer dizer: “oque vai vir após isso?”
    “qual será o foco da próxima temporada?”

  • Muito bacana a possível explicação…somente discordo sobre a perda do conhecimento, e dos avatares. Ah, sim…o estado avatar é somente a amplificação dos poderes de avatar, e com isso, permite ao avatar não somente aumentar suas habilidades com a dobra, mas permite que ele venha a “dobrar” todos os quatro elementos ao mesmo tempo. Isso foi feito pelo Wan, Aang, e Korra. Muito pelo contrário, creio que a 3° temporada vai ser somente sobre isso. Sobre a Korra buscando se conectar com cada avatar passado. E não há como ter se perdido o conhecimento de Raava só porque ela foi destruída. Muito pelo contrário. Porque Raava e Vaatu são um só, dividido em dois. Todo o conhecimento adquirido por Raava, também co-existe em Vaatu, sendo assim…Raava tem ainda todo o conhecimento. Somente o “link” com os avatares antigos se perdeu, mas como estão todos no mundo espiritual, ela deve passar a 3° temporada tentando encontrá-los novamente. Além de é claro, viajando pelo mundo físico e espiritual em busca de mais conhecimento. Principalmente nos reinos do fogo e da terra, locais que ainda não foram explorados. O que também nos remete as nossas amigas tartarugas-leão, que tem muito conhecimento guardados…até mesmo antes dos espíritos co-existirem na terra na época de Wan. E sobre o povo e os dobradores? Metade deve se posicionar contra manter os portais abertos, e outra metade a favor…sempre aparecendo é claro um homem ruim tentando dominar e usar os espíritos. Bom, é isso o que eu penso, e compreendi do final do 2° livro de Korra.

  • welber filho

    Amei esse artigo, eu adoro a lenda de aang mais ele teve sua vez… assim como que com a morte de cada avatar o próximo tem que viver suas próprias aventuras, temos que parar de achar que aang vai voltar agora é a vez de korra, vamos deixar ela amadurecer (e sim eu achei a finale sensacional)
    palmas pros roteiristas que nos mostraram uma coisa muito importante da vida (real) temos que ser nós mesmos e não buscar tentar ser igual nossos antecessores por que cada um de nós é uma pessoa diferente tem seus próprios dramas e suas próprias batalhas
    (eu sou mais fã da korra do que do aang por que sou impulsivo igual ela kkkk)

    go korra!!!!!!!!!!!!!

    • João T

      ela só podia passar a ganhar alguma luta de vez em quando. Ela perdeu pro Amon, perdeu agora pro Unalaq/Vaatu

  • Johnny Lispector

    “A Lenda de Korra nunca será como A Lenda de Aang, porque não é A Lenda de Aang; é A Lenda de Korra.
    Aang teve sua chance…
    …agora é a vez da Korra.”

    Nossa, é o que eu seeeempre digo pra uns amigos quando dizem queriam mais personagens antigos e histórias com eles na série ‘-‘
    Tudo bem que é legal rever velhos personagens, mas agora é a chance de outros aparecerem *-*
    Parabéns pelo texto!

  • Bob Nerd

    Só tem um erro aí, Raava não é quem permite que o Avatar utilize os 4 elementos. Pelo que entendi nos episódios Primórdios, Wan aprenderia os 4 elementos mesmo sem Raava. O fato de ninguém ter tentado não significa que não fosse possível. Wan foi o primeiro a tentar aprender os 4 e conseguiu com o auxílio de Raava. Mas não foi ela quem permitiu e sim Wan conseguiu com seu esforço.

    Como as Tartarugas-Leão não tinha contato umas com as outras, os humanos nunca tentaram aprender mais de um elemento ao mesmo tempo.

    Porém, isso não significa que se outra pessoa conseguisse sua habilidade seria passada para os seus descendentes. E aí é onde entra Raava. Ela é quem permite que as habilidades dos outros Avatares (o domínio dos quatro elementos e seus conhecimentos) sejam passados para os próximos Avatares.

    • Pedro Paulo S Jr

      Discordo, no episódio Primórdios quando Wan vai até a Tartaruga-Leão do Ar e ele pede pra que a Tartaruga dê a ele o poder do ar, a tartaruga diz que ele já tinha o poder do fogo logo não poderia ter os 2, mas Wan argumenta que ele era diferente dos outros humanos e que ele daria um jeito, então a tartaruga diz que talvez MAS Raava deveria segurar um poder pra ele enquanto ele aprende-se o outro, e em todo o episódio em NENHUM momento vemos Wan usar + de um elemento sem que Raava ou a) se passa-se por ele, tendo aquela pequena fusão, pra trocar de elemento ou b) ele Raava unidos ou fundidos completamente.
      Até tem uma sequência aonde Wan vai usando um elemento e depois outro mas observe que sempre que ele muda de elemento Raava passa por ele, pra min essa sequência está ali pra deixar claro que se Wan não tivesse Raava para ficar com os 3 outros elementos enquanto ele treina um ele não poderia aprender os 4 elementos.

      Na minha interpretação quando Wan e Raava se fundiram completamente, o espírito Avatar que surgiu como resultado era muito mais poderoso do que qualquer espírito Humano e por isso ele foi capaz de manter os 4 elementos nele ao mesmo tempo.Para min o Espirito Avatar é muito mais poderoso do que qualquer outro espirito por isso sua reencarnação permite que o conhecimento de suas vidas pregressas e o poder dos 4 elementos que estava no espírito original sejam passados adiante.

      • Sirena

        concordo com você Pedro Paulo S Jr ………eu me lembro muito bem da sequencia onde o Wan usa um elemento após o outro, mas antes que ele use um elemento diferente a Raava passava por ele.Realmente tenho essa ideia na cabeça…..acho que Wan e nenhuma das suas reencarnações poderia dominar os 4 elementos sem que Raava tivesse se fundido com Wan(e assim também com suas reencarnações).

        Fiquei meio desepcionada com esse negócio de que a Korra quebrou a sua conexão com os espiritos dos avatares anteriores a ela. Realmente espero que no proximo livro isso seja consertado e que a Korra consiga restaurar a sua conexão.

        • Pedro Paulo S Jr

          bem Sirena eu também fiquei muito chocado a principio com a quebra da conexão com os espiritos dos avatares anteriores porém após assisitir todo o finale eu entendi aonde os autores estão querendo ir e apoio a decisão deles, desde o começo da série vemos como a Korra teve instrutores e mentores para dar as respostas pra ela desde que ela era bem pequena o que fez com que ela fosse muito dependente de alguém trazer a solução do problema pra ela ao invés de ela mesma buscar a solução por si mesma, e isso mostrado em vários momentos no livro 1 e 2 e nesse final de livro 2 ela começou a quebrar isso ela começou a caminhar por si mesma e acho que agora no livro 3 é hora de ela ser colocada a prova, pra que ela possa crescer e ser uma pessoa independete e capaz de seguir o próprio rumo na vida, e trazer devolta a conexão com os antigos avatares agora nesse momento de transição em que ela tá dando os primeiros passos sozinha seria prejudicial a desenvolvimento dela porque seria só a coisa ficar um pouco mais feia que ela procuraria algum antepassado pra dar a solução do problema pra ela. Acho que a conexão com os antepassados pode retornar sim, mas acho que teria que ser mais adiante lá pro meio do livro 4.

          • Sirena

            Sim. Compreendo que a Korra realmente sempre precisou de alguem para apontar o caminho para ela; e podemos , sim, perceber que no final do livro 2 tem essa pequena mudança. Realmente acho que a conexão da Korra e os avatares anteriores vá voltar …só não podemos deduzir quando. Posso dizer que essa “falta de conexão com os antigos avatares” vai ser boa para a Korra poder se direcionar sozinha e pensar livremente e corretamente em suas escolhas. Volto a agradecer a você, Pedro Paulo S Jr, que abriu minha mente a mais algumas verdades e ideias.

    • Thiago Nunes

      Concordo parcialmente com você Bob Nerd. O Wan aprendeu a usar, mas os recebeu diretamente da fonte. Do lugar de onde TODOS os dobradores receberam a dobra. Você enxerga como eu. Wan aprendeu a USAR por si, mas ele as recebeu dos Leões-Tartaruga. Hoje em dia, sem Raava seria impossível ter contato com as outras dobras.

      Aprendemos nos Primórdios que a Raava pode carregar com ela a dobra cedida pelos antigos, logo a única coisa que ela faz é sair do corpo morto, carregando consigo as lembranças dos outros avatares e 3 das 4 dobras. Daí ela procura uma criança no elemento novo e zap. Já era. É só isso. Eu acho que não fui tão claro no meu comentário, mas como já estava muito grande eu não editei. Mas acho que o processo de avatar é assim que o corre. Raava sai do corpo carregando consigo todas memórias dos avatares anteriores e 3 dobras, depois ela se mescla a outro humano. A única coisa que eu achei furada é que nos primórdios e no ultimo epi o Avatar precisou tocar na luz, assim como Unalaq também precisou tocar no portal para “efetivar” a união e quando um avatar morre não é preciso essa parte do processo. Eu acho que foi uma furada isso.

  • Levi

    Eu acredito que nas próximas temporadas vai ter um jeito de a Korra recuperar a conexão com os avatares passados. Na minha opinião as melhores cenas eram as que envolviam os avatares antigos.

    • Thiago Nunes

      Concordo com você Cabo Levi, E inclusive já expliquei como isso pode ocorrer.

  • Douglas Esteves

    Eu creio que isso está correto, mas concordo apenas em partes: será que no próximo livro, Conexões, essas conexão com os outros Avatares não vai voltar? Os espíritos deles estão no mundo espiritual (Tenzin falou com o pai mesmo depois de Raava ser derrotada), será que eles não poderiam, de alguma forma, voltar a ficar conectados com Korra?? E aí, o que acham??

    • Pedro Paulo S Jr

      Acredito que aquele não era o espirito de Aang afinal no fim ele se tornou o próprio Tenzim, na minha interpretação aquela aparição de Aang na verdade foi uma visão que o próprio Tenzim teve ao olhar pra seu próprio interior.

      • Douglas Esteves

        Pode ser uma interpretação também, mas há de se pensar numa relação do nome do novo livro com o contexto do final do livro anterior, não?!

        • Pedro Paulo S Jr

          Eu não sei se vc ainda não sabia disso quando escreveu esse comentário acima mas tipo o nome do próximo livro é Mudança e vai tratar das mudanças que ocorreram no mundo por causa da escolha da Korra e da Convergência.

  • Magno Henrique

    Muito bom! Esclareceu muitas coisas! Mas ainda tenho uma dúvida…
    Na parte onde o Tenzin leva a Korra para dentro da Árvore do Tempo, ele dobra o ar para subir lá, assim como ela. Mas naquele momento, ela poderia dobrar somente a água, pois ela estava sem o espírito de Raava, que era a única que permitia que um Avatar pudesse dobrar mais de um elemento. Alguma explicação? Ou foi simplesmente um erro?
    Abraços!

  • Daniel Abrantkoski

    Dúvida: mas se “Raava era aquela que permitia os Avatares usarem mais de um elemento” então como Korra dobra o ar para subir na Árvore do Tempo? Não parece ser dobra do Tenzin e, sim, da própria Korra.

    • Patrick Junior Oliveira

      eu acho que depois da fundição, o avatar tira suas dobras da energia cósmica do universo!

  • Watashinomori

    Ótimo texto mesmo, e ótima tradução. Meu único porém é sobre separar a lenda de Korra da do Aang… Eu disse num comentário anterior (acho que no Facebook) que isso não vai acontecer pelo simples fato que Aang não terminou ainda, temos as HQ lançando e os pedacinhos da história dele sendo contados durante Korra, pelo resumo da próxima season vamos conhecer a história de Toph, provavelmente, sob a bela desculpa de ser a história da Lin, e vamos correr para comparar a velha Toph com a mãe Toph dentre todas as outras coisas. The Rift também não vai concluir a história de Aang, é só mais uma aventura. Korra ainda vai ser por um bom tempo nossa referência do fim das aventuras Aang, o que leva a tanta comparação. Espero que depois de The Rift eles lancem um epílogo para Aang e encerrem de uma vez por todas, assim todos poderemos rever Korra em toda sua glória. (só esclarecendo pra não dar mal entendido, eu não estou dizendo que Korra não é única, mas aos olhos dos fãs, enquanto Aang não encerrar, ela será uma continuação direta).

    Vejo poucas pessoas defendendo Korra nas brigas “qual saga foi melhor”, como eu sempre achei, o maior problema de Korra é só o tempo dos episódios, 13 epis são muito poucos pra saga ganhar uma boa profundidade e mesmo tendo uma temporada (programada) a mais que Aang, Korra terá menos episódios. Mas eu sempre tentei me desapegar do Aang vendo Korra.

    Sobre o fim da season, eu tinha entendido tudinho yay!! Mas fiquem de sobreaviso que se os espíritos dos avatares ainda estiverem por aí (em Korra ou no mundo dos espíritos, o que acho que foi até estratégico da equipe, mais que pela história em si) há alguma chance de ela reestabelecer a ligação, seria uma SENHORA bola-fora, mas muito depende da recepção dos fãs americanos (não sonhem, são eles mesmos quem decidem) com esse final.

    PS.: Tem que ter uma saga mostrando o próximo avatar, ele vai ser muito lascado tendo só Korra… ela não é exatamente o Avatar mais sábio.. ela é pior que o Roku que só ‘iniciou’ a guerra dos 100 anos em seu tempo de avatar… kkkkkkk

    • Daniel Abrantkoski

      Comentando o PS.: Korra não é sábia realmente, mas ela ta adquirindo muita experiência que vários avatares nunca imaginaram ser possível, inclusive Aang. Da experiência, ela vai tirar muita sabedoria.

      • Bleyne Mary

        Concordo contigo ao menos nessa temporada ela fez algo que nenhum avatar havia feito antes, enfrentar e ganhar do seu inimigo sem o “espirito avatar”, ilustrando bem o que foi a mensagem passada de que não era Raava que a definia, o que ao meu ver é para demonstrar o desenvolvimento da personagem como um todo.

      • Watashinomori

        Korra é forte e capaz de grandes feitos isso é óbvio (pra mim num tete a tete ela bateria Aang, doam quem se doerem kkkk), mas a parte de orientar um novo avatar ou até ensiná-lo depende puramente de sabedoria, e mesmo que se consiga experiência não é tão simples ser sábio (que é diferente de ser inteligente, caso alguém confunda). Korra será uma péssima mestre, pois pra começar, ela não tem nem um pingo de paciência, e isso sim seria uma relação avatar-atual/avatar-anterior engraçada..

    • Thiago Nunes

      Concordo plenamente com a “Eu na floresta” no que diz respeito ao número de epis e ainda vou mais longe.Acho que o intuito de dar mais profundidade à história com esse número reduzido de episódios resultou em um padrão que me lembra os tokusatsu dos anos 80 (Desculpe a comparação com coisa velha. É que eu sou velho =/) Onde tudo é MUITO corrido e cada episódio tem seu começo meio e fim. Tem algumas sequências de epis que se você ver fora da ordem nem faz diferença.

      Vejam, eu não estou dizendo que queria mais epis duplos, e sim que queria mais arcos ou historias compartilhadas entre os epis.

      Concordo também com a sua alegação de que o Aang não acabou. Para mim chega a ser irritante, só que eu não comentei no meu comentário sobre o post, por que não tinha nada a ver XD mas agora eu posso.
      Eu acho que as comparações são inevitáveis e são até saudáveis, pois o Aang era o Avatar que sabíamos mais coisas, depois veio o Roku que teve um episódio dedicado a sua história. Dependendo do perrengue que o Aang passava eu o comparava com algum avatar que já havia sido mostrado, assim como eu faço com a Korra. Não tem nada de mais nisso. E acho ainda que até vermos como foi a morte do Aang a história não será completa.

      • Watashinomori

        Eu também sou velha, mas nem associei aos tokusatsus… agora que você falou realmente… ficou bem parecido.
        Eu entendo essa coisa dos arcos e tals, tipo em Aang a série chegava a ter mais de um “vilão” por season, pois havia um tempo melhor pra trabalhar tanto com os personagens como com a aventura, as duas seasons de Korra parecem destoantes uma ao lado da outra, como se fossem duas séries completamente diferentes.
        Eu gostei bem mais da primeira season que não ficou tão “arco por episódio” e sim mais fluida, espero que essa mudança da season 2 tenha sido culpa da mudança de estúdios, pois o Pierrot tem mesmo uma visão mais infantil para suas obras, o Mir voltou e tentou consertar as bagunças com os únicos epis sequenciais da season, sendo 1 duplo. Acho que a 3 vai colocar tudo na linha, mas não sei se foi uma coincidência.
        Coisas que eu tinha dito sobre esse lance do épilogo (não acho o comentário que fiz, mas refalo aqui… rsrsrs):
        Morte de Aang, Aang pai, Toph e o pai de Lin, Sohka, a verdadeira criação da República (tivemos uma ideia de como foi em The Promise, mas queremos mais profundo), Zuko e com quem ele termina, a filha de Zuko e sua nomeação como Firelady, Azula já foi resolvido no fim de The Search então é um item cortado da minha lista do epílogo. Tem mais coisas a mostrar e encerrar tudo, mas essas são as principais em minha opinião.
        Só explicando, quando eu falei comparar era mais na questão de série e não Korra como avatar, isso eu faço que nem você dependendo da ação dela eu comparo com avatares anteriores, principalmente com a Kyoshi que ela é meio parecida em suas ações (Se não funciona é que não dei dano suficiente). Korra é meu avatar favorito até agora, mas a série ainda não… estou no aguardo que a série melhore… e muito!

        • Thiago Nunes

          Obrigado pela resposta e adorei seu nick e principalmente saber que minha analogia de toku foi útil para esclarecer meu ponto de vista. Eu vi o seu outro comentário mais recente e responderei aqui para não ficar muito bagunçado.

          Eu respondi, após ter feito minha resposta ao tópico do post explanando melhor como eu ACHO que rola a transcendência do avatar.

          Funciona assim. Raava que detem os conhecimentos dos avatares passados sai do corpo levando consigo 3 dobras, então ela procura uma criança do elemento seguinte e se funde a ela. Esse é o motivo pelo qual os descendentes dos avatares não dobram todos os elementos. Eles dobraram no máximo o mesmo elemento original de seu antecessor. Os demais elementos são trazidos ao corpo por Raava, assim como ela fez com o ar e com a água ou terra. Eu não me lembro no epi, mas só é mostrado isso em 2 elementos e não em 3. Mesmo que ela tenha feito, não temos certeza.

          Como eu também já disse a única coisa que me incomoda nessa hipótese é que tanto com Wan, como co mUnalaq, quanto com Korra foi preciso uma ajuda dos portais e da convergência harmônica para que o espírito ficasse unido para sempre ao humano e parece que quando o humano morre não precisa mais. Mas é essa a minha explicação para tornar plausível a Raava ser responsável pelas 4 dobras. Em teoria qualquer humano disciplinado o suficiente poderia sobrar os 4 elementos, mas ele precisa possuí-los primeiro e até agora só conhecemos duas formas de isso ocorrer. 1. Raava levar ou conhecer, e 2. Convencer as 4 tartarugas-leões de darem a você o elemento, depois de terem dito que não o faria mais.

          • Watashinomori

            Consegui entender seu ponto… acho que uma boa explicação seria também que Iroh (o primeiro) tinha um bom conhecimento de dobra de água, talvez ele até dobrasse, mas nunca mostrou. Acho que dois elementos é plausível, 4 ainda precisaria de Raava.

            PS.: Obrigada, na idade em que todos usavam _gostosa13 eu vim com esse nick e uso até hoje!

          • Thiago Nunes

            É. Eu não acho que o Grande Iroh dobrasse água, mas tenho certeza que ele conseguiria se possuísse o elemento. Como eu disse, na minha teoria as pessoas realmente herdaram o elemento dos antepassados que receberam das tartarugas-leão e os avatares conseguem por receber depois da Raava os 3 demais.

            Eu traduzi errado lá em cima o seu nick é Minha floresta não é?

          • Watashinomori

            É minha floresta sim, Mas acho que eu na floresta não é uma tradução errada, acho que pode ser lido assim também… meu japonês é péssimo ><
            Eu acho que Iroh não dobrava água também, só fica tipo uma possibilidade se levarmos em consideração sua hipótese.

          • Thiago Nunes

            Eu traduzi errado. Com certeza é “Minha floresta”

  • Daniel Abrantkoski

    E outra pra quem manja do mundo espiritual: faz sentido a Jinora conseguir fazer o que fez? Regar Vaatu com luz espiritual? Não entendo. Para mim foi mais como “Precisamos usar a Jinora para algo importante. Alguma ideia? Que tal fazê-la aparecer do nada e jogar luz pra todos os lados?”

    • Thiago Nunes

      Eu sou entusiasta desse ponto de vista. Alias. Muitas coisas em Korra parecem terem sido colocadas para tapar buraco, MAS como eu sou um fã, prefiro ignorar esse ponto de vista e pensar que tudo é lindo e azul.

    • Wictor Alexandre

      Poderiam trabalhar nisso direito kkkkkk

    • Paulo Victor

      ela n regou ninguem, o q ela fez foi ir atras da essencia d luz q iria p dentro do Vaatu e se tronaria a Raava depois e traze-la ate onde Vaatu estava p adiantar o processo

      • Thiago Nunes

        Não é disso que estamos falando Paulo. Se regou, se mijou, se bateu palma é irrelevante. A questão é que ela fez algo que nenhum outro espírito teoricamente fez (pelo menos não vimos) e fazendo isso Korra conseguiu extrair a luz de dentro das trevas.

        • Paulo Victor

          ela fez uma coisa q preguiçosos n fazem q foi procurar

  • Chesmy Hitalo Costa da Silva

    simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm tudo o que aconteçeu

  • bRUNO

    “Se Korra tivesse morrido, não haveria outro Avatar porque Raava era aquela que permitia os Avatares usarem mais de um elemento. ” Essa afirmação é incorreta, pois Raava apenas permitia a “imortalidade” dos Avatares. O que realmente os permitiam usarem mais de um elemento foi o Avatar Wan.

    • Paulo Victor

      na vdd n o motivo pelo qual os avatares dobram mais d um elemento é sim por causa da Raava ela q mantém os elementos com ela e vai passando eles p o avatar, e n o Wan n dobrou os 4 elementos sem a Raava estar dentro dele eu me lembro mt bem dele lutando usando somente fogo ai ele vira e fala p Raava q eles tinham q se juntar ai os dois se juntam e ele fica usando os elementos mas ai ele fica dando aqueles tique la ate q ele toca o porta e se fundi com a Raava

      • Thiago Nunes

        Concordo em partes com você Paulo. Concordo que Raava carrega com ela a dobra, mas acredito que após Wan ela somente o faz quando uma avatar morre. Na teoria que eu propus nos comentários acima ela leva consigo pelo menos 3 dobras e então procura uma criança do elemento seguinte para unir-se a ela.

        Ela entrega a dobra para o humano que aí poderá dobrar. Acho que você não está se lembrando muito bem. Wan recebeu os elementos direto das tartarugas-leões, já que Raava ainda não havai se combinado à um humano e só teve que aprender a dominá-los, coisa que sabemos que qualquer humano disciplinado também conseguiria, desde que já possuísse os elementos. Durante a batalha entre os humanos e o velho amigo dele contra os espíritos da floresta ele usou Ar e Fogo. Creio que não utilisou terra e água por não precisar. Isso é especulação minha é claro. Ele usava Fogo x fogo para bloquear os ataques dos humanos e usava Ar para empurrar de volta os espíritos. Lembre-se que Wan nesta parte da história não era mais violento e realmente estava tentando restabelecer a paz, pelo menos naquele conflito.

        Acho que você está confundindo a visão de Wan usando o estaod avatar (antes de ele se chamar assim é claro) que é quando o humano usa o poder de Raava para amplificar seus poderes. Inclusive é Wan diz: “Raava, Se combinarmos nossas energias, talvez nós possamos dar um fim nisso!” Isso foi nos minutos 12:50. Mais para frente contra o Vaatu ele realmente só dobra fogo, por alguma razão misteriosa que com a minha experiência com roteiros, só me diz uma coisa. Deixa dramática.

        Nesse ponto da história Wan realmente pede a Raava se juntar novamente a ele para que com a energia dela e dele, mesmo que fracas, combinadas poderiam fazer frente à Vaatu. O que eu chamo a atenção que é Wan foi o primeiro avatar e portanto ainda não estava junto com Raava. Ela é quem entrega ao Novo avatar 3 dos elementos, fazendo a vez das tartarugas-leão.

        • Paulo Victor

          “Durante a batalha entre os humanos e o velho amigo dele contra os espíritos da floresta ele usou Ar e Fogo.” na vdd foi so ar msm eu tambem achei q ele dobrava fogo mas n, era ar aquilo (tipo o Aang ficava usando o ar p bloquear o fogo), sim é a Raava q entrega os elementos p o nv avatar assim como vc falou mas no caso do Wan ele so dobrava 1 elemento d 1 vez ate q Raava passasse por ele e trocasse o elemento ou se unisse a ele por um tempo e aqle negocio do Wan recebendo as dobras tb n entendi mt n pq a tartaruga falou q a Raava teria q segurar os elementos p ele mas n mostra ela passando por ele e pegando o fogo p ele poder receber o ar, e foi diretamente no Wan a tartaruga n deu a dobra p Raava e sim p ele isso foi mt estranho

          • Thiago Nunes

            Não podemos esquecer que o Antigo disse que Raava deveria carregar o poder até ele aprender a dominá-lo (ar) Infelizmente Wan foi obrigado a se unir a Raava antes que ele pudesse carregar por si só os poderes sem precisar da Raava. Eu não tenho dúvida que um humana possa fazer isso, desde que o poder lhe seja entregue de alguma forma.

          • Paulo Victor

            hum… ah n sei continuo achando q seria preciso a ajuda da Raava do msm jeito, assim entendo o q vcs querem, vcs querem dar mais valor aos humanos e tals mas sei la p mim tanto faz o q importa é q a Raava tinha os elementos e trocava eles com o Wan se ele seria capaz d usar ou n sem estar fundido a Raava so os roteiristas sabem

  • Renato Avelar

    So uma coisa que eu nao entendi . ja que Raava permitia ea a usar os 4 elementos ,pq ela usou a dominacao do ar quando subiu na arvore junto com o tenzin ?ela nao deveria ter usado a dominacao da agua para subir?

  • Karma

    Então cara, gostei das suas ideias, o final deste livro foi muito confuso e
    tenho certeza que tem muita gente boiando tentando entender o que aconteceu.

    Concordo com várias partes do seu texto, mas discordo do ponto 4.

    Considerando que a série é baseada em crenças de origem oriental, dentre
    elas o Budismo (a qual estudo com frequência), eu tenho uma visão um pouco
    diferente.

    Se os criadores seguem a mesma linha de raciocínio que eu, no mundo de
    Avatar todas as pessoas (sem nenhuma exceção) morrem e renascem e continuam
    seguindo o ciclo de suas existências.

    O que torna o Avatar diferente das outras pessoas é justamente Raava, o
    espirito da luz, com o qual ele se fundiu.

    Quando as pessoas comuns morrem, elas renascem e começam o ciclo com um novo
    corpo, sem memória e sem acesso às suas vidas passadas, somente através de
    treinamento espiritual elas conseguem evoluir, elas não tem contato
    direto com as suas vidas passadas, porem evoluem, através da purificação de Carmas,
    rumo à iluminação (vide Iroh, que evoluiu ao ponto de deixar para trás o seu
    corpo físico e viver no mundo dos espíritos, nesse caso Iroh seria uma alegoria
    ao próprio Buda).

    O que acontece com o Avatar, é que junto com a sua essência está a essência
    de Raava. Raava é um espirito, ela é eterna, não está à mercê dos ciclos, sua
    sabedoria continua intacta, sendo assim, quando o avatar renasce e consegue
    entrar em contato com Raava (através do estado Avatar) ele consegue se conectar
    com as suas outras vidas.

    Por isso o Avatar não pode morrer em estado Avatar, pois nesse estado ele é
    Raava, e se Raava morrer, sair do seu corpo, o clico se encerrará pois o avatar
    não terá mais consciência de quem ele é.

    No caso do seu texto, discordo de que o Avatar consegue dominar os 4
    elementos por causa da Raava, ele consegue dominá-los por ser a reencarnação de
    Wan(aquele que visitou as 4 tartarugas leão e delas conseguiu o poder dos 4
    elementos, enquanto que os outros se encontraram apenas com uma tartaruga, um
    elemento). Você pode ver no ultimo episódio que Unalaq mesmo fundido com Vatuu
    dominava apenas o elemento água.

    Agora, como Vaatu destruiu Raava a ponto de ela precisar renascer, é provável
    que ela tenha perdido a sua sabedoria e com ela as experiências dos Avatares
    antigos (indo de encontro ao que eu disse a dois parágrafos acima, mas foi
    necessário para que vocês entendessem, ou não). Então é provável que Korra
    realmente esteja incapaz de acessar essas experiências nas próximas temporadas.

    O jeito é aguardar!

    Espero ter sido claro, se alguém discorda de algum ponto por favor comente!

    • Diógenes Guedes Fernandes

      Mandou bem aí cara com o ponto Budista. Avatar tb é baseado no Hinduísmo, a própria crença em avatar(es) já é de tal religião, e tb a qstão de chakra e Eu Cósmico. Mas no Budismo vc não se desligava totalmente do seu eu para se tornar “nada”??
      Voltando ao assunto Avatar… Não acho q korra perderá suas conexões. Embora faça sentido, pois agora é uma nova era, assim como foi para Wan.

      • Bleyne Mary

        “No caso do seu texto, discordo de que o Avatar consegue dominar os 4 elementos por causa da Raava, ele consegue dominá-los por ser a reencarnação de Wan (…)” Caramba, isso faz todo o sentido. Agora entendo o porque de quando o Wan morre soa o choro de um bebê e os disseres de Raava. Realmente ela não pode escolher alguém aleatoriamente para ser o avatar por conta disso. Acho que parte do teu post deve ser fixado no artigo de tão bom que é haha.

    • Ramon Meireles da Silva

      Cara você não entendeu o episódio “Primórdios Parte 2”, sem Raava korra não domina os 4 elementos, ela só pode dominar agua pois e sua dominação nativa. Assista e veja se eu estou errado.

    • Yuri Simao de Matos

      Acho que você se enganou em uma coisa, Wan só tinha o poder do fogo, Raava era quem carregava o poder dos outros 3, era quando ficavam juntos que eles tinham os 4.É a Raava sim que leva o poder dos elementos.

  • Thiago Nunes

    A chamada do artigo é ”

    Você realmente entendeu a finale do Livro 2?” A minha resposta é um sincero sim. Sem sombra de dúvidas e alias discordo do autor do texto em alguns pontos.

    1. Não acredito que seja necessário aguardar 10mil anos para o retorno de Vaatu. Creio que esse seja a alternativa usada por eles para dizer que esse vilão já era, mas o mesmo que foi feito à Unalaq pode ser feito com Korra. Simples assim.

    3. Esse é importante. Se assumirmos que Raava guardava os conhecimentos como se fossem dela, para que o avatar atual pudesse ter acesso a eles, significa que ainda estão lá, só precisarão ser resgatados das profundezas de Raava, como a Korra fez no epi 7 e 8. Vejam. Eu sei que não é a mesma situação, mas a similaridade é evidente. Alias a minha evidência é que Raava estava consciente de tudo que estava ocorrendo e do que havia ocorrido antes de ela ser destruída, logo a consciência dela não se perdeu, muito menos a memória. Vendo por esse lado os conhecimentos por ela já compartilhados ainda estão lá. Se alguém quiser ver por outro ponto de vista, não tem problema. Vamos lá!

    3.1 Se Raava era uma ponte entre o conhecimento passado e o avatar atual e levando em consideração a própria especulação 3, os conhecimentos estão em Korra e Raava já retornou ao corpo, logo basta restabelecer o elo e pronto.

    Creio que isso ficará na manga da produção até que precisem usar. Para mim não há qualquer impedimento a não ser a própria vontade do roteirista. Que infelizmente é o fator mais poderosos de todos.

    4. Não concordo com a afirmação de que era Raava quem permitia ao humano dobrar mais de um elemento. Agora que sabemos exatamente como os avatares surgiram e como Korra fundiu-se novamente ao espírito sem ter sequela alguma, até a alegação de que o ciclo seria rompido é duvidosa, pois não há certeza alguma de que Wan era o único humano que conseguiria fundir-se a um espírito sem garantir algumas sequelas físicas. Logo mesmo que Korra morresse, Raava por livre e espontânea vontade poderia muito bem se fundir a outro humano e assim iniciando outro ciclo avatar. Os puritanos irão dizer que isso foi um ciclo que acabou e outro que começou. Disse eu sei, mas na prática, para as outras pessoas que não são o avatar não mudará nada. Apenas um morreu e outro apareceu e fim de papo.

    Mas vamos voltar a questão mais simples. Após ver o “Primórdios” constatei de que os humanos não dobravam coisa alguma até serem tocados pela Tartaruga leão. Porém no primeiro primórdio vimos que Raava deteve os poderes do ar e da terra, enquanto Wan treinava (eu não lembro se foi o da terra ou da água, mas lembro-me de terem colocado apenas 2 e um deles para encurtar o epi ele simplesmente saiu dobrando, após ter o devido encontro com a tartaruga leão) Esse fato me fez revogar o primeiro pensamento de que as tartarugas mudavam algo nos humanos e voltei para a ideia mais filosófica que a dobra é concedida ao humano.

    Infelizmente eu achei que ainda há perguntas a serem respondidas sobre a dobra e a hereditariedade da dobra.

    Voltando à especulação que Raava é quem permitia dobrar mais de um elemento, cai por terra, pois todos vimos Wan dobrar os quatro elementos antes de se fundir à Raava, que apenas deteve o poder do vento e terra/eou/água por um curto período de tempo.

    Vamos assumir que uma vez possuindo a dobra ela torna-se possível de ser herdada,

    O que eu acho que aconteça é o seguinte. Quando um avatar morre, Raava desprende-se do corpo e procura por uma pessoa que seja herdeira da dobra do elemento seguinte e se junta a ele (mesmo sem tocar na luz cabulosa dos portais, mas fazer oquê né?)

    Por esses pontos de vista eu discordo da especulação 4.

    5. Discordo pelo que já expliquei. Não acho que o conhecimento tenha se perdido tendo em vista que Raava sabia de tudo que se passava no momento em que foi revivida e consequentemente de tudo que se passou. O que ocorreu é que Korra ainda não se reconectou com Raava de maneira efetiva, como ela era no Livro 1.

    6. Nem vou comentar.

    Essas sãos as minhas especulações. Espero que tenha sido claro ao tentar compartilha-las.

    • Watashinomori

      Respondendo, sobre Vaatu, concordo plenamente, não seria necessário 10 mil anos (dentro de uma lampadazinha, sorry Disney Blood) ele apareceria bem antes e ganharia forças para a Convergência. Raava explica isso no duplo. Só achei meio non-canon essa tirada da Jinora com a Raava, o espírito estava incubando, não teria a minima condição de voltar ao mundo tão rápido, a não ser que Jinora tenha algum poder de fortalecer (MUITO) espíritos.

      “Creio que isso ficará na manga da produção até que precisem usar.” Como eu disse no meu comentário, depende da recepção americana. Se os espíritos não sumiram de uma vez por todas (eles não foram claros acho que por medo até dos fãs reagirem muito negativamente) é um gancho para trazê-los de volta. Eu preferia que não, Korra enfrentar tudo sozinha fica mais legal para a história e tal.

      Sobre a dobra dos quatro elementos, isso sim dependia de Raava, Beginnings explica que ela quem detinha o conhecimento das dobras de Ar, Água e Terra, Wan sabia apenas o fogo, quando ele precisava dobrar outra coisa ela passava a dobra pra ele atravessando seu corpo. Sobre o ciclo acabar, você está totalmente certo, óbvio que se eu tenho a orelha furada posso trocar de brinco fácil (analogia tosca detected), mas isso não impede outra pessoa de furar sua orelha e usar o meu brinco. A mesma coisa com Raava, foi fácil voltar pra Korra pois ela já estava acostumada/mudada/adaptada/o que fosse, mas isso não impediria de iniciar um novo ciclo com novos avatares.
      Olha eu faço biologia e a única conclusão que eu posso chegar aplicando meus conhecimentos é que aquelas tartarugas dobravam DNA… kkkkkk…. sério, seria impossível herdar se não fosse isso!

      Ok, eu expliquei o que sabia, mas batendo naqueles 4 elementos que tá chatinho de compreender (a série tinha que ter sido mais detalhista com mecânicas de poderes… isso parece mais 3det, e Avatar é perfeito pra Daemon). Bom, reli sua especulação, se Raava se fundiu com o Avatar (seja ele qual for) ela passa a habilidade para ele, logo se isso funcionar como as tartarugas ele realmente muda, mas o único porém disso é que nenhum filho de avatar (conhecido) nasceu dobrando mais que o elemento da mãe ou do pai. Tipo Aang não teve nenhum filho dobrador de fogo (e olha que teve tentativas suficientes kkkk) e nem Roku teve filho dobrador de nada além de fogo. Mas são as únicas proles de avatar conhecidas e podem ter caído nas porcentagens da vida. Só pela falta de geração para afirmar eu vou aceitar que Raava é mesmo necessária para dobrar os 4 elementos, mas seu argumento me fez parar pra pensar e muito…

  • Gabriel Diniz

    UMA COISA QUE EU ESPERO QUE AVATAR N TERMINE EM KORRA , MAIS QUE NO FUTURO TENHA OS 4 AVATARES , ESPERO QUE PROSSIGA POIS AMO ESSE ANIME ESPERO QUE AJA DEPOIS DE KORRA MAIS DOIS AVATAR SENDO JA PRODUZIDOS AVATARES , Aang , Korra , ? , ?
    Ar Água Terra Fogo

  • David Croft

    Parabéns pelo texto realmente, excelente.
    Comparações são inevitáveis, já que trata-se de uma continuação direta e levada a diante por alguns da equipe original de produção. Ao meu ver, separar as histórias é apenas um esforço para justificar os inúmeros deslizes. É o mesmo que considerar por exemplo, que Star Wars episódios 1 a 3 é algo separado e independente dos episódios 4 a 6 na tentativa de lhe poupar do demérito na comparação.
    Há valia na comparação sim, pois o que está sendo posto em cheque é a qualidade do material oferecido essencialmente pela mesma fonte, uma fonte criativa. Seria diferente se falássemos de pessoas reais, um filho é em sua totalidade uma pessoa diferente do pai, mas um livro de George R. R. Martin por exemplo, que dê seguimento à uma história de um anterior, ainda que com personagens diferentes, tem a mesma fonte intelectual, logo espera-se a mesma qualidade.
    Outro ponto é: eu não endosso as críticas de ninguém. Defendo aqui as minhas criticas. Considero os 10 primeiros episódios da 1ª temporada de Korra maravilhosos, como também o(s) episódio(s) 7-8 da 2ª. Já o final da 1ª e toda e 2ª foram para mim uma decepção.
    Não vou me delongar ainda mais citando cada um dos muitos motivos que me fizeram detestar essa 2ª temporada, entre relacionamentos mal escritos, personagens de importância indefinida, mas principalmente pela enorme inconsistência do roteiro que me irritou diversas vezes, mas gostaria de deixar registrada aqui minha opinião, que apesar de contrária a maioria foi posta deforma respeitosa.
    Em tempo: a prova cabal de roteiro ruim é que toda obra que leva uma história (livro, quadrinho, filme, série, etc) para poder ser vista como completa deve obrigatoriamente de ser compreendida sozinha. O simples fato da existência de qualquer tipo de apêndice alienígena a obra original explicando o que ela quis dizer (como este próprio post) já prova a falha.

  • LUCAS

    AF SÓ ANO QUE VEMQUEVAI ÇLANÇA A PRÓXIMA TEMPORADA,POR ISSO QUE A NICK PERDE AUDIÊNCIA , DEMORA DE MAIS PARA LANÇA A TEMPORADA, VÃO FAZER IGUAL A LENDA DE ANG DEMORA 3 ANOS PARA TERMINAR

  • Matheus Cremaschi

    Lixo, Lixo lixo … como Korra dominando 4 elementos com conhecimento de todos os outros avatares “perdeu” fácil para o vattu? A vá … pra …. Não assisto mais esse lixo.

  • Diógenes Guedes Fernandes

    Saiu o nome do livro 3: “change”

  • Jonny River

    só não concordei muito com o “absorvido”, eu sei que trevas e luz não são verdadeiramente destruídas, mas no episódio primórdios Raava diz que quem dos 2 for “destruído” renasce no outro, então, pra mim ele foi destruído, mesmo que temporariamente, assim como Raava foi, acho que o que Jinora fez foi tipo uma aceleração do processo de “renascimento”, e outra, beleza que a árvore é tipo um amplificador de energia espiritual, mas ficou horrível aquele susanoo que ela fez, e porque aquele caminho que ela fez até chegar à “ela gigante” (igual aconteceu no episódio O Guru de TLA) fez ela virar um espirito gigante, sem dar nenhuma explicaçao prévia ou mostrar que podia fazer algo daquele tipo, e a Aang faria ele dominar o estado Avatar ?

    • Paulo Victor

      n sei se vc notou mas o do Aang era realmente p dominar o estado avatar, tanto é q a imagem dele segurando a esfera tinha os olhos e a seta brilhando como no estado avatar, mas no caso da Korra ela foi mt mais além ela foi no interior dela msm e aquele caminho (no qual a imagem da Korra não estava com os olhos brilhando) permitiria q ela usasse a energia cósmica p criar aqle susano’o, avatar, totem, what ever u wanna call

    • Watashinomori

      Também concordo que não colou muito. A ideia de convergência harmônica amplicar junto com a ‘arvrinha’ lá… ficou muito Deus Ex Machina (o que remete ao seu Susanoo, uma vez que sharingan não é a kekkegenkai dos Uchiha e sim o amor do autor por eles). E sim, ele e Raava foram destruídos, mas isso seria uma palavra muito forte para muitos, então o autor do texto tentou amenizar dizendo que não foram e veio com essa de absorvidos.

  • Peraí, mas que finale?! Pelo que eu vi ainda tem dois episódio para dia 22/11!

    • João Victor

      Já foi liberado desde sábado esses dois episódios para download. E corre para assistir porque foi épico demais.

  • kysky

    o q aconteceu com varrick?

  • Gustavo Magalhães

    Achei muito massa as opiniões, realmente me esclareceram em vários pontos que eu estava me questionando. Porém ainda existe um ponto em que ainda tenho dúvidas.
    Quando a Korra “purificou” o Vaatu, ela usou dobra de água (igual a doa tio dela), mesmo a Raava não estando no corpo dela. Isso quer dizer que a Korra seria, caso não fosse avatar, uma dobradora de água? Por isso ela não teria perdido a dobra de água?

    • Paulo Victor

      serio vei??? ¬¬’ aff todo avatar nasce com 1 elemento pelo menos, no caso do Aang o ar e da Korra a agua sem contar q ela nasceu na TRIBO DA AGUA DO SUL e seu pai é um DOBRADOR D AGUA pq diabos ela n seria uma dobradora d agua????

      • João T

        então ela dobra ar na subida da árvore do tempo como mesmo?

        • Paulo Victor

          sim sim isso foi estranho msm depois da Raava ter sido tirada dela mas td bem deve ser q a Raava tem os elementos (3 deles) e ai passa pro Avatar p ele ir aprendendo e depois ela deixa com ele ate ele morrer e pega de volta mas como a separação foi mt de repente a korra acabou ficando com os elementos

          • João T

            ah so, ela esqueceu de levar os elementos, tranquilo

          • Paulo Victor

            “esqueceu” ou foi d proposito pq ela talvez ja sabia q seria destruida e se ela levasse ja era Avatar pq ai a korra so ficaria com a agua e raava sendo destruida ela perderia os elementos

    • Thiago Nunes

      Sim. Ela é uma dobradora de água. Raava funde-se a uma criança recém nascida do elemento seguinte. Como Aang era dobrador de ar por natureza antes de ser avatar, o avatar seguinte é dobrador de água por natureza.

  • Lucas CM

    pessoal! no tumblr do korranation, vcs viram?! THE TITLE OF BOOK 3 IS GOING TO BE CALLED ‘CHANGE’- Mike DiMartino, co-creator of LoK & A:TLA, to the Wall Street Journal

  • Daniel

    Gostei deu pra entender agora

  • Ian

    para mim a lenda de korra foi só decepção mano, aquela batalha de megazords foi a ultima gota pra mim na moral mt nada ve eu desisto de a lenda de korra vo fica soh com a do aang memo

    • Lucas

      Ah cara, eu me decepcionei pra caramba tbm nesta temporada, mas a primeira eu achei muito boa.. Eu ainda continuo com o pensamento q TLA n tem nem comparacao com TLK, ainda mais em questão de roteiro e criatividade, mas MSM assim vo continuar a assistir pq espero q a 3° seja melhor..

  • Paulo Victor

    primeiro erro, Vaatu aparecerá sim antes d 10 mil anos, de 10 em 10 mil anos acontece a Convergência Harmônica só por isso n significa q ele n aparecera antes disso pq se n era p o msm ter acontecido com Raava

  • Paulo Victor

    segundo, korra n virou um espirito gigante ela simplesmente criou um avatar ( como Nero de dmc cria um avatar do sparda ou como um susano’o em naruto) de si própria usando energia cósmica (o avatar era feito d energia cosmica e n do espirito dela)

  • Paulo Victor

    terceiro, esse negocio d reencarnação n é realmente reencarnação é como se os antigos falassem isso por n saberem o q realmente era (como o lendário super sayajin em dbz ou o rikudou sennin e juubi em naruto), n é reencarnação pelo seguinte fato, reencarnação é quando o seu repito volta a vida em um outro corpo em uma outro pessoa o q acontece com o avatar n é isso cada avatar possui seu próprio espirito eles n são uma reencarnação do Wan, esse papo d reencarnação deve ser o seguinte, enquanto Raava vive com o avatar ela carrega memorias e coisas do tipo com ela ai o avatar atual pode entrar, digamos, dentro da Raava e “conversar com suas vidas passadas, na vdd ele esta conversando com uma memoria reconstituída da pessoa e n com a pessoa em si mas por ser uma memoria daquela pessoa ela pode pedir conselhos e coisas do tipo pq a Raava sabe como aquela pessoa era e o q ela faria em certa situação, a reencarnação em si pode se dizer q seria a reencarnação do espirito d avatar q seria a Raava juntamente com um humano, mas n necessariamente o Wan ou o Aang ou qql outro, mas simplesmente ela fundida com um humano aleatorio

  • Paulo Victor

    quarto, o estado avatar é na vdd o avatar usando a luz d Raava p poder aumentar o poder d suas dobras

  • Paulo Victor

    vamos trocar conhecimento por essência, bem Raava levava com sigo após a morte dos Avatares um pouco da essência do seu ser (me referi a isso como memoria no outro comentário) quando Unalaq a destruiu essa essência foi perdida, e n os Avatares n continuam dentro d Korra e nem foram destruídos pelo motivo q ja falei abaixo, cada um possui o seu piropo espirito q após morrer passam a habitar o mundo espiritual (acho q a conexão d Korra com os outros avatares pode ser retomada se ela se encontrar com cada um deles e pegar novamente um pouco da essência dos seus espíritos)

  • Paulo Victor

    Raava foi destruída e n absorvida por Vaatu, e Jinora n regou Vaatu ela simplesmente foi atrás da essência d luz q depois iria para dentro d Vaatu e se tornaria Raava novamente para poder agilizar o processo e fazer com q Korra pudesse vencer a luta, o msm pode acontecer com Vaatu se alguém trouxer sua essência das trevas e coloca-la dentro d Korra

  • Siddharta

    Entendo que ou Korra é uma péssima dominadora ou houve um erro de
    roteiro nesta Segunda Temporada. Como ela pode ser derrotada pelo Avatar
    do mal? É só raciocinar! Unalok mesmo fundido com Vaatu, só dominava a
    água. Korra, por outro lado, além de dominar os 4 elementos, possuía as
    habilidades e conhecimento de todos os avatares passados. Como é que
    pode os 2 lutarem de igual pra igual?! O único conhecimento de dominação
    que Unalok tinha era a dele mesmo. Korra, no estado Avatar, seria a
    manifestação de todos os avatares anteriores, muitos, inclusive,
    Verdadeiros Mestres na dominação dos elementos. Aí alguém pode dizer,
    mas Unalok era um excelente dominador de água e a fusão com Vaatu
    potencializou mais ainda sua dominação. E? Ozai também era um excelente
    dominador de fogo (que aliás na ATLA, só esplêndidos dominadores de fogo
    conseguiam manifestar um raio, na Lenda de Korra, parece que isso
    tornou-se algo banal p/ um dominador de fogo¬¬) e na passagem do cometa
    sua dominação potencializava-se de forma de surpreendente (tanto que ele
    com mais meia-dúzia de firebenders iriam dizimar TODO O REINO DA
    TERRA!!), mas mesmo assim quando Aang, com apenas 12 anos, entrou no
    Estado Avatar, mostrou como era desproporcionais suas habilidades.
    Enfim, achei fraco esse final de temporada. E não me venham falar que A
    lenda de Korra não é a Lenda de Aang, as duas séries fazem parte do
    mesmo Universo, e outra A Lenda de Korra só foi criada pelo sucesso de
    ATLA, cuja série fora impecável desde o início ao fim. Sinceramente,
    muito melhor seria, na minha opinião, que o Livro Espíritos tratassem de
    outro espírito, Koh, o ladrão de rostos. Ele foi inimigo do antigo
    Avatar da Água. Faria muito mais sentido abordar esse assunto que ficou
    meio vago. É isso.

    • Paulo Victor

      vc tem q levar em conta uma coisa Raava quando fundida com Wan n estava em seu normal enquanto Vaatu estava muito mais poderoso q ela, faz todo sentido Unalaq ter lutado d igual p igual com a Korra e sem contar q n sei se vc percebeu ele volta e meia colocava um pouco d trevas junto a agua q ele estava dobrando

    • João T

      Concordo contigo quanto a Korra ser uma avatar ruim. Ela durante as duas temporadas não pareceu ter nenhuma conexão real com seu poder, ela dobrava os elementos simplesmente porque podia, não pareceu evoluir nem nas dobras, nem no lado espiritual. O estado avatar era usado para qualquer coisa e de uma forma muito inferior ao estado avatar de avatares anteriores. Além disso, o fato de raava ter sido puxada pelo avatar negro não ter sido explicado.

  • Daniel

    Vou ter que discordar do artigo.
    Raava não renasceu. E muito menos perdeu os conhecimentos que tinha.

    *****Spoiler*****
    Ao final da luta do episódio 14, Raava fala com a Korra “gigante” o seguinte:
    “Harmonic Convergence is nearly over. We must return to the spirit world so we can fuse once again.”

    Ou seja: A Convergência Harmônica está quase terminando. Nós precisamos retornar ao mundo espiritual para nos fundirmos mais uma vez.

    Isso mostra que ela retem os conhecimentos do passado e sabe que já havia se fundido antes.

    Acho que Avatar é algo diferente. Acredito que o Avatar é um ser diferente toda vez. Ou seja, não há uma reencarnação por se dizer. É como se todos os espíritos existissem e não deixassem de existir. Então, a Korra não é uma reencarnação do Aang e nem do Wan ou de qualquer outro Avatar. Ela só foi escolhida para ser a próxima Avatar. E ao nascer, seu espírito recebeu a conexão com Raava e com os Avatares do passado. O que vimos no episódio 13 foi a conexão com os outros espíritos de Avatar sendo quebrada. Isso fica mais evidente quando consideramos que o Aang apareceu perante o Tenzin quando ele estava procurando sua filha no mundo espiritual. Como o espírito de Aaan poderia aparecer sendo que ele já havia reencarnado na Korra?
    Outro fato que comprova isso é que a Korra foi capaz de utilizar mais de um elemento quando foi separada da Raava. Vemos claramente ela usando o ar para subir na árvore. Sendo que teoricamente ela só poderia utilizar água. Ou seja, a habilidade de usar os quatro elementos é da Korra e não da Raava. Raava concede as habilidades de continuação do ciclo de Avatar e do estado de Avatar. Assim como no caso do Wan, as habilidades de dobra foram concedidas pelas Tartarugas e não por Raava.

    *****Fim do Spoiler*****

    No mais, torço para que o Vaatu volte. E sinceramente, eu estava torcendo para que o Unalaq morresse. Assim, um avatar do “mal” iria renascer. O que seria muito interessante.

  • Alanderson Verissimo

    Eu ainda acho que a conexão pode ser refeita na arvore do tempo, já que ela existe antes do proprio avatar!

  • Thiago Passamani

    Muito bom

  • Siddharta

    E quem disse que a Raava estava pequena dentro de Korra?! Não há como concluir isso. Quando da libertação de Vaatu, tanto o mundo espiritual quanto o das trevas eram mais luz do que trevas, e é exatamente isso que influi na força de cada um desses espíritos. Percebeu-se isso quando Raava foi “destruída”. O Avatar do Caos cresceu em função do desaparecimento de quem tinha a função de equilibrar. As Trevas crescem quando a Luz é reduzida, isso é física. Portanto, mantenho minha crítica.

  • Vinícius Luiz

    Adorei e até concordo com a maioria das coisas. Apenas tenho certa discordância na parte da “Nova Raava” e “Velha Raava”. Creio que a Raava seja uma só, independente de ela ter ressurgido, ou não. Contudo, só saberemos se isso é verdade quando lançar o novo livro.

  • hugoventura

    foi isso exatamente que os autores deixaram subentendido na cena que Tenzin entra Aang no abismo e quele passa para Korra antes dela entrar na arvore

  • Márcio Leite

    Bem explicado o artigo, mas gosto não se discute…Perder a conexão e o conhecimento dos avatares anteriores foi um ato muito mal colocado na trama, isso na minha opnião. Acredito que o autor foi muito infeliz nessa questão, onde a estória do livro estava muito boa, mas se perdeu no capitulo final. Como eu disse, gosto não se discute…eu não gostei.

    • Wils

      Com certeza! Olha que interessante: já eu achei o oposto, pois o “normal” do mundo era Raava e Vaatu presos um ao outro, sem existência de avatares. Por isso, achei mais que correto essa separação (tanto que não gostei de terem se fundido de novo)

      (tá ligado q só tou mostrando outro ponto de vista, neh? n tou querendo criar mais discussão nem nada do tipo, blz?)

    • kleber

      Tbem não gostei desse final não, ela perde a memoria de todos os avatares, fugiu um pouco da história logo o Aang vai apago o anime começou com as lendas de Aang, vamos torce que Raara volte a lembra de tudo, confesso que gostava quando Aanga aparecia no anime

  • Demis Silva

    Só acho questionável parte; ” No momento em que ela morrer, o próximo Avatar, um dominador de terra, terá apenas o conhecimento passado de Korra para orientação, porque o ciclo foi “reiniciado””.Pensa bem, Korra teve o conhecimento dos outros avatares e quando ela entrou na arvore do tempo, ela recuperou suas memorias, então o próximo avatar terá os mesmo conhecimentos adquiridos pela Korra, e isso significa que o próximo avatar terá o conhecimento dos outros avatares (alem de Korra) mas sera limitado ao que a Korra sabe, Me corrijam se estiver erado!

  • João T

    Bom, pra mim a temporada não teve um final bom porque a única lição que a Korra aprendeu foi a de que ela não é apenas a Raava. Porém em momento nenhum da série isso foi abordado, em momento nenhum a Korra preocupou-se em ser um avatar como Wan, Roku e Aang foram. Ela simplesmente partia do pressuposto de que era avatar e com isso tinha muito poder e assim podia fazer o que queria. Dai em vez de aprender humildade, aprende que ela e muito melhor do que julgava ser. Pra mim isso foi um problema. Com os outros Avatares a questão era em eles aprenderem que o avatar era algo trabalhoso e que o tornava alguém que deve buscar o melhor para todos, e não uma lição de que ele deve buscar apenas si mesmo.

  • Lucas

    Na minha humilde opinião, acho que esse rompimento com os avatares anteriores pode ter sido por duas razoes inversas dos autores:
    1° Mike e Bryan cansaram de tantas perguntas ainda sob aang em korra e quis que se a galera quisesse saber mais sobre aang, que se limitasse nas comics apenas, e com o rompimento náo tem mais porque mostrar aang e seu passado..

    OU……..

    2° querem que korra futuramente com algum problema precise de ajuda de uma vida passada ai o desenho da uma reviravolta para aqueles q ficaram chateados com o rompimento e vêem uma participação mais chegada de aang na vida de korra.

  • Yago Ferreira Silva

    Achei esclarecedor esse texto, mas espero que sejam mesmo só especulações.Não gostei desse final. Só conheço 7 Avatares antes de Korra, queria conhecer mais.

  • Vitor Martins

    Ah na moral, eu nao gostei de ter quebrado o ciclo com os antigos avatares. Acho que agora o trem vai ficar triste , aneeeeem

  • Jean Carlos

    “A Lenda de Korra nunca será como A Lenda de Aang, porque não é A Lenda de Aang; é A Lenda de Korra”..! EU ACOMPANHO A Lenda de Korra só Para ver a 2ª e 3ª geração da Lenda de Aang , quero flash back , quero saber oq aconteceu com as outras naçoes. Lenda de Korra realmente nao é (e nunca será igual TLA) Odiei o elo com os outros avatares terem sido rompidos e Odeio a cidade moderna de Nova Yor- opaa, Republic City (gostava mais das aldeiazinhas). estao querendo fazer o mundo de avatar si parecer com o nosso mundo. Não é que a TLK seja ruim (é bom) mas é como diz o ditado: Time que esta ganhando nao si mexe (e mt coisa mudou em 100 anos).nao aguento aqueles momentos malhação de korra e Mako (nunca serao o triangulo de kataang e zutara). Gostei mais desse livro espirto do que o Ar, e espero mais do 3º em relação ao amadurecimentos dos personagens e exploração do mundo, vamos sair da cidade de Nova York por favor. (será que humanos e espiritos viverão em paz ?).. Desculpem por escrever esse testamento!! o.o

  • Francisco

    Gostei muito do artigo!! Porém pelo o que eu entendi dos episódios que mostram como foi a vida do avatar Wan ele ganhou o poder de dobrar os 4 elementos das tartarugas-leão. A série mostrou Wan indo de cidade em cidade protegidas pelas tartarugas-leão onde cada uma tinha a capacidade de dar o poder de dobra de um elemento específico portanto não foi por causa de Raava que ele conseguiu dobrar os 4 elementos. Ela aumentava os poderes do Wan e além disso, depois da morte dele, como ela tinha se fundido com o espírito do avatar, Raava tornou possível que a capacidade do Wan dobrar os quatro elementos fosse levada adiante assim como as suas experiências.
    Por isso quando Vaatu se fundiu com Tarlaq eles só dobravam água.

  • Tiago Ataulo

    Gostei do artigo, mas discordo de alguns pontos. Não acho que Vaatu está confinado no espírito de Raava. Quando Korra venceu Vaatu ele estava fundido com Unalaq. Ao meu ver, sob todos os aspéctos, esse novo Avatar iniciou seu ciclo com isso, tendo passado o espírito de Vaatu – que conservará as lembranças do espírito de Unalaq – para outro humano (isso abriria espaço para uma nova série depois de LoK).

    Além disso, acho que o ciclo Avatar de Raava não foi resetado. Acredito que agora, com a Korra muito mais a vontade no mundo espiritual, o próximo Livro trará a Korra tentando restaurar sua herança Avatar. Isso abriria espaço pra uma das tradições Avatar: Um mestre compartilhado, como o Monge Gyatsu que foi um grande amigo de Roku e mais tarde, quase uma figura paterna pro Aang. Acho que a Katara vai assumir esse papel em relação a Korra.

  • Bruno Olímpio

    Meu, eu amo avatar de verdade, sou muito fan, mas fiquei desapontadíssimo com essa última temporada de Korra. O roteiro de Aang foi construído com muito estudo de ambientação, tem muitas referências de filosofias espirituais fortíssimas como da Yoga e budismo. Quando chegou no primeiro livro de Korra (Ar) um excelente trabalho foi realizado, essa sacada de revolução industrial, revolta dos não-dominadores, tudo foi muito bem construído, mas pelo que eu li foi uma temporada lançada como ‘teste’ e como foi bem recebida, eles continuaram, mas ao meu ver, para escrever o novo roteiro eles esqueceram das bases de referência que o avatar tem. Criar dois espíritos um do bem e um do mal foi péssimo, vincular o avatar a eles foi pior, esquecer o q foi dito no Aang que cada nação aprendeu a dobra com espíritos diferentes (Dragão – fogo, Topeira – terra, Bisão – Ar, Lua – Água) e atribuir isso as tartarugas-leão ( que inclusive como uma delas mesmo disse que elas apenas dominavam a ‘energia’) foi terrível, quebrar o ciclo do avatar – péssimo e então como se não bastassem todos esses erros, fazer uma luta de megazord do bem contra o mal foi o FIM de avatar na minha vida. Espero que um dia percebam o que fizeram e reescrevam a história.

  • João Paulo

    Eu tenho algumas dúvidas, achei o final um tanto quanto inesperado, mas gostei, não que tenha sido ótimo ou surpreendente, foi o suficiente. Mas tenho a mesma sensação que tinha na Lenda de Aang, falta um pouco de maturidade talvez, acho que o mundo do avatar poderia ser muito mais bem explorado. O tema é fascinante envolve filosofia, mistério ação, um tema fascinante na mão de escritores medianos, mas não me entendam mal, adoro avatar, sou super fã, acompanho desde o lançamento do livro 1 de Aang.

    Minha dúvidas são as seguintes.

    1-) Korra derrotou Unalaq e Vaatu logo eles foram “Destruídos” isso significa que o espirito das trevas (Vaatu) e a Alma de Unalaq vão eventualmente “crescer” dentro de Raava? Portanto dentro do Avatar? Eventualmente o Avatar terá os dois espíritos dentro de si mais a alma do Unalaq?

    2-) Em diversos episódios da Lenda de Aang e de Korra, os personagens afirmavam que a dobra dos elementos (Bending), são era possível no mundo Espiritual, porém Unalaq, Korra e Wan usaram a dobra de água antes mesmo da Convergência e durante a mesma no mundo Espiritual? Alguém tem uma explicação pra isso?

    Se alguém puder me ajudar a entender melhor isso,

    Obrigado!!

    “No! I will never ever turn my back on people who need me!” – Katara

    Essa frase é mto foda!!

    • Galactus

      1- Unalaq já era, ele foi destruído junto com Vaatu. – Mas Vaatu pode renascer em Raava.

      2-Só é possível dobrar os elementos no mundo espiritual se à pessoa entrar pelo portal, se ela entrar meditando não tem como. A dobra necessita do corpo da pessoa.

      • João Paulo

        Legal obrigado pelas respostas, mas já que Unalaq se fundiu ao Vaatu, essa união não seria eterna, da mesma forma como o Avatar morre e renasce com Raava?

        • Galactus

          Vaatu foi purificado, e com isso unalaq foi destruído. – só que Vaatu pode renascer novamente, pois não pode existir o bem sem o mal. – Entenda assim: Unalaq se tornou 1 com o Vaatu, e desse modo ele não iria poder reencarnar, pois ele não teve uma morte normal (a morte natural é necessária, para que o espírito de Vaatu possa se fundir com o espirito de Unalaq, do mesmo modo que funciona com o Avatar). Quando Vaatu foi destruído, ele perdeu a antiga essência dele, como a Raava perdeu a dela ao ser destruída por Vaatu. (Digamos que eles se tornaram virgens novamente)

          • João Paulo

            Valeu!! Kkkk

  • Faelbc

    Esse papo de que agora é a vez de Korra, que temos que esquecer do Aang, é furada galera. Eu entendo isso, mas ele continua sendo muito importante poxa, quantas vezes o Aang teve ajuda do Roku? A Korra quase não teve contato com o Aang. Sinto falta dessa ligação.
    Eu espero que mesmo não tendo essa ligação dentro dela ela ainfa tenha contato no mundo espiritual, pois seria muito triste jogar 10.000 anos de experiência no lixo, simplesmente apagando por completo tudo que a série conquistou até agora.

  • João Victor Quintanilha

    Estou de boca aberta com este artigo, ainda não vi os últimos episódios, mas pretendo assisti-los agora… estão de parabéns!

  • Rafael Ramesses

    Obrigado pela explicação!! acabei de ver o finale do livro 2 e fiquei revoltado!!! mas com estas explicações estou melhor!!! espero que o próximo livro não seja tão corrido e tenha muito mais emoções!!!!

  • Bruno Santana

    Bom texto… Mas creio que há muito ainda para se desvendar sobre o universo “avatar”. Não acredito que tenha dado fim a conexão, apenas perdido, logo que a logica dos “espíritos” do universo avatar segue a taoista, ou seja, algo cíclico, com transformações não fins e começos propriamente ditos. Raava é o espírito da Luz, e sempre vai ser, como Vaatu, (opostos porem complementares) ou seja, “eternos”. A convivência de humanos com “espíritos” dará muito “bano pra manga” para diversas historias e estorias, logo que Raava conhece o mundo antes todos… E ainda falta a explicação da morte do Aang, que morreu jovem, mesmo sendo tão “sábio” e “poderoso” (o primeiro avatar que dominou a energia em essência). Não obstante fica em aberto no “anime” o fim que deu a mão do Zuko, seus filhos… e por ai vai!!!rsrsrs

  • Max Matt Mania

    O artigo é ótimo. Porém tenho apenas algumas indagações quanto a questão da “nova” Raava. Acredito que a Raava derrotada seja a mesma que ressurgiu em Vatu, pois as trevas não pode realmente destruir a luz e vice-versa. Até o encontro com Wan, Raava tinha, no mínimo, uma indiferença para com os humanos, foi o caráter de Wan e suas ações que criaram a grande afinidade e amizade dos dois. Depois de ressurgir, a nova Raava demonstrou já conhecer Korra e se uniu a ela prontamente. Se Raava não tivesse ligação, isso é, se não fosse a mesma Raava, com as mesmas memórias e conhecimentos, ela não se uniria definitivamente a um estranho que ela não conhecesse. Acredito que possa se ter perdido alguma ligação espiritual, criando-se uma nova com a nova união, porém os conhecimentos das vidas passadas permanece em Raava e podem (ou não) ser restaurados um dia. Então pessoal, o que vocês acham?

  • Rodrigo Ferreira

    Se observar, quando Raava sai de Korra, ela é capaz de dobrar o ar, logo ela pode utilizar os elementos sem a ligação com a luz.
    Acho que é mais de um novo ciclo, mas a capacidade de um indivíduo poder dominar mais de um elemento. Mas em tese, quando a Luz saiu dela, ela seria capaz de usar apenas a água, não o ar como utilizou.

  • Victor Lucas

    queria saber se ela podia dobrar os quatro elementos sem raava.

  • Winycius Di Angelo

    gostei das ultimas frases

    Aang teve sua chance…

    …agora é a vez da Korra.

  • Jeferson Assis

    Não gostei, Aang deveria continuar com ela e deveria ter uma séria mostrando as aventuras de Aang quando adulto. Além do mais a Korra é fodona mais o Aang foi ultrapassado por ela depois disso… O Aang deveria ter feito o novo ciclo, Aang deveria poder guiar o próximo a avatar junto a Korra…

  • Um ponto que eu achei muito frustrante foi que Korra usava o estado avatar como se fosse uma coisa banal, qualquer golpe que ela levava ela entrava em estado avatar dava um outro golpe e voltava ao normal. Já Aang e os avatares anteriores quando entravam no estado avatar era pra valer, era porque precisavam mesmo. Eu acho que Korra devia dar mais valor ao estado avatar.

    E outra coisa, como ela poderia perder para Unalaq (acho que e assim que escreve) no estado avatar? Ela fica, digamos, 10 mil anos de conhecimento e experiência mais forte e mesmo assim ainda fica penando tanto para derrotar Unalaq? Ozai, um excelente dominador de fogo ficou com medo do Aang no estado avatar, Unalaq parece que nem percebeu que Korra estava no estado avatar! Como assim?!

    Parece que com Korra o estado avatar sem torna um peso, pois além de não deix á-la mais forte, ainda tem a desvantagem de quebrar o ciclo se morrer no estado avatar.

  • Lucas Valente

    “Vaatu não foi destruído. Ele foi absorvido por Raava…” Poxa, minhas esperanças de ver novamente um outro Avatar (maligno) foram por água a baixo.

  • Andre Gomes

    Curto muito a Lenda de Korra e gostei bastante do seu artigo. Mas discordo de três coisas: a) Vaatu, a meu ver não foi absorvido por Raava. Isso porque ela e Korra estavam desonectadas e foi Korra que converteu Vaatu/Unalaq das trevas para luz e só depois houve a reconexão entre Korra/Raava; b) acho muito prematuro dizer que as memórias e conexão de Korra com os outros avatares está cortada, dando início a um outro ciclo avatar porque não sabemos como acontece a fusão Raava/Korra, basta lembrarmos que Aang, com o ataque de Azula no final do segundo livro, também ficou sem conexão e sem possibilidade de entrar em estado avatar. São situações diferentes, mas se assemelham bastante. Só vamos saber se essa coisa da perda das vidas passadas é real quando terminar a série. Mas acho que seria uma pena de qualquer modo; c) a terceira discordância tem a ver com essa coisa de não se traçar paralelos entre as séries. Claro que Korra é muito diferente de Aang e claro que ambos vão ter caminhos e legados também diferentes, mas é impossível não fazer comparações, uma vez que eles são parte do mesmo universo e criados com pouquíssimo tempo de distância temporal um do outro. Eu entendo o entrave natural que Korra teve ao longo da série com seu aspecto espiritual, mas as soluções dos autores em relação a ela já estão virando clichê. Um exemplo é a perda das dobras de fogo, água e terra no último episódio do livro 1 e agora mais uma vez a perda dos poderes de avatar pela retirada de Raava. E o conhecido da dobra de energia? E o fato de ela ser um avatar plenamente realizado, ou seja, controla os quatro elementos e o estado avata? Isso é, sim, um contradição em relação ao proposto dentro do universo avatar. Além disso, desde o livro 1 sabemos que o mecanismo de defesa do avatar é a entrada em estado avatar que nada mais é do que a conexão com Raava, que potencializa os poderes de dominador do avatar. Isso sequer se mostrou possível na série. Korra só entra em estado avatar na cena final do último episódio. Acho meio furado, mas enfim, não somos os caras que concebem a série. Como disse… adoro a série e a capacidade dramática dela e por mim ela teria até mais que 4 livros. De qualquer modo, parabéns pelo artigo e pelo site.

  • Rafael Zangetsu

    É Vdd que Aang e Aang e Korra é Korra… mas so eu nao curti Korra Destruir verdades de Aang? Como por Exemplo a dominação, em Aang e explicado que os humanos se basearam em animais menos os da agua que se basearam na lua… Korra meio que distroi isso dizendo que os elementos foram dados pelas tartarugas-leoes….

  • Alex Santos

    realmente as pessoas estao reclamando muito que a lenda de aang era melhor que de korra, lógico que nao cada um tem sua história que alias cada avatar tem sua historia quero ver essas pessoas que reclamam fazer um desenho tao espetacular
    Demais o artigo esclareceu muita coisa parabéns

  • Douglas Pereira

    Olha em relação ao avatar, não acho que o avatar se resuma primeiramente a Raava e sim ao espirito de Wan, que por ter recebido das tartarugas leões os 4 elementos conseguiu dominar os 4 elementos. Já passando para a questão da reencarnação: se Wan tivesse apenas dominado os 4 elementos e morrido a sua próxima encarnação seria um simples dobrador ou talvez nem fosse nada já que os poderes adquiridos por ele vieram das tartarugas leões ( o que pro sinal já quebra toda a teoria levantada por Aang, mas isso fica pra outra discussão ), mas já que ele se uniu a Raava, a capacidade de dominação dos 4 elementos, e suas memórias foram passadas de geração em geração. Por isso creio que a conexão de Korra com os avatares foi perdida sim, mas as memórias de Raava dos avatares não, tanto que quando ela volta puxada por Korra ela prontamente nem pensa duas vezes e já se une a Korra, sendo assim ela ainda tem lembranças de sua “vida” anterior a sua absorção.

  • Mauricio F J Sampaio

    Como assim Aang teve sua chance??

  • Adriano Liver

    Uma duvida: se Raava perdeu as conexões com os avatares do passado e renasceu numa nova Raava, então as dobras de fogo, vento e terra se foram juntas com a Raava velha?

  • Henrique Diniz

    Queria entender uma coisa que percebi vendo hoje um episódio de Avatar e a lenda de Aang. Em uma discussão, Toph lembra Zuco que as Toupeiras ajudaram ela a dominar a Terra, elas seriam as primeiras dominadoras de terra, assim como os Dragões seriam do fogo, a Lua da aguá e os bizões voadores do ar. Porém lembrei do episódio de Korra, onde as Tartarugas Leões “emprestavam” a dominação para os guerreiros conseguirem suprimentos para o seu povo. Assim, cada tartaruga Leão tinha seu elemento. Então quem realmente foram os Primeiros dominadores? E como os humanos, de fato, conseguiram a dominação?

  • Delano Borges

    Texto excelente, eu tbm interpretei o final do livro 2 dessa maneira.
    Achei lindo qd Tenzin diz que Korra ainda tem sua própria energia interna, mesmo sem a energia “avatar”.
    E adorei qd Korra se nega a fechar os portais, pq foi uma quebra de expectativa: vc fica esperando que no final td volte a ser como era, mas não! Ela decide iniciar uma nova era, e ela decide isso sozinha, assume toda a responsabilidade, pq sabe qe é sua missão trazer o equilíbrio entre os mundos, e pra isso eles não devem continuar separados.
    E quando vc olha pra Lenda de Aang, vc vê que lá não se explorava conceitos desse tipo. Por isso que as comparações são injustificadas!!! A Lenda de Korra não se propõe a simplesmente explorar os mesmo conceitos de a Lenda de Aang, mas explorar conceitos novos do mesmo universo. São dois desenhos excelentes, cada um a sua maneira, pq exploram conceitos e temáticas diferentes…

  • David Albuquerque Monteiro

    realmente, nunca será como a lenda de aang rsrsrs

  • Adael Ian Menslin

    A única coisa que e não entendi em todo o enredo foi:o que faz com que o avatar seguinte nasça na nação seguinte seguindo a ordem, e não aleatoriamente?

  • allef rodrigues

    Eu pensei que como vaatu e unalaq estavam unidos igual a korra e raava,eles iriam reencarna juntos

  • Yago Ferreira Silva

    Na minha opinião, não tem essa de velha e nova Raava, ela é a mesma. Se os conhecimentos dos avatares passados através de Raava foram perdidos, então os conhecimentos dela sobre os elementos também foram, porque a tartaruga leão passou os elementos a Raava pra ela dar a Wan, porque Wan já tinha o fogo, e não podia dominar outros, somente combinando a sua energia com a de Raava. Se ela fosse nova, ela não poderia dar a Korra os outros elementos, assim como Vaatu, que não deu nenhum outro elemento a Unalaq.

  • Taina Silva

    adorei o final muita gente precisa ver isso

    “A Lenda de Korra nunca será como A Lenda de Aang, porque não é A Lenda de Aang; é A Lenda de Korra. “

    Aang teve sua chance…

  • Caique Macedo

    Houve um pequeno erro no último episódio pois quando Tenzin leva Korra para a árvore do Tempo ela usa dobra de Ar para subir na árvore. Como isso seria possível se Korra é uma Avatar da tribo da água e o Ar é “usado” através do espirito de Raava que foi separada dela? É um pequeno detalhe que reparei então eu queria saber se o meu raciocínio está correto.

  • Guilherme Escobar Martins

    Eu como um grande Fã do primeiro avatar eu comecei a ver A Lenda de Korra , admito que nao gostei muito no começo , pois via certas contradições com o primeiro avatar , ma eu fui vendo e realmente me surpreendi e finalmente aceitei uma nova pegada
    Mas Jogar fora uma brecha de referencias gigante como as memorias dos antigos avatares pra mim é um Desperdício pra serie , assim como no 1° tinha passagens do avatar Roco , seria muito massa ter passagens do Aang , e não vejo nada de mal em aproveitar tudo que esse universo maravilhoso de avatar tem a proporcionar , e com certeza muitas brechas do primeiro podem ser aproveitadas
    Com isso , discordo de algumas pessoas argumentando e até dos produtores que se por acaso pensarem assim , vou ficar desapontado , eu quero sim ver referencias do primeiro avatar no historia , nao vejo mal nisso , e A lenda de Korra nao vai deixar de ser “De Korra” por causa disso
    Resumindo , não gostei desse rompimento com todo o passado avatar de Korra , achei um Desperdício total ,pra mim korra ate agora não mostrou um objetivo maior pra serie , diferente do Aang , que teve suas responsabilidades e objetivos maiores impostas des do 1° ep , korra pra mim nao passa de uma seria pra aproveitar e explicar o universo avatar , e se por acaso isso nao acontecer , ficarei bem frustrado

  • Higor Leles

    Incrível!

  • Manjaleu Motovlog

    Essa explicação foi mais fraca que o final da serie de Korra, que venha o dobrador de terra pq esse final ai nem com muita agua da pra engolir.

    Mistificaram demais o Avatar, quiseram dar uma explicações de o que É o avatar e se juntar todos os livros de Korra não tem metade da empolgação do livro da terra de Ang.

    Não estou querendo comparar um com outro mas é a mesma coisa que vc ler o livro Sociedade do Anel e o Duas Torres ou o Retorno do Rei ser uma bosta! não tem lógica!

  • Ramon Arruda

    Eu também defendo a ideia de que é Raava quem permite que o avatar domine os quatro elementos ao meso tempo. mas fica a dúvida: vemos que no inicio com Wan para que ele pudesse variar a dominação independente, Raava tinha que passar por entre ele, aí assim ele dominava, vemos que a única dominação que foi dada diretamente ao espírito de Wan foi a dominação de fogo, e as outras foram passadas a Raava e ela lhe permitia que usasse, isso vale para Wan, mas a partir do avatar seguinte será que as 4 dominações estão contidas nele, ou ele só tem a dominação de sua nação e Raava libera as outras? Digo isto pelo fato de korra mesmo tendo perdido Raava, ela usou dominação de ar para subir na árvore do tempo juntamente com Tenzin, (https://www.youtube.com/watch?v=nDD7cZxEgxc = link do episódio completo para vocês verem, cliquem no minuto 19) dito isto talvez Raava só permita a dobra mista e a ligação com os avatares, e a partir do segundo avatar eles próprios tem as 4 dobras no seu espírito.

  • grazielpe

    a lenda de de aang e melhor q essa porcaria de korra ela e apenas uma vadia ignorante q acha q sabe tudo e ñ sabe de nada o aang da de 10 a 0 nessa idiota a lenda de korra e perda de tempo

  • Cleiton Fernando Zocca

    “”A Lenda de Korra nunca será como A Lenda de Aang, porque não é A Lenda de Aang; é A Lenda de Korra.””

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH, serioooo?

  • Phael Oliveira

    Primeiro, Korra só existe por causa do sucesso do Aang e devido a isso os autores ficaram desleixados. Depois disso, devo assumir que a primeira temporada foi fenomenal e superou as minhas expectativas. Posso dizer isso da segunda temporada também, porém, o final estragou tudo o que havia construído. Como korra sem Raava ( A origem do poder avatar, o que permite que os avatares dominem os 4 elementos e amplifiquem seus poderes por um breve momento) derrotou Unalak, o Avatar Negro, apenas com seu espírito? Além disso como ela continuou dominando os 4 elementos? Isso é o que podemos chamar de erro dos próprios roteiristas.

5 de December de 2016

Clear all