Leitura Obrigatória: O porque do episódio 04×08 de “Korra” ser uma recapitulação

bryan
Mais um capítulo do descaso da Nickelodeon com a Franquia Avatar.

Em seu blog no tumblr o co-criador da franquia, Bryan Konietzko relata o porquê do oitavo capítulo da última temporada de “A Lenda Korra” ser um episódio fora do padrão da série, por favor, se você é fã de “Korra” leia cada linha porque vale a pena, mas antes, um agradecimento muito especial para as benders Carolina de Souza e Kamila Benevides que fizeram gentilmente a tradução do post original que você pode encontrar clicando aqui.

Algumas palavras em antecipação ao Episódio 4×08, “Lembranças”…

Em algumas horas o oitavo episódio do Livro 4 de Korra será lançado online, e eu imagino que ao assistir os primeiros minutos você irá se sentir enganado e gritará para a tela: “Ei! Isso é um episódio de flashbacks mal feito!” E isso é (quase) o que o episódio é – exceto que todos nós trabalhamos muito para garantir que pelo menos o episódio não seja mal feito. Estou aqui para explicar porque precisamos ter de fazer um. Em algum momento, mais ou menos um ano e meio atrás, fomos similarmente enganados numa grande escala. Recebemos as notícias de nossos superiores de que o orçamento do Livro 4 estava sendo cortado – perdemos o dinheiro equivalente a um episódio quase inteiro. Tivemos duas alternativas: 1) Demitir uma quantidade significativa da equipe com muitas semanas de antecedência, ou 2) Fazer um episódio de flashbacks. Nunca consideramos a primeira opção. Não iríamos fazer aquilo com nossa equipe, e mesmo se fôssemos cruéis o suficiente para fazer, nunca seríamos capazes de finalizar a temporada sem eles. Mas tendo crescido assistindo TV nos anos 80 e 90, todos nós tememos episódios de flashback, em que personagens dizem “Lembra aquela vez quando…” e cenas antigas são recicladas para o tédio geral. Qualquer um que sofreu com o episódio de Star Trek: The Next Generation “Shades of Gray” sabe exatamente do que estou falando.

Fãs de anime sabem que essa é uma ocorrência comum em séries japonesas também. Na verdade, enquanto Mike abaixava sua cabeça de desapontamento com nosso destino, me lembrei de como um de meus favoritos animes, Samurai Champloo, fez um episódio de flashbacks incrível e inteligente, na minha opinião. Eles combinaram mais ou menos 5 minutos de cenas inéditas com cenas antigas, e montaram um contexto num qual os personagens refletiam sobre acontecimentos passados ao narrá-los, oferecendo à audiência novos pontos de vista ou ao menos proporcionando humor. Ofereci essa abordagem à Mike e ele concordou que essa era a melhor maneira de transformar esse limão enorme numa limonada.

Nos tempos de Avatar fizemos um tipo de episódio de flashbacks, apesar de toda a animação ter sido inédita e muito difícil de produzir – o episódio 3×17, “Os Atores da Ilha Ember.” Nossos heróis foram assistir a uma peça de teatro onde eles viram a si mesmos e suas jornadas sendo representados por atores num palco. Foi simultâneamente um momento de reflexão para os personagens antes deles mergulharem no grande desfecho, e uma oportunidade de brincar e tirar sarro de nossa própria série de uma maneira leve e divertida, antes das coisas ficarem sérias nos episódios finais. O episódio “Lembranças” de Korra acabou tendo uma função parecida, porém com cenas antigas em vez de uma nova animação. Há cerca de 5 minutos de cenas inéditas, animadas maravilhosamente pelo Studio Mir, e um monte de narrações engraçadas e emocionantes dos personagens. Também há chibis divertidos e outros agrados, para dar uma animada nas cenas antigas.

O que começou como uma escolha relutante acabou se tornando um episódio realmente divertido de se fazer, e no final eu realmente o amo. Mike fez um trabalho incrível ao dirigi-lo e criar os hilários storyboards envolvendo os chibis, e também ao supervisar o maravilhoso roteiro de Josh Hamilton, Katie Matilla e Tim Hendrick. Joaquim Dos Santos, Ryu Ki Hyun e Lauren Montgomery desenharam fantásticos storyboards para as cenas inéditas (particularmente a insana pose de Varrick desenhada por Lauren). Muitas outras pessoas trabalharam duro nesse episódio, incluindo Amaris Calvin, nossa editora de animação; Christie Tseng, nossa designer de personagens que desenhou e coloriu toda a arte final dos chibis; Matt Gadbois, nosso editor do After Effects; e Chris Hink, nosso editor de fotografia final. Por último mas não menos importante, Aran Tanchum e Vinny Guisetti do som, Benjamin Wynn no design de som, e uma trilha sonora espetacular com todas as suas músicas favoritas compostas por Jeremy Zuckerman. E mais um monte de outras pessoas incríveis de quem estou esquecendo!

Agora vocês sabem o que o episódio é, e porque ele aconteceu. Espero que vocês acabem gostando dele, especialmente por ele ser um último episódio leve, brincalhão e nostálgico antes das COISAS. FICAREM. SÉRIAS. E aí a série termina.

Com amor, Bryan.

Você pode gostar...

  • Cândido

    Okay, explicou. Mas será apenas um episódio que verei apenas os 5 minutos inéditos. Obrigado.

    • Paulo Victor

      cara vc é mei burro né? os 5 minutos estão espalhados pelo episódio, é lógico q eles ñ colocariam td d uma vez ¬¬’

      • Cândido

        Não precisa baixar o nível, ó moço. Eu quis dizer que vou picotar o episódio porque ninguem merece ficar vendo recap. Se você gosta e tem tempo, parabéns, mas eu não tenho.

        • Paulo Victor

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk maus, mas eu ñ tenho paciencia d ficar pulando, pq o episódio sempre trava e ai eu fico com mais ódio ainda, então prefiro deixar rolar. Ah e se vc pulou msm o epi vc perdeu a melhor parte q foi o Varrick (slá como escreve) narrando a história

  • Douglas Soares

    Legal, adoro episódios assim. A equipe é ótimo, despedi-los seria uma burrice total. Pro povo que reclama, esses episódios como ele disse, são comuns em animes e é bem melhor que despedir grande parte da equipe. Entre um e outro, episódio com flashbacks são beeem melhores

  • Alucard

    Como eu gostaria que as séries “Avatar” saíssem da posse da Nickelodeon, e fossem para outra empresa responsável que realmente dedica-se as coisas…

    • Alexandre Damasceno

      Mas foi a Nickelodeon que fez as séries “Avatar” o que você gosta hoje ‘-‘

      • Math

        Mas a atual direção da Nickelodeon está horrível. Ela investe cada vez mais em séries de crianças ranhentas e retardadas e tira verba de uma das animações mais conhecidas do canal? Avatar tem uma base de fãs no mundo todo por causa de sua qualidade e ser único, mas os engravatados atuais estão querendo transformar a única coisas maravilhosa hoje do canal em algo retardado. Sério, esse corte de gastos explica a atual Nickelodeon. Se não quer investir em qualidade, ok, mas dê a série na mão de alguém que faça proveito.

        • numerocinco

          Atual? Tem uns 10 anos que a decadencia criativa começou, vez ou outra caia no colo da Nick coisas geniais, como Padrinhos Mágicos, mas que a longo prazo não se sustentaram, exemplo disso foi o tempo que Padrinhos Mágicos e Bob Esponja ficaram sendo empurrados com a barriga, até hoje no caso do Bob. Falta visão lá em cima, a série Avatar é boa em todos os sentidos, mas o lugar dela não é um canal infantil que sequer tem compromisso para passar os episódios na ordem certa!

          • João Carlos Santos

            O que vocês tem que entender é que essas “Séries de crianças ranhentas” geram muito mais dinheiro pela grande exposição das crianças a mídia, podendo explorar a marca também em outros setores.

            Não é a toa que o tema da redação deste ano foi “PUBLICIDADE INFANTIL” abordando que as emissoras de televisão criam desenhos para agradar crianças e depois usam os personagens como garoto propaganda.

            Podem falar o que quiser, criticar quanto quiser, mas BEN 10 (Não estou dizendo que gosto) gerou mais lucro pra sua emisorra (cartoon) do que as duas temporadas de avatar (aang e korra) e é esse o tipo de retorno que qualquer canal deseja, por isso cada vez mais são encomendadas séries infantis.

            Se eu concordo com tudo isso? Lógico que não, porém infelizmente essa é a realidade e por muito tempo irá continuar assim, se acostumem.

          • João

            Ben 10 gerou mais lucro que avatar? Só uma perguntinha básica, o quanto de público ben 10 teve?

          • João Carlos Santos

            O lucro neste caso não esta diretamente ligado a quantidade de público, e sim a capacidade da marca de expandir para outros setores.

            Se comparar o público de avatar e BEN 10 concerteza o público de avatar é maior, porém o público de BEN 10 é mais submisso a mídia e isso faz com que qualquer produto ligado a marca seja um sucesso de vendas.

            Você não viu serem comercializados produtos avatar (ex: chinelo, sandália, camiseta, tenis etc) em grande escala, já quando se trata de BEN 10 toda criança quer ter algum produto da marca, e isso é o que eu me refiro a “expandir para outros setores”, o desenho não lucra apenas pela sua visualização, mas também gera lucro em setores variádos do comércio.

            Caso queira entender melhor o motivo do sucesso em cifras de ben 10 te aconselho esta matéria:

            http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1010201002.htm

            Para entender o público infantil te indico essa:

            http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/publicidade-infantil-entenda-quais-so-os-perigos

            Uma coisa básica que se deve entender é que a capacidade da marca não esta atrelada diretamente ao público que ela consegue “atingir” e sim a vulnerabilidade do mesmo.

            O

          • Paula Pedrozo

            Se você parar para pensar, sim o Ben 10 gerou mais lucro que avatar pelo fato de não importar onde você vá você vai ver uma criança com um tênis, uma camisa ou o bendito relógio alienígena do Ben 10 e raramente vai ver alguém usando algo relacionado ao universo avatar, tanto que as únicas camisas que dá pra comprar aqui no brasil relacionados com Aang/Korra você acha aqui no Mundo Avatar que é feito pelos fãs esforçados daqui (btw muito obrigado por vocês existirem ♥)

            Isso é o que eu penso, eu devo ter me ferrado na redação do ENEM porque, cara, isso nem me passou pela cabeça, mas quando li o comentário do João Carlos Santos fiquei tipo “AH MANO! AGORA ENTENDI!”

            A;tla e A;tlok são séries magnificas (fodas) em quesito de história, animação e fandom— tem lá seus defeitinhos, mas é tão, MAS TÃO legal e que você acaba deixando pra lá e simplesmente aproveita o crescimento incrível de cada personagem junto com o desenvolvimento ótimo da história. Graças a esse último episodio eu finalmente deixei de odiar o Mako, por ter visto que ele cresceu com os deslizes dele, ver a história pelo lado dele foi divertido e me fez entender que ele SABE que errou e aprendeu com isso.

            Eu escrevi muito mais que pretendia, mas pra finalizar: Avatar é uma série ótima, fodástica e viciante— que merecia ser tratada com o devido respeito e receber muito mais atenção e investimento pelo trabalho incrível, mas ” infelizmente essa é a realidade e por muito tempo irá continuar assim”

        • Gustavo Monteiro

          A Nick já foi muito melhor …. Hoje só lamento por ela..

        • Deyvison Silas

          Pois é cara, na minha opinião as empresas que vendem um produto pensando apenas na quantidade de clientes não é digna de audiência, QUALIDADE de audiência é o que faz uma boa produtora, verdadeiros valores não se aprendem vendo uma porca fazendo “grwwrr”, mas sim de histórias onde mostram verdadeiras situações e que realmente sirvam de aprendizado. Então se o público que assiste um desenho de uma produtora(A nick) são “lerdos” então a produtora o mesmo será.

          • João Carlos Santos

            Infelizmente as crianças de 3 a 7 anos não pensam assim, e continuam gerando lucro para as emissoras de qualquer maneira, como uma emissora como a nick nada mais é que uma empresa, acho natural focar em lucro.

    • Alexandre Gavião

      Li o texto do Grande Bryan , e cara is a buisness world , se eu visse minha criação em risco eu tiraria da emissora imediatamente, por exemplo a Boomerang que vendeu Peppa que tinha um numero muito ruim de vendas de produtos , por muito pouco dinheiro e conseguiu em 10 meses lucrar o seu preço para a emissora , faço minhas as palavras de Alucard,

      “Como eu gostaria que as séries “Avatar” saíssem da posse da Nickelodeon, e fossem para outra empresa responsável que realmente dedica-se as coisas…”

      E infelizmente a serie acabara reduzida devido a cortes e o prejuízo do filme em live action fez , é uma pena que isso tenha acontecido.

  • Joo

    ”Joaquim dos Santos” brasileiro?

    • Raiane Novais

      Americano de ascendência portuguesa…

      • Guest

        Também conhecido como um dos melhores ilustradores do mundo atualmente.

        • Lucas Monteiro Pimenta

          e tinha q ser brasileiro , para ser ter esse jeito discontraido na serie . kkkk ..agora sei pq a semelhança de ser engraçado. é o mesmo caso do cara q criou o era do gelo >< , tb brasileiro.

    • numerocinco

      Também conhecido como um dos melhores ilustradores do mundo atualmente. Só para constar.

  • Julio Cesar

    Pra quem assiste Naruto/Naruto Shippuden desde começo isso nao é absolutamente nada!

    • Savio Alves Oliveira

      parei de ver por causa disso… Naruto só tem filler, flachback sentimentais batidos/forçado e falação que dura mais que a luta.

    • Eu assisto Naruto e acho As Lendas de Korra é beeeem melhor, eu Naruto é forçadamente muito sentimental.

    • numerocinco

      Na minha opinião, um meio termo seria o ideal sabe, Naruto tem MUITO filler, e Korra eu acho rápida demais, são pouquíssimos episódios para uma história absurdamente rica e que poderia ser ainda mais rica! Eu vejo tanto potencial em Avatar, que não me incomodaria 5 episodios fillers falando sobre o Sokka, por exemplo, ou sobre uma das historias que viraram HQs e caramba a avatar Kioshi viveu mais de 300 anos, alguma coisa legal deve ter acontecido, poxa!

      Não seria exagero nenhum se cada livro tivesse 30 ou 40 episódios, história boa tem, só não tem grana!

      • Lucas Carvalho

        NUSS! essa da avatar Kioshi eu nao sabia O.O …. sou fascinado por avatar , e qria mt q investissem em contar a historia de um avatar do passado (no caso a avatar Kioshi S2), pq um dos motivos para korra ser o ultimo, é por estar avançado no tempo ja, e dai entraria em uma outra era mais futuristica. enfim… ficarei de luto pelo fim de avatar.

      • Eu gostaria muito mesmo de filers das lendas de Korra ou Aang, mas não de surpresa no meio de episódios importantes, aí ninguém merece.

      • Lucas Monteiro Pimenta

        Concordo com vc numero cinco. Para quem assiste anime , esse filer não é nada d+ , mas também mostra o quanto eles são inesperiente a isso , e tentar fazer igual. Mas realmente , a ideia de colocar alguns filer , contando sobre os passados ,que é a geraçao de Aang e o que aconteceu , seria mais interessante , e dava para fazer isso muito bem ,ja que toph estava viva para contar e aquele velhinho maluco daquela cidade pequena . Pena que o q mata é $$ , se eles já cortaram orçamento , imagina para expandir o numero de episodios , os cara iam matar a equipe !!

      • Kaio Oliveira

        epa! a Kyoshi morreu com 230, na verdade( o que não deixa de ser tempo pra cacete)

    • Bem observado hahaha

  • Marvin Muhorro

    Gostei do episódio anterior, esse ainda não vi mas não estou ansioso para ver segundo os comentários. Também korra já tem poucos episódios e não são suficientes, quando digo não são é porque não são. Esse episódio não podia seguir a Reunião que foi uma Maravilha ver Bolin fazendo coisas boas e ver korra a fazer coisas de Avatar mesmo…

  • Episódios de flashback nem é tão ruim assim… A não ser o de Star Trek, esse eu sofri mesmo!

    • João

      Porque, o que ocorreu de tão especial nesse do star trek?

  • Math

    Nickelodeon, eu te odeio!

  • A cada um dos autores dessa decisão desejo um negão tamanho G para cada um de seus respectivos cús.

  • PsiMistyx

    N curti esse “E ai a série termina”….

    • Raian Satyro

      Acho que nenhum fã gosto, mas é melhor acabar sendo uma série incrível do que fazer outra temporada toda cagada por causa da Nickelodeon.

      • Magonoid Moura

        Eu espero que quando A Lenda de Korra acabe, o Netflix adquira
        direito de exibição de A Lenda de Korra, mas o Netflix comprando a série
        Avatar eu acho um pouco dificil…. se bem que os criadores de Avatar
        devem estar um pouco cansados da franquia por fazer duas séries seguidas
        que abordam a mesma franquia… então vendendo a série pro Netflix,
        além deles abusarem muito de ter o direito sobre a série para fazer eps
        entre as temporadas(tipo um ep que se passa entre o livro 1 e o livro 2)
        que seria disponíveis só no Netflix(já que A Lenda de Korra também está
        disponível na Amazon Video, o iTunes e no Hulu Plus, o Netflix tem que
        apresentar alguma vantagem em relação aos outros serviços através de
        série para até, se possível, fazer fãs de Avatar assinarem o serviço) e
        finalmente depois disso fazer uma terceira série de Avatar(provavelmente
        um avatar Homem do Reino da Terra[que a o ultimo avatar de Terra foi
        uma mulher]) para “forçar” definitivamente os fãs de Avatar à assinarem o
        serviço, e si der certo, vai ter uma quarta série de
        Avatar(provavelmente com um avatar Mulher da nação do fogo[já que o
        ultimo avatar de fogo foi um homem]) para encerrar tudo… pq se fizerem
        séries infinitas de Avatar vai chegar uma hora que o povo vai dizer
        “CHEGA!!!”… eu só torço para se caso a Netflit compre a série Avatar
        como um todo, não transforme num Live Action… pois o ultimo Live
        Action de Avatar foi um horror e os fãs ainda estão meio
        traumatizados…
        sério… talvez a quarta série de Avatar possa ser Live Action e os fãs
        assistam se a terceira for boa, mas seria bom se a terceira continuasse
        como uma animação, assim o Netflix demonstraria pros fãs que sabe o que
        está fazendo, pelo menos visualmente pq se já fosse Live Action muitos
        não iriam nem dar chance…

        • PsiMistyx

          Socorro que texto =O N achei o Live Action tão ruim… Assim as semelhanças dos povos, cenarios, personagens que me deixou chatied… mas n achei tãaaao ruim assim… E faltou um pkinho de sla aquele toque avatar saca, ação lutas de dominações rápidas e épicas e talz agr eu acho que Avatar Korra tah muito massa e que sim n daria pra passar do avatar do fogo, apesar de que jah conhecemos muito bem Roku e sua hist, só faltava entender mais o avatar da agua msm que Kuruk nunca foi muito falado (Até pq ele parecia ser um inutil né… Bwahahahaha) Agr Kyoshi tbm foi muito falada então n sei se realmente precisaria de uma continuação… Acho que de Korra e muito dificil passar. Assim pra mim pelo menos pra mim foi muito dificil me desapegar tnt do aang e do anigo time avatar pra me apegar na korra e no novo time, hj em dia eu amo a korra o msm tnt que aang, seria dificil fazer isso em uma continuação xD Talvez continuar as aventuras da korra bastaria pq ela ainda e muito jovem ;3

          • Magonoid Moura

            Eu já estou mais que satisfeito de Korra, pra mim o livro 2 foi o auge da série… agora estou ansioso mesmo pro próximo avatar…pra mim Korra já deu o que tinha que dar.

  • Caio Otaloram

    Pelo menos eles conseguiram ser engraçados. Realmente foi um episódio leve e nostálgico. Assisti a ele antes de ler esta publicação e, de fato, imediatamente me lembrei do episódio “Os atores da Ilha Imber”, de Aang. Agora só espero que venha um grand finale. #just

  • Thalita Lefèr

    Meu amor por Avatar só aumenta!

  • gabriel gamas

    como eu queria que a serie avatar fosse uma serie original da netflix, que sao praticamente filhos dela, toda serie original da netflix é tratada e divulgada por ela com muito orgulho, house of cards ta ai pra provar isso

    • Magonoid Moura

      Infelizmente A Lenda de Korra ainda não chegou no Netflix, só A Lenda de
      Aang. Eu espero que quando A Lenda de Korra acabe, o Netflix adquira
      direito de exibição de A Lenda de Korra, mas o Netflix comprando a série
      Avatar eu acho um pouco dificil…. se bem que os criadores de Avatar
      devem estar um pouco cansados da franquia por fazer duas séries seguidas
      que abordam a mesma franquia… então vendendo a série pro Netflix,
      além deles abusarem muito de ter o direito sobre a série para fazer eps
      entre as temporadas(tipo um ep que se passa entre o livro 1 e o livro 2)
      que seria disponíveis só no Netflix(já que A Lenda de Korra também está
      disponível na Amazon Video, o iTunes e no Hulu Plus, o Netflix tem que
      apresentar alguma vantagem em relação aos outros serviços através de
      série para até, se possível, fazer fãs de Avatar assinarem o serviço) e
      finalmente depois disso fazer uma terceira série de Avatar(provavelmente
      um avatar Homem do Reino da Terra[que a o ultimo avatar de Terra foi
      uma mulher]) para “forçar” definitivamente os fãs de Avatar à assinarem o
      serviço, e si der certo, vai ter uma quarta série de
      Avatar(provavelmente com um avatar Mulher da nação do fogo[já que o
      ultimo avatar de fogo foi um homem]) para encerrar tudo… pq se fizerem
      séries infinitas de Avatar vai chegar uma hora que o povo vai dizer
      “CHEGA!!!”… eu só torço para se caso a Netflit compre a série Avatar
      como um todo, não transforme num Live Action… pois o ultimo Live
      Action de Avatar foi um horror e os fãs ainda estão meio
      traumatizados… sério… talvez a quarta série de Avatar possa ser Live Action e os fãs assistam se a terceira for boa, mas seria bom se a terceira continuasse como uma animação, assim o Netflix demonstraria pros fãs que sabe o que está fazendo, pelo menos visualmente pq se já fosse Live Action muitos não iriam nem dar chance…

  • Eric Cerqueira de Oliveira

    A Nickelodeon poderia vender avatar para a Netflix, eles com suas séries independentes fazem um trabalho incrível, avatar seria uma mina de ouro nas mãos deles.

    • Magonoid Moura

      Infelizmente A Lenda de Korra ainda não chegou no Netflix, só A Lenda de Aang. Eu espero que quando A Lenda de Korra acabe, o Netflix adquira direito de exibição de A Lenda de Korra, mas o Netflix comprando a série Avatar eu acho um pouco dificil…. se bem que os criadores de Avatar devem estar um pouco cansados da franquia por fazer duas séries seguidas que abordam a mesma franquia… então vendendo a série pro Netflix, além deles abusarem muito de ter o direito sobre a série para fazer eps entre as temporadas(tipo um ep que se passa entre o livro 1 e o livro 2) que seria disponíveis só no Netflix(já que A Lenda de Korra também está disponível na Amazon Video, o iTunes e no Hulu Plus, o Netflix tem que apresentar alguma vantagem em relação aos outros serviços através de série para até, se possível, fazer fãs de Avatar assinarem o serviço) e finalmente depois disso fazer uma terceira série de Avatar(provavelmente um avatar Homem do Reino da Terra[que a o ultimo avatar de Terra foi uma mulher]) para “forçar” definitivamente os fãs de Avatar à assinarem o serviço, e si der certo, vai ter uma quarta série de Avatar(provavelmente com um avatar Mulher da nação do fogo[já que o ultimo avatar de fogo foi um homem]) para encerrar tudo… pq se fizerem séries infinitas de Avatar vai chegar uma hora que o povo vai dizer “CHEGA!!!”… eu só torço para se caso a Netflit compre a série Avatar como um todo, não transforme num Live Action… pois o ultimo Live Action de Avatar foi um horror e os fãs ainda estão meio traumatizados…

  • Diogo Pereira

    acabei de assistir o episódio e não gostei muito. Achava que um episódio assim devia ser lançado depois que a série acabasse, mas depois de ler isso eu entendi a razão de lançarem agora e está tudo bem.

  • Augusto Peres

    bom a verdade não vejo grande mal nesse tempo de episodio, ainda mais s enão afetar a seroe ..
    mas já achava ironico da parte dos eua de em muitos anime fazer questão de apagar todo o requicio da lingua japonesa que aparecesse na tela, mesmo que fosse para deixar algo que teria informação, em branco, enquanto avatar mandarim tá ai a toda sem nem ao menos legendarem para que possamos entender :v agora esse tipod e episodio, em em diversos anime stb foram simplemente ignorados por serem episodios de flashback …
    “mas o desenho é nosso então tudo bem né? se fosse japones seria problema” :p
    Claro não estou generalizando pessoas de um pais por causa da atiude de outras, mas só queria dizer que cosias que não precisariam mexer e mexem, mas é tão necessário mexer que eles mesmo fazem sem problemas ;v

  • Guest

    porque fizeram isso?

  • pedro

    maldade isso!

  • Laura Bacchi

    uheuheuhh eu me lembro daquele episódio de SC xD adorei a preocupação dele com os fãs

  • Caio Ribeiro

    Eu ia reclamar, mas dps dessa explicação eu vi q os criadores não tem culpa da nickelodeon ser um pé no saco, e dps até acabei gostando pq me fez lembrar do episódio da lenda de Aang na ilha ember, foi bom para começarmos a nos despedir dos personagens

  • Anderson Dragneel

    Aiiin Meu Forninho :’)

  • jorge kiko silva

    teria sido melhor demitir grande parte da equipe e lançar um episódio decente

    • e aí por causa um episódio eles vão acabar com toda a série? Por favor.

    • gabriel

      ainda bem, AINDA BEM q nem 15% da humanidade é tão egoísta como vc.

  • Antonio Gabriel Gomes Dias

    leva a serie avatar pro sbt pq sai da droga da nick de vez ee continua o ciclo avatar ………………….. so uma opniao!!!!

  • Deus Usopp

    Deu até preguiça de baixar.

  • Brenda Brilhante

    Não assisti, o ep. 08 ainda mas se for tão bom quanto “Os atores da ilha Ember “, então com certeza irei amar

  • GenevieEve Maia

    Gostaria de registrar meu orgulho ao co criador de “avatar: ALK” Bryan Konietzko, por expressar suas desculpa pelo epi 04X08. Enquanto vários animes lançam diversos epis “enche linguiça” e não se desculpam por nada. Honroso da parte dele. E sim a Nickelodeon está muito injusta, irresponsável e indigna com a Lenda de Korra.

    • Lucas Monteiro Pimenta

      Com uma diferença : não é que eles não se desculpam , é que ja faz parte da cultura de anime >< . Eles não precisam de desculpa. é o inverso aqui , como não é anime , e isso não esta na cultura , eles se sentiram q deveria dar explicação , apenas isso. Agora , se pergunta pq uma produtoras fazem filer decente e outras não é outra quinhentos ..

  • Alexandre Souza

    Também gostaria que a Nickelodeon investissem mais na série avatar korra, a lenda e aang foi ótima e korra também, na sequência da abertura dos elementos desde aang venho pensando, água, terra, fogo e ar, que é a lenda de aang nacido na nação do ar, mas agora na abertura de korra começa na sequência terra, fogo, ar e água que é a lenda de korra nascida na nação da água, é o primeiro elemento a ser mostrado na lenda de aang, seria bom, melhor, seria ótimo ter a lenda de um avatar nascido na nação da terra e do fogo para finalizar a série com chave de ouro… Queria muito que as lendas dos avatares não acabacem na lenda de korra

  • Alexandre Souza

    Também gostaria que a Nickelodeon investissem mais na série avatar korra, a lenda e aang foi ótima e korra está ótima também, na sequência da abertura dos elementos desde aang venho pensando, água, terra, fogo e ar, que é a lenda de aang nacido na nação do ar, mas agora na abertura de korra começa na sequência terra, fogo, ar e água que é a lenda de korra nascida na nação da água, é o primeiro elemento a ser mostrado na lenda de aang, seria bom, melhor, seria ótimo ter a lenda de um avatar nascido na nação da terra e do fogo para finalizar a série com chave de ouro… Queria muito que as lendas dos avatares não acabacem na lenda de korra

  • Rogério Junior

    Será que futuramente vai ter mais series de Avatares? Se for olhar bem já saiu o Avatar dos nômades do ar e da tribo da água. Agora falta um do reino da terra e outro da nação do fogo. Seria massa.

  • Lucas Monteiro Pimenta

    Em Resumo do Artigo : Tentaram fazer igual ao anime , coisa q quem assiste anime, já logo de cara percebeu assim como eu . E aqui ta uma prova para quem ainda discurti se lenda de aang e Korra é ou não anime. Não é anime !!! Não foi tão ruim quanto alguns filer de certo animes , mas claramente esse filer não ficou tão bom ,percebe que a falta da cultura imposta em filer em anime , não saiu exato . Mas por uma unica vez ,o filer ficou legalsinho ( na minha opinião deixaram discontraido demais >< , e os filer ou flashback é legal quando mostra outras coisas. Agora esperar proximo episodio para começar a açao *-*

  • Débora Gertrudes

    “E aí a série termina.”
    AI, PARA DE PISAR NO MEU CORAÇÃO DESSE JEITO.

  • Leonardo Tadahiro Ito

    Da pra entender por que Avatar tem qualidade: “me lembrei de como um de meus favoritos animes, Samurai Champloo”

    Esse cara tem senso e bom gosto, por citar como esta obra, uma influencia para ele.

    Seria legal se Avatar fosse animado pela Warner, ou pela Fox q ambos não são voltados a públicos infantis, e sabem investir e gerar lucro com publico adulto, e Avatar nas mãos deles seriam muito mais vislumbrante, e quem sabe ate mais profundo, ja que poderiam ter mais liberdade de expressão, e verba de produção.

  • Raissa Rassilan

    Depois desse livro não terá mais Avatar??

  • Kaze

    Affe muita desculpa pra pouca qualidade da história, caraca meu irmão, o Last Airbender é relativamente antigo (tanto em qualidade gráfica como rumo da história e afins) e mesmo assim é foda mas o atual ta uma porcaria.

    O fucking Avatar… apanha do cara da esquina, que é mendigo, e consegue dominar trovão ‘-‘ wtf?
    Especialidade e exclusividade morreram, agora qualquer um dobra Metal, e já dei o exemplo do trovão…
    Cadê o respeito pelo “Avatar”, aquele que trás o equilíbrio do mundo? Apanhando de todos e qualquer um é foda respeitar isso.

    Não me venham com mais desculpas esdrúxulas, quanto tempo ele treinou no Polo Norte? Poxa pelo menos vencer algo com estilo no mínimo.

    • Bárbara S. Potter

      Cara, com o orçamento meio que cortado, eles produziram bem menos episódios do que a série anterior, e claro que isso refletiu na história, que foi meio que “atulhada” sobre pouquíssimos episódios fazendo com a história não pudesse prosseguir com muitas delongas :S O Aang também tinha os momentos de recaída dele, e ficava muito chato quando levava uma surra, levando uns dois ou três episódios pra se recuperar D:

      • Matheus Monteiro

        A galera esquece que Aang também tinha seus momentos de tédio (vide o livro da Terra), só que faz tanto tempo que eles acabam lembrando só das coisas boas. Tanto Aang quanto Korra tem seus altos e baixos, mas essa mania de dizer que Korra só apanha é pura modinha.

9 de December de 2016

Clear all