“Korra”, o desenho mais poderoso e subversível de 2014

vlcsnap-2014-12-19-23h05m00s241

Um desenho infantil que levou ao ar o seu último episódio, exclusivamente online, pode ser não apenas o evento mais subversivo da televisão deste ano, como também pode ter poder para mudar a forma como são feitos programas infantis na TV para sempre. Sim, é verdade.

Ontem à noite, Nickelodeon levou a ar o final da animação A Lenda de Korra, que encerra uma jornada de nove anos que começou com Avatar: A Lenda de Aang. Mas, talvez, dizer que o episódio foi “ao ar” é a expressão errada.O motivo é que, em um movimento imprevisível, Nickelodeon retirou A Lenda de Korra da sua programação na televisão no começo do ano e transmitiu as últimas duas temporadas quase completamente exclusivamente online. É isso mesmo, algo chamado A Lenda de Korra, uma animação sobre aventura de adolescentes com habilidades sobrenaturais de manipular os elementos, inovaram tanto que foram retirados da televisão. E na última noite, durante a exibição do episódio final, os criadores Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino inovaram ainda mais. Bem mais. Programas para crianças talvez nunca mais voltem a ser os mesmos.

Eis como A Lenda de Korra, quebrando tabus raciais, sexuais e políticos, tornou-se o programa mais incrível e subversivo de 2014. (Spoilers ao final do texto)

A Influência de Avatar: Antes de tomarem grandes riscos com seus personagens adolescentes em A Lenda de Korra, Konietzko e DiMartino criaram uma animação clássica moderna em Avatar: a Lenda de Aang. (Não confundir com o filme de M. Night Shyamalan, O Último Mestre do Ar, o qual, todos concordam, fez um péssimo trabalho em capturar a mágica da série original.) A animação, que foi transmitida no período de 2005 a 2008 pela Nickelodeon, foi responsável por atingir enormes níveis de audiência para a emissora. O aspecto espiritual da animação (misturado com a aventura de seus jovens personagens e influências diretas da cultura oriental) o tornou tremendamente influente entre sua audiência infantil (e não infantil também). Não apenas isso, mas o sucesso da primeira série trouxe aos criadores, Konietzko e DiMartino, bastante respaldo para criar a segunda série, que estreou em 2010. Eles precisariam de todo esse respaldo.

Censura: É sempre mais tentador assistir a algo que não se deve assistir, mas nessa semana em particular, com a Sony tendo sido hackeada e censura cinematográfica, a idéia de assistir a algo, de alguma forma, proibido, traz uma sensação de algum tipo de movimento político. A Lenda de Korra nunca foi propriamente proibida, nem cancelada, talvez devido ao respaldo resultante da Lenda de Aang. Entretanto, a primeira temporada da animação foi ao ar em um cobiçado horário no sábado pela manhã. Após mostrar a morte de um personagem no final da primeira temporada, Korra foi considerada muito arriscada e adulta para o público de sábado de manhã e foi transferido para sexta a noite. Mas Korra continuou a levar ao ar material obscuro. Isso, somado com níveis de audiência menores do que esperada, vazamento de episódios e vários eventos de bastidores, resultaram na surpreendente mudança de Korra para exclusivamente online. Nas suas temporadas finais, Korra tornou-se muito perigosa e arriscada para Nick televisionar. Mas esse status clandestino tornou a série irresistível para certos espectadores. Especialmente os mais jovens.

Representação Racial: A animação não é ambientada no nosso mundo, mas, como mencionei anteriormente, tem uma inegável influência oriental. Por esse motivo o elenco predominantemente branco no filme de Shyamalan foi tão controverso. Entenda, o que quer que Korra seja, ela não é um floco de neve. E apesar do fato que de que programas de televisão para crianças estejam tornando-se cada vez mais diversificada, uma heroína corajosa e forte que não é Caucasiana ainda é um fator importante.

vlcsnap-2014-12-19-23h10m36s9

Imagem Corporal e Mulheres fortes: Pode ser surpreendente saber que, apesar do respaldo que Konietzko e DiMartino tinham devido a série anterior (a qual tinha várias personagens femininas fortes, como Katara e Toph), Korra, que é uma heroína dura e impetuosa, não foi aceita tão facilmente. Lembre-se, isso pode ser pós Buffy a Caçadora de Vampiros, mas ainda é anterior a febre de Katniss. Konietzko disse a NPR:

Alguns executivos da Nickelodeon estavam temerosos em apoiar uma animação com um protagonista feminino. A sabedoria da Televisão convencional é de que garotas assistem programas sobre garotos, mas garotos não assitem programas sobre garotas. Durante os testes da série, entretanto, os garotos disseram não se importar que Korra fosse uma garota. Eles apenas disseram que ela era incrível… ela é musculosa e nós gostamos disso.

Mas Korra não é a única personagem feminina forte e diferenciada neste mundo. A animação é cheia delas e muitas são mães ou mesmo avós. Ora, muitas são até mesmo pequenas crianças. Esse é um programa que celebra mulheres de todas as idades. Mulheres são permitidas serem boas, mulheres são permitidas serem más, e o confronto final da série, na última noite, foi entre mulheres que, afinal, não são tão diferentes entre si. Dois lados da mesma moeda. Ao fim, Korra estava lutando em aceitar a compreender lados de si mesma que lhe fazem sentir-se desconfortável. (Mais sobre isso mais adiante.) Bem pesado para uma animação para crianças, não?

vlcsnap-2014-12-19-23h13m00s169

Sem regras: Pelo que sei, Konietzko e DiMartino trabalham com algum tipo de regra. Mas se esse é o caso, não emergiu no decorrer da história, essa não é uma história do tipo “garotas mandam, garotos são bobos”. Os homens tiveram tanto tempo para se destacar quanto as mulheres. Mako, o clássico esteriótipo do herói protagonista (ele parece com um Clarck Kent mais magro), teve seu momento Grande Herói no final. E Bolin, meu personagem favorito, foi o coração pulsante da série.

Política e Religião: Esses não são assuntos fáceis de serem tratados, muito menos em um programa infanto-juvenil. Mas Korra nunca se acanhou de paradigmas modernos e, na verdade, aproximou-se por alegorias a respeito de armas de destruição em massa (vide a arma de vinhas!), fascismo (vide Kuvira!), transtorno de estresse pós-traumático (vide Korra!), Hitler (totalitarismo, Kuvira), George W. Bush (imperialismo, Kuvira), etc. etc. E isso é apenas a Política. A espiritualidade, uma parte fundamental do programa, é mais único. Como eu já disse, este não é um programa com uma ordem específica. Korra não nos força a nenhuma religião ou crédulo em específico. Mas sim tende a demonstrar vagas influências orientais sobre equilíbrio e consciência. Portanto, outra vez, algo incomum para o público alvo.

vlcsnap-2014-12-19-23h14m47s249

Conclusão: O desfecho de Korra foi além de onde o programa havia atingido. O que segue trás alguns “spoilers” importantes para o fim da série, então se preferir, retire-se, mas, confie em mim, você não vai querer perder as revelações.

“É verdade o que dizem” um fã da série tweetou para mim essa manhã, “o herói sempre acaba com a mocinha.” A Lenda de Korra encerrou-se com uma bomba, um grande casamento entre Varrick e Zhu Li. Usando o bordão da série: eles fizeram a coisa.

vlcsnap-2014-12-19-23h18m38s217

Mas a real “coisa” veio nos minutos final da série quando nossa heroína, Korra, e caminhou em direção ao por do sol (tecnicamente, um portal para o mundo espiritual) não com Mako ou nem mesmo com Príncipe Wu, mas sim com, Asami, sua amiga amada. Mas se você acha que essa revelação detona uma mera amizade, você só pode estar de brincadeira.

vlcsnap-2014-12-19-23h16m42s116

O significado desta imagem de encerramento (fazendo alusão ao beijo entre Aang e Katara no fim de Avatar: A lenda de Aang) é mais importante devido a como Korra e Asami se conheceram. Na primeira temporada Korra, uma verdadeira super heroína, conheceu Asami, uma rica e poderosa executiva e inventora (pense no Bruce Wayne), quando ambas brigavam por um garoto. (Esse sendo Mako.) Basicamente, as mulheres estavam como exemplos vivos do Teste de Bechdel.

Mas ao desenrolar das temporadas, uma verdadeira amizade floresceu entre elas. E embora Konietzko e Di Martino serão provavelmente acusados de fazer isto devido ao apelo dos fãs com o casal Korra e Asami (apelidado de Korrasami), você não pode se fingir de desavisado. O laço entre ambas, que superou o anterior relacionamento com Mako, fora plantado à temporadas, por agora.

Os criadores transformaram a antiga, e pouco excitante, relação entre as duas em uma dinâmica e revigorante. Mas quão importante essa última cena é? Elas nem ao menos se beijaram, pelo amor de Deus! Bem, realmente, muito importante. Primeiro, como eu já mencionei, a geração atual cresceu com o mundo de Konietzko e Di Martino. Alguns que tem 18, hoje em dia, tinham 9, ou por volta disso, quando Avatar: A lenda de Aang estreou. A série de grande influência. E, certamente, há programas que são mais abrangentes e explícitos em relação a casais de mesmo sexo. Mas esses são programas destinados ao público adulto.

Quando se trata de entretenimento infanto-juvenil, cuja maneira ainda está se desenvolvendo. Até por que exceções como o fato de Dumbledore ser gay, ou Ren e Stimpy serem gays, são pouco abrangentes. Hora da Aventura certamente esforça-se e as amantes de Sailor Moon, que são trocadas para “primas” na versão americana, estão finalmente saindo do armário. Mas os programas infanto-juvenis tem um longo caminho antes de histórias GLS sejam consideradas um assunto mais explícito. E nenhum dos exemplos citados se comparam ao clímax de Korrasami no portal.

Então é assim que A lenda de Korra, uma série da Nickelodeon, muda a perspectiva da “televisão” em seu enceramento. Chame de divisor de águas, chame de dobra d’agua, chame como quiser. Fora uma grande série.


Agradecemos aos leitores Rafael de Mesquita e Felipe Corradini pela tradução desse artigo. Confira o original em ingles aqui.

Eduardo Guerra

21 anos, estudante universitário de Design Gráfico e Mídias de Entretenimento. Nascido em Campinas, SP, atualmente mora na cidade de Gold Coast, na Austrália. Adora livros, música e cinema. No site, atua como administrador geral, atualizando o portal sempre que possível e organizando as áreas específicas para a satisfação dos membros.

Você pode gostar...

  • Caio Ribeiro

    EEEEHHHH, eu sabia q a Korra e a Asami são melhores amigas, #FelizDemais

    • sssssssa

      Mais que amigas : )

    • Lucas Lewis

      Se fosse o Mako e o Wu na mesma cena, de mãos dadas e olhando nos olhos um do outro, desaparecendo lentamente, com a aquela mesma trilha no fundo. Você falaria que eles são só amigos? Iria dizer, com certeza, que eles pareceram dois gays. Se fosse a Korra e o Mako, por exemplo, mesmo sem beijo, iríamos constatar que eles ficaram juntos no final.

      Durante a série eu não acho que ficou bem evidenciado um romance entre as duas, mas, nesse final, não há dúvidas de que os autores quiseram insinuar que elas formam/formarão um casal. Porém, se a ideia te incomoda, aceite-as como melhores amigas, a serie te dá suporte a essa interpretação.

      • Caio Ribeiro

        Se fosse o Mako e o Wu ia ser engraçado kkk
        Não me incomoda, não tenho preconceito nenhum com homossexuais, é simplesmente a forma q eu enxergo elas, eu não consigo enxergar um romance entre elas kkk pq as meninas costumam ser “melosas” entre amigas, msm que se confirme nas HQs q elas são um casal por mim td bem.

        • Lucas Lewis

          Também acho que ia ser muito engraçado… kkkkk
          O final ficou quase claro que elas são um casal, mas, mesmo com a aproximação das duas nas últimas temporadas, nunca tinha me passado pela cabeça as duas ficando juntas. Sempre achei que era só doideira dos fãs, mas os autores parecem ter entrado na onda “Korrasami”, também. Eu ainda não sei o que achar… haha

  • Maah

    Oh lord… Foi um tapa na minha cara esse final XD nunca, NUNCA eu esperava algo assim da nick… parabens mas mesmo assim, estou #chocada xP

    • Caiojosé Gomes

      Pois é! Todos estamos!

  • Harisson H. Cavalheri

    Eu to chorando

    • Chell

      Nunca chorei tanto assistindo quaisquer que fosse série ou filme quanto agora…
      Simplesmente não tenho palavras para descrever o que estou sentindo, adeus Korra!

      • Vincent Augusto

        2 dias se passaram,e eu ainda não superei aquele fim.Fosse o fim que fosse.Pensar que não tem mais aquela espera,que é pra sempre daqui pra frente,foi difícil conter as lágrimas

  • Thiago Pereira

    Quais a possibilidades de existir uma nova série de avatar?

    • Henrique

      acho que nenhuma ;-;
      mas de qualquer jeito eu quero estar errado!

      • Artur Guerra

        Sinceramente, eles tinham que mudar pra Cartoon, Adventure Time é um exemplo bem claro de desenho cheio de polemicas e conteudos complexos que acabam adorados pelas crianças e tambem por pessoas mais velhas.
        Acho que a Cartoon seria muito mais flexível com relação a censura, só que é impossivel da Nick abrir mão de direitos de imagem e etc.
        Tomara que tenha pelo menos duas novas séries, ao menos pra fechar o ciclo, os criadores são muito criativos pra abandonarem o ramo da animação e só investirem em HQs.

        • Cesar Augusto

          o problema é que as vezes eles podem querer um descanso xD eles foram praticamente forçados à segunda temporada e em diante de Lenda de Korra por causa do enorme sucesso que começou. A primeira temporada era para ser a primeira, ultima e unica (nota-se como o enredo é meio corrido), mas o pessoal gostou tanto, que eles foram em diante. Se eles ficarem inspirados e motivados, eles com certeza irão esticar a franquia. Seja pra avatares futuros, avatares passados (sou o único que ficou meio estupefado com mechas, robos gigantes e esse estilo Steampunk de Lenda de Korra?) pra quem sente falta do estilo China antiga em Lenda de Aang. Ou então eles encerrem a franquia com um Longa metragem. Quem sabe. Por mim, acho dificil acabar essa saga chinesa dos dobradores de elementos =)

          • sssssssa

            Eles não foram forçados, é que a nick só contratou eles para 1 única temporada de 12 episódios. Eles não estavam preparados para fazer 3 outros livros, mas eles não foram forçados, trabalharam porque gostam do universo.

          • Igor Santos

            Seria legal se eles fizessem um filme (desenho animado) de korra com uns 30 anos tendo que enfrentar o vilão mt foda

          • Arthur Cavalcante

            Descanso ?! kkkkkkkk
            O que dirá do kishimoto que produziu um anime ( mto menos dinâmico, por ser anime e ter mtos fillers, mas ainda sim gigantesco) por uns 12 anos seguidos!

          • David Kennedy

            15 anos seguido
            dos 25 anos de idade até os 40.

          • Caiojosé Gomes

            Eu ainda quero saber como o Reino da Terra vai ficar.

          • John

            Espero realmente que eles foquem em algum avatar do passado. Adoro a China feudal e o mundo de Korra tá meio moderninho pro meu gosto. Mas de qualquer forma, uma série sobre o avatar depois da Korra tmb seria legal.

        • Caiojosé Gomes

          Os criadores de The Legend of Korra e Avatar: The last airbender são gênios! O Bryan e o Michael são muito talentosos! Devia ser crime uma teve abrir mão deles ou não contrata-los!

    • Toga

      Nenhuma.
      Agora só quadrinhos.

    • Gabriel Dos Santos

      Nada é impossível, mas fora os quadrinhos, parece que não existe interesse em continuar a franquia por um bom tempo.

    • Vitor De França Lorega

      As mesma quando teve o final de A Lenda de Aang… Só depois de anos que os criadores resolveram lançar uma série nova. No momento eles querem férias, e quem sabe teremos alguma série animada.

  • Matheus Gomes Coelho

    Excelente texto. O final foi realmente lindo, a Lenda Korra é apaixonante do início ao fim, uma verdadeira jornada do herói. Espero que as próximas séries sobre Avatar sejam tão corajosas como essa foi.

    • alberto

      Você não assiste muito anime não é , assista um básico Fairy tail lá tem Homosexuales e Lutadoras de aranha .

      • Toga

        Para cara!

        • alberto

          Ai sim em pena que só tem 50 episodios isso me deixa triste.

          • Toga

            A autora ainda está publicando.
            Mas faz tempo que eu não leio, primeiro as vezes deixava um sentimento desagradável, segundo porque a judiação com o Alibaba passou dos limites.

      • Caio Zoghbi

        Me de exemplo de um Homosexual neste anime, pôs não me lembro de nem um??

        • alberto

          Hum Olha Ichiya ,Cannon Levy são os que mais tem este estilo e principalmente em fillers , mais caso ainda não esteja satisfeito ai vai uma pequena lista, Aru Akise,Mr. 2 Bon Kurei ,Garterbelt,General Blue, Sora Hashiba,Akio Ohtori,Nuriko ,Yuki Kitazawa, TODAS AS PERSONAGENS EM Shōjo Kakumei Utena , existem dois gêneros inteiros de anime só sobre isto , Yuri e Yaoi , para adolescentes , para adultos são uns 30 , não tente argumentar a serie de avatar acabou uma bela bosta sem graça e ensossa.

          • Palacio Rogerio

            kk falou bem de avatar, tbm vejo fairy tail, alias aprei de ver, pois a uns 3 meses ela fica muito pior que a lenda de korra, entao 2 bosta kkk

          • sssssssa

            Korra > Fairy Tail. Onde que Korra foi uma bosta? Foi um dos desenhos mais emocionantes dessa década! VocÊs só tão falando que é uma bosta porque no fim teve, e aceitem, um casal gay! Duvido muito que se fosse um final Makorra teria tanta gente xingando. Afinal, com quem o personagem termina é mais importante que toda história que a saga nos passou né =/ deprimente

          • Fábio

            Eu não acho que foi ruim, mas ficou meio sem graça. Não digo pq não gosto de cenas homossexuais, mas pelo fato da destruição do ciclo avatar anterior. A gente pensa sempre o positivo do tipo “ela perdeu a conexão para mostrar que amadureceu e se tornou a melhor avatar”, mas na verdade (pra mim) foi “eles querem acabar com tudo, dizendo praticamente que Aang e outros avatares foram bons, mas não como Korra, aí é melhor que não existam mais”. Realmente né!? Acho pouco acabar com a guerra de 100 anos, reconstruir o mundo e o equilíbrio, construir uma cidade para ser o centro tecnológico e livre de preconceitos de raças (nações) e participar ativamente da política local. Não digo que foi ruim, pois ri, chorei, fiquei ansioso, nervoso, mas eu esperava mais enfoque no que a Korra vai se tornar e como seria daqui pra frente com Tenzin, Lin, Su, até mesmo Mako e Bolin (que ficaram sem rumo). Pior, lembra do filho do Tenzin que nasceu? Ele deveria ter 4 ou 5 anos nessa temporada, mas ele JAMAIS apareceu. Mataram o filho dele? Não venham me dizer que não apareceu pq é pequeno demais pq o Meelo também era pequeno, mas mt independente. Resumindo, eu gostei, mas não amei como foi na lenda de Aang e como estava amando até o fim da terceira temporada de Korra, onde eu esperava uma recuperação mais consistente da crise dela, sem ser “Oi Zaheer, agora não tenho mais medo de vc e… Espere! Olá Raava, venha tomar o meu corpo pra eu sentir vc, apesar de não precisar mais da sua ajuda, só qnd eu quiser ter força pra ameaçar alguém levantando uma cadeira pesada”. Acho que ainda falta muita explicação. Sim, vou sentir saudade, mas ficaria mais satisfeito se tivesse mais uma temporada ou tipo 2 episódios bônus pra explicar tudo, mas duvido que vai ter, pois vimos isso um dia com Azula e a mãe de Zuko. Só o Iroh que teve uma explicação animada (animação).

          • sssssssa

            De fato o que causou maioria dos defeitos dessa saga da Korra foi a falta de episódios, coisa que Aang tinha em abundância =/

          • Rodolfo Rodrigues Da Silva

            Falou tudo Fábio…falta de desenvolvimento dos personagens! Acabei vendo a série pra ver a Korra apanhar!

          • José de Abreu

            fiquei curioso sobre o filho do Tenzin, o rohan… de fato não me lembrei dele depois. Aqui fala onde ele apareceu (e mostra a foto dele maior, nos ombros do Tenzin), mas realmente não foi importante http://avatar.wikia.com/wiki/Rohan

          • Fábio

            Obrigado pela informação. Realmente passou sem perceber. Mesmo assim, mantenho tudo que disse.

          • Renata Sales

            Mas o filho mais novo do Tenzin apareceu no casamento do Varrik (a ele tava sujo de algo roxo e fugindo da Pema), mas ele devia ter uma participação maior. Esse fato de ele ter sido deixado de lado (ATÉ QUANDO A PEMA FOI O FOCO) só me faz pensar que ele não dobrava ar

          • jandyr

            Katara fala numa das temporadas, não lembro qual, quando Pema ainda estava grávida que ela esperava mais um dobrador de ar. o menino dobra ar.

          • Caiojosé Gomes

            Realmente, o que tornou essa temporada mais muitas causadora de ansiedade que satisfatória foi o fato de nós não termos conhecido muitos personagens. Só foi mostrada uma história incrível, mas muito ficou obscuro sobre nossos amados personagens.

          • Felipe Jorge

            Nem a Korra conseguimos descobrir muito dela, pois passamos 4 temporadas com ela e ela só foi se revelar lésbica no útimo minuto do último episódio. Com certeza foi uma das piores decepções de 2014 com uma das estórias pior trabalhadas.

            Chega a ser cômico, seria o mesmo de Naruto ficar com Sasuke no final. Não trabalharam em nada o lado homossexual da Korra e nem trabalharam o lado homossexual da asami. E do nada elas resolvem virar lésbicas. Sem crise de personalidade, sem trabalhar o romance das personagens e nada?

          • Geraldo P. Freitas

            O filho mais novo do Tenzin apareceu no final!! Não participou da série, mas que ele apareceu, apareceu kkkkkk

          • alberto

            Olha que grande bosta , foda-se animação e roteiro são uns Lixos e isso não tem desculpa , agora deite role e chore , e fale QUE PERCA DE TEMPO, assim como essa conversa .

          • Fábio

            Aah cara! Nem achei perda de tempo. Eu retiro muito aprendizado dessas séries animadas e acredito que os produtores queiram que a gente absorva essas coisas. Só mudaria a temporada 4, colocando 10-20 anos a mais ao invés de 3, ou então pararia na temporada 3 com ela na cadeira de rodas. Meio macabro, mas deixaria a gente ansioso pra assistir as comics. =D

          • Caiojosé Gomes

            Pois é! Mas as trilhas sonoras do quarto livro foram tão maravilhosas! Achei o livro 4 bom, mas bem polêmico, estranho, curiosos e obscuro.

          • alberto

            Não seria o mesmo lixo , a serie SEM DUVIDA É INFERIOR A aang , aang é simpático engraçado, e espiritualmente elevado e nós em muito poucas ocasiões somos levados há pensar em seu intimo isso somado levado ao nivel de Katrara não perdoar a pessoa que matou sua mãe , korra em 5 SEGUNDOS perdoa um cara que quase a matou , essa serie nós trata feito retardados e sem capacidade para nós darmos com algo como o final da terceira temporada e pior se utiliza de uma artimanha ridicula de “Se você esta criticando vc é Homofobico” isso é ridículo .

          • Caiojosé Gomes

            Acredite, eu odiaria se o final fosse Makorra e eu não concordo com o homossexualismo, mas aceito, não me importo com o que eles fazem. Meu desejo era que eles terminassem a série sem aquela tradicional olhada romântica, de amor para namorar. Ao meu ver, eles fizeram isso, duas amigas terminaram juntas. Se elas se amavam dessa forma, por que não mostrar antes? Isso é que é chato. Colocaram isso no final só para causar polêmica e os fãs enlouquecerem? Ou fizeram isso para que nós tirássemos as conclusões?

          • sssssssa

            Elas realmente terminaram juntas. Os criadores tão compartilhando isso no facebook deles (oficiais, claro). Pode ir dar uma olhada, quer links? =/

          • Fábio

            Muitos aqui não devem gostar de Yugioh (também da Nick). Só vou dar o exemplo que na história o Yugi, ele resolve o enigma do milênio e depois precisa descobrir a vida do faraó e a causa dele ter vindo ao mundo depois de 5000 anos. As temporadas passam e eles vão aos poucos descobrindo. Quando realmente descobrem, percebem que o faraó cumpriu o seu papel e precisaria ser derrotado num duelo pra mostrar que o verdadeiro vencedor é o que consegue encarar suas derrotas. Termina com a despedida do amigo mais chegado e maior rival. Não foi deixado nada em aberto e os fãs ficaram satisfeitos pq a história foi resolvida.

          • jandyr

            tb nao curti o final gay. nada contra, mas pra mim foi algo inesperado. e eu so vi a cena como um casal pq no meio do episodio das lembranças bolin fala q asami é gay. não fosse isso veria a coisa como apenas duas boas amigas.

          • Marcela Arcenio de Lima

            Concordo, achei o final péssimo!Odeio proselitismo barato!Ainda achei o último livro muito corrido e solto!Muito fraco em comparação aos dois primeiros livros.Acho também que poderiam ter explorado mais a história anterior, a da fundação da cidade, história do time avatar anterior e a relação dela com os outros avatares.
            Precisaria de mais capítulos e menos coisas no ar!

          • Marcela Arcenio de Lima

            O problema é que realmente não houve um envolvimento anterior das personagens. Achei muito superficial e modista o final!Já que eles foram “polêmicos” em tocar em política, principalmente, quiseram ganhar mais “status” com a família LGBT como tiveram com muitos ativistas políticos. Na boa, gostei,tirando o último livro.Entendi desta forma: Ao saírem da mundo feudal/medieval, assim dizendo, eles enfrentaram os problemas da modernidade, das grandes cidades;coisas que eles não imaginaram enfrentar por serem algo novo, idealizado. A mensagem que parece passar é que não há sociedade ideal, as pessoas lutam pelo que acreditam e o mundo perfeito é um objetivo impossível mas que nem por isso deve deixar de ser buscado.Nessa nova conjuntura, o avatar tem mais um papel ideológico do que meramente religioso e “apartador”.
            Quanto ao homossexualismo, achei muito forçado.Não lembro do Bolin ter dito que a Asami é gay.Além disso isso só reforça o esteriótipo de que mulheres fortes e musculosas são gays!
            No último capítulo, Mako declara seu amor por Korra quando diz que sempre estará ao lado dela e anteriormente dizendo que após ela, não houve em efetivo mais ninguém que fosse tão significativo.
            Ela ainda disse que eles não dariam certo por conta das suas obrigações, não porque ela não o amava mais, ou não o desejava mais.
            Por isso, as cenas finais ficaram extremamente sem sentido pois em todo o anime, a amizade entre as duas, e assim , seu possível relacionamento não pareceu tão forte ao ponto de estarem apaixonadas e nem serem the best friends ever!

          • Felipe Jorge

            Realmente um final descpepcionante. Asami é uma personagem sem sal, korra parecia mais uma menininha do que uma avatar. Acho que foi a pior avatar, pelo menos no requisito inteligência Aang é muito melhor. Ficou toda rebeldinha na primeira temporada achando que não precisa do elemento vento, ficou toda rebeldinha segunda temporada desobedecendo o mestre e quase acabou com o ciclo dos avatar e ainda por cima perdeu o contato com os outros avatar. Terceira temporada tomou uma surra do vilão monge que voa lá. Quarta temporada tomou uma surra da kuvirra, no final ganhou de uma personagem que não é tão foda assim, só era foda aquele megazord dela. E ainda por cima vira lésbica as duas mulheres que eram hetero e do nada resolvem sentir atração uma pela a outra sem ter crises de identidade ou nada do tipo. Amizade dela e da Asami é nada a ver também, as atitudes da korra não faz sentido, ela parece ser 5 personagens em um só, ela não segue um padrão, ela não tem uma personalidade fixa. Enfim um dos piores animes de 2014, não vai ter outra temporada graças aos criadores que fizeram o desenho virar uma porcaria sem sentido.

          • Felipe Jorge

            Naruto, Yuyu Hakusho, Hunter x Hunter, Digimon, Avatar clássico, inuyasha, Death Note, X-men desenho clássico.

            Korra foi sim uma bosta, pelo fato da personagem não parecer nada lésbica no anime inteiro. E do nada randomicamente eles colocam um final totalmente random.

            Antes de você falar que elas mandavam cartinha uma pra outra, os episódios que elas ficavam juntos eram irrelevantes e não tinha nada de mais na relação delas.

            Além do mais seria o mesmo que no final de Naruto, Naruto e Sasuke virar Gay, não faria sentido mesmo que os personagens tenha uma amizade grande eles não tem o perfil homossexual.

            A korra não teve um perfil homossexual trabalhado, eles deixarm meio nas entrelinhas. (Talvez por ser para crianças).

            Mas se é para crianças por que diabos eles teriam que fazer uma mudança tão grande em um tempo tão curto? (apenas para omenagiar amigos homossexais?) PQP né.

            Outra coisa também, se ela é bi então por que não conhecemos mais da personagem? Que passou 4 temporadas conosco e não foi trabalhado em nada o seu comportamento.

            Ai eu vejo um monte de menininha idiota gritando de felicidade por que teve um final lésbico. Só por que o final é lésbico não significa que seja bom, hoje em dia tudo que coloca homossexual no meio faz sucesso, novela que tem homossexual faz sucesso, desenho, e o caralho a 4 elevado ao cubo.

            Korra só teve sucesso por causa do Avatar clássico, eles tomaram carona no nome da série e fizeram o final do jeito que queriam agora que já tinham sucesso.

          • Ravan Santos

            Você esqueceu do fato de que provavelmente nenhum desses animes é pra criança realmente(One Piece no caso do Bon Kurei, é um anime mais geral, e se n estou enganado OKAMA n é GAY, é meio q crossdresser)

          • alberto

            NO JAPÃO NÃO EXISTE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA , TODA RESPONSABILIDADE FICA EM CARGO DOS PAIS E TELESPECTADOR.

          • LekyChan

            existe sim se chama CERO, no caso o CERO Z é o equivalente ao nosso 18+

        • Thiago Nery dias

          Ne kara falou tudo, só pq no final a korra sorriu e pegou na mão da asami o depois pegou na 2 mãos da asami e ficou olhando pra ela com um olhar ue diferente, o povo pensa que a korra e lebisca, se a korra for lésbica ou não, isso não emporta, oq emporta gente e que vcs não tirem conclusões precipitadas, pq se a korra fosse lésbica ela teria beijado a asami no fim, mais ela não a beijou então isso significa que elas sao apenas boas amigas, agora se vcs não acreditem em mim, poss o fazer nada, só posso falar pra vcs esperarem sair a continuação do anime em quadrinhos ou em mangá, aí vamos saber se a korra e lésbica ou não.

        • Thiago Nery dias

          Falou tudo kara, só pq teve aquele final as pessoas pensam que a korra e lésbica, nd aver, ela e a asami são apenas boas amigas só isso.

      • Jos_El

        Vamos lembrar que “Korra” não é um anime. É uma animação americana. Por motivos citados no próprio texto, foi um enorme avanço sim.

        • Felipe Jorge

          Avanço ou retrocesso da sociedade? Fala sério não teve nenhum motivo para ela virar lésbica, do começo ao final do anime ela aparentava uma hetero e se ela fosse bi ela teria que ter crise de personalidade.

          • Malk Carioca

            Serio que acha que pessoas quando se pegam gostando de pessoas do mesmo sexo, mesmo ainda gostando de pessoas do sexo oposto, tem crise de personalidade? Ta precisando ler mais, sair mais ou ampliar seu circulo de amizade, hem?

          • Thiago Nery dias

            Kara ou garota, olha, saca, eu também achei estranho quando vi a korra sorrindo e pegando na mão da asami e indo em direção ao portal e quando chegou ao portal pegando na duas mãos dela e olhando tipo com olhar de querer beijar uma a outra, mais eu vi o ep duas vezes e vi que ela são grandes amigas e que elas apenas foram tirar férias no mundo espiritual, ai apareceu fim, olha pra quem estiver vendo esse comentário, não tenho nada contra se a korra resolver ser lesbica ou não, pra mim eu só gostava de ver o anime, eu vi uma pág na web falando que a lenda de korra vai continuar só que em quadrinhos ou em mangá, e vai ter três volumes, lá também fala que não tem dia previsto pra quando eles vam fazer a continuação do anime, pra vc ahar essa pág que eu falei e só colocar a lenda de korra vai ter continuação.

          • Thiago Nery dias

            Falou tudo cara, só pq a korra sorriu pegou na mão da asami as pessoas pensam que a korra e lebisca, nd aver, no fim a asami mesmo fala que queria ir para o mundo espiritual e foi oq aconteceu, elas foram para o mundo espiritual só isso, não aconteceu nd entre a korra e a asami, as duas são apenas boas amigas.

      • Matheus Gomes Coelho

        Eu assisti mais animes do que você em toda a vida, cara, eu sei do que to falando.

        • alberto

          Baka , olha você não tem como saber quantos animes eu assisti e nem quantos cartoons, e korra definidamente esta dentre os piores , pretensioso e politizado é algo que meu professor de escrita falou nunca faça uma obra politizada demais por um motivo o que hoje é algo “SUBVERSIVO” amanha pode ser Bobageira e Korra inteira é politizada chata e sem graça, não há grande eventos no mundo de korra , faça algo interessante e novo como o anterior ,só foi mostrado nova york , quer disser republic city , nessa obra , ficar preso é ruim quando onde você esta é chato e sem grandes questões , e a personagem principal não ajuda , uma princesinha de merlin , eu poderia citar algumas heroinas dessa temporada mais interessantes, Kaori Miyazono de Shigatsu wa Kimi no Uso
          , Aoi Miyamori, Ema Yasuhara, Shizuka Sakaki, Misa Tōdō, e Midori Imai ,de shirobako , Yona de Akatsuki No Yona, Diane e Elizabeth de Nanatsu no Taizai, qualquer uma dessas é mais interessante que korra ela é muito chatinha é Mhe isso mhe aquilo , a culpa é daquilo ou disso e não a um unico episodio que vale a pena se lembrar .

      • James Benson

        animes são uma merda, não contêm historia, só ação.

    • Alexandre Gavião

      Texto do fanclube de Korra com conversa com Dani e Bryke

      “Se você assistiu The Legend of Korra do final da série na outra noite, o final que você provavelmente tinha quase tão chocado quanto você já foi em qualquer ponto da série. Korra e Asami concordou em tirar férias – apenas os dois – para o mundo espiritual. Ao entrar no Portal Espírito, os dois deram as mãos e olhou para romanticamente de um-outro olhos. A cena cortada antes que vimos nenhuma ação real, mas a internet tem sido repleta desde então: será que Korrasami realmente prevalecer? Isso foi realmente o fim do arco romântico de Korra?

      A partir de agora, nada foi oficialmente confirmado. Mas depois de assistir a cena várias vezes, eu não posso deixar de pensar que o relacionamento é tudo, mas confirmada. Pense nisso: o personagem principal em qualquer meio-história centrada geralmente encontra a felicidade na conclusão do conto. Amor é geralmente associado com a felicidade e amor é certamente algo Korra encontrou importância na Basta olhar para quanto tempo a série passou consubstanciar Makorra -. Borra e, até certo ponto. Seria mais barato para acabar com a série sem dar Korra algum tipo de interesse amoroso final de jogo. E assim, vimos Korra e Asami de mãos dadas, olhando para um-outro olhos de, e tirar umas férias privado para o mundo espiritual.

      Mais uma vez: “todos, mas confirmou.” Gostaria também de salientar que há um comentário, supostamente de Mike e Bryan, confirmando Korrasami em algum lugar na internet. O paradeiro do comentário Atualmente desconhecida, mas uma imagem do que pode ser encontrado abaixo. É ganhou muita força no Twittersphere, mas eu sou cético a acreditar, porque: 1) Eu não sei a localização do mesmo na internet (se você poderia me ajudar a todos encontrá-lo, isso seria ótimo) 2 ) Pode facilmente ser algum fã idiota corrico para chamar a atenção. Ah, e eles escrito errado “Asami”.

      Assumindo Korrasami realmente fez prevalecer (eu tenho certeza que Mike e Bryan vai dizer algo sobre isso, eventualmente), eu não tenho certeza de que eu gosto do relacionamento. E, não, não é porque eu sou contra a bissexualidade (vamos deixar esse assunto sensível fora de discussão, por favor!) – É porque o relacionamento não faz sentido. Não houve desenvolvimento prévio de Korrasami como um relacionamento romântico em episódios passados. Nos dois primeiros livros você poderia argumentar os dois não gostavam um do outro. Livro 3 focado na construção de que “amizade” – citado por Mike e Bryan – enquanto Book 4 expandiu esse desenvolvimento. E do nada, eles são automaticamente romanticamente envolvidos.

      O fato de que nós, como uma base de fãs, tem que questionar se ou não de uma relação que se manifesta apenas vai mostrar como a relação não tinha absolutamente nenhum desenvolvimento prévio.

      No entanto, pelo valor de face, eu gosto da idéia de Korrasami muito. Mesmo que o relacionamento não foi desenvolvido ao longo da série, foi legal vê-lo manifesto no final, no entanto. Tenho orgulho de apoiar um show que não tem medo de fazer declarações fortes como Korrasami. Eu só estou preocupado que declaração ousada irá marcar o fim do relacionamento de Mike e Bryan com a Nickelodeon, e assim, no final de Avatar .

      Tenha em mente que Nickelodeon não foi originalmente vendido em The Legend of Korra Korra porque era uma personagem feminina. Você realmente acha que os executivos estão indo para ser feliz com a idéia de que endgame parceiro romântico de Korra foi Asami? É importante entender que a Nickelodeon não faz episódios de “green-light” antes de estrear-los. Mike DiMartino confirmou isso em uma entrevista épica (sim – aquele onde ele rasgou Shyamalan) no meio do livro 3, quando a temporada foi movido online. Muitas pessoas no fandom, inclusive eu, pensei Nickelodeon moveu os episódios online, porque a temporada tem que violenta (morte Terra da Rainha). Mike desmascarado essa teoria afirmando que os executivos da Nickelodeon, provavelmente, ainda não tinha visto os episódios antes de serem liberados. Executivos da rede, provavelmente, ainda não assisti a Korra finale, mas tenho certeza que todo esse burburinho sobre Korrasami irá calibrar o seu interesse.

      Mike e Bryan fez uma declaração ousada – e eu adoro isso – mas eu acho que nós, como fãs devem manter a esperança de que isso não arruinar seu relacionamento com a Nickelodeon. Ou, talvez, Mike e Bryan sabia que o seu relacionamento com a Nickelodeon estaria suja, mas não se importava, porque eles sabiam que não iria trabalhar com eles novamente no futuro.

      Ambos os cenários são igualmente assustador.”

      Resulmindo a todos que estão aplaudindo esse final de toda a franquia.

      https://www.youtube.com/watch?v=gUkaoy1Pr7E

      • Matheus Gomes Coelho

        Li o textinho todo, e dai?

    • quedecepcao

      seu fresco.

    • Matheus Gomes Coelho

      Sério que teve gente que disse que não teve desenvolvimento de personagens?

      • Felipe Jorge

        O nível de desenvolvimento das personagens é o mesmo de Naruto e Sasuke, seria o mesmo do que no final eles virarem gays. Fala sério cara foi ridículo, ela não teve crise de personalidade, não tiveram um romance em nenhuma parte da série, a série toda elas aparentavam amigas. A Korra parecia uma Avatar que era uma menininha que não sabia o que fazia. Ela não era decidida e nem mesmo uma boa Avatar. Acabou com todas suas vidas passadas, quase fez com que o avatr negro voltasse, recusou todos os conselhos do mestre dela, era rebelde, era louca. Não teve uma personalidade fixa do comexo ao final da série, ou seja a cada hora ela pensava de um jeito e do nada ela mudava completamente de atitude.

        Sim foi do nada, foi jogado e a estória foi mal trabalhada.

  • Otávio Lima

    Série perfeita! sem palavras pra descrever, ótima síntese que traduziram deste artigo. Encerrou lindamente abordando diversos assuntos contemporâneos. Assuntos de Avatar foram até deixados de lado, como por exemplo os portais, eu achei/esperava que eles fossem fechados,e os novos dobradores de ar perdessem a dobra, mas enfim, Korra foi surpreendente pra mim, sua evolução desde a primeira temporada até a quarta, o amadurecimento, as amizades, a responsabilidade e as prioridades que ela sobe por em jogo. Korra is my hero.

    • decepçãodecepçãodecepção

      pela foto, vc usa oculos, vai no oftalmologista.

      • Tommy

        Para de usar tua homofobia pra ofender a série e quem gosta dela.

        • decepçãodecepçãodecepção

          pelo contrario, não sou, só que avatar era minha serie favorita, como podem fazer isso, impossivel de aceitar

          • Tommy

            Acorda desse teu mundinho e vai pra realidade. Não existem só heteros no mundo. Ninguém é obrigado a ser como você quer. Não gostou, cria você sua própria série.

          • decepçãodecepçãodecepção

            eu sei tu ta nele, por isso

          • sssssssa

            Aceita que dói menos, faz o favor de apertar um x e sair desse site, Avatar sempre foi ótimo e sempre vai ser com ou sem homossexualismo, é algo normal e simples de se aceitar. Sua mente fechada e alienada que não consegue entender isso.

  • Pablo Fernando

    Foi a melhor temporada de “A lenda de Korra” ! Vi mt nessa temporada a troca de papeis sobre qm ia manter o equilíbrio do mundo, visto que, o Avatar sumiu e quando volto estava fraca mental e fisicamente… Dai que partiu a Kuvira q se demonstro uma boa “vilã” e o outros personagens da series q antes, mantiam o poder q haviam ganhado desde sua criação como personagem, mas agr ganharam um “hiper” em seus poderes para manter o equilíbrio da serie sem a necessidade da Korra aperecer super foda e fuder com o vilão em comum. Tumbs Up pro Bolin que antes precisava do irmão para demonstrar o seu poder ao máximo mas que no final fico totalmente independente quando o assunto era descer a porrada. Uma ótima temporada para uma excelente serie q carregava o peso da épica “A lenda de Anng”.

    P.s: Korra Alone não foi 1/3 de Zuko Alone.

  • Lucas Hansen

    Muito legal como eles realmente cruzaram alguns “limites” que teriam de existir como um programa da Nickelodeon, e isso pra só faz com que a série se torne ainda mais épica pelo que foi e pelo que representa.
    Não acredito que a Nick ficou contente com esse final, mas que se dane eles.
    Enfim, Korrasami ficou muito claro. Elas não são garotas com “frescuras” que ficam se abraçaninho ou de mão dada toda a hora. A Korra até fala que achava que a Asami era assim quando ela terminam a corrida do livro 1 juntas.
    Elas não iam “caminhar para o pôr do sol” “só as duas” “de mãos dadas” e “olhando nos olhos” sem ter algo lá, pois elas não são garotas de fazer a isso, a não ser que tenha uma “coisa” ali.

    • William Alves

      é isso ae.

    • Cesar Augusto

      vai que elas so desenvolveram um “bromance” xD? bem cara das duas serem “BFF”

      • sssssssa

        Elas sempre foram BFF, só que as duas não são attwhores que ficam se abraçando e dando as mãos toda hora, pode ver que ali há um romance com interesses amorosos. Dizer que elas são só BFF é meio que ignorar toda história romântica das duas desde o livro 1 e o triângulo amoroso com o nojento do Mako no livro 2.

    • Caiojosé Gomes

      Mesmo assim, eu queria muito ver a coisa ali. Saber o que realmente aconteceu. Dá uma raiva essas coisas de “deu ideia”, “dar para perceber”, “é observável”, queria que eles nos dessem uma resposta satisfatória.

  • Toga

    Não li tudo, tudinho ainda, mas pelo visto há um grande exagero aqui.
    Algo que eu elogio nessa série é a Representação Racial e o Desenho do Corpo das Mulheres.
    Agora o restante… não sei não, a série não é tão subversiva assim. Talvez para o ocidente talvez… mas nem assim eu dou tanta confiança. Existe muita animação “subversiva” por aí, que trata de temas séries de forma disfarçada, para crianças mesmo. Lenda de Korra é uma série que não era para ser vendida para crianças, limitou muito, e foi assim.

    Temas políticos, religião, dentre tantos outros, isso já existe em outras animações por lá a muito tempo gente! E Lenda de Korra ainda tem o problema de, por ser forçado a ser para criança, ter um roteiro meio mal feito. Por um lado a falta de regras, de poder mudar os planos é interessante, por outro impediu de trabalhar melhor os temas.
    Os temas foram apenas tocados, com os vilões principalmente, porém nunca desenvolvidos de fato.

    Lenda de Korra foi uma série bem regular, poderia até ter sido melhor, infelizmente também poderia ter sido bem melhor.

  • alberto

    Uma bela porcaria , para mim toda a serie atual dos USA são um bando de bundões politicamente corretos , caralho se fosse fazer isso fizesse no EPISODIO 6 , fizesse elas se beijarem logo, ai isso é o que os otakus menos ligam eu quero SANGUE , e a JOJO é uma heroína 1 MILHÃO DE VEZES + foda .

    • Toga

      A “máfia” dos produtores é que está estragando, autores bons tem, o Bryke até é, mas quem tem o dinheiro sabota. Só ver as apresentações para executivos da Sony no meio dos vazamentos. Eles exigiam que a equipe criativa dos filmes e diretor diminuíssem especificamente a importância de pontos chave das histórias. Um exemplo, o filme Elysium. O filme tem um pano de fundo político, é o que faz a história existir. Pois exigiram que limassem qualquer mensagem política. O filme é sobre alguma crítica a alguma política ou organização? Remova a crítica.
      Essa é a lógica.
      Em vários momentos Bryke fez uma zona no roteiro, reconhecendo erros, mas amarrados ou Nickelodeon não poderiam fazer nenhum milagre.

      • alberto

        Então se mudasse de canal , fosse ao Adult Swin la eles passam evangelion , as 11 horas , e evangelion é bem levinho.

        • sssssssa

          Korra e Asami não poderiam se beijar na série, há uma lei no país do estúdio Myr que proíbe esse conteúdo em séries infantis. E a nick não permitiria que isso acontecesse, afinal, é uma série infantil.

  • Kassiano Santos

    Eu não tiraria nada dessas palavras acima, a Lenda de Korra, que começou para mim como apenas uma aventura empolgante e nova de uma série que já havia me conquistado (Avatar – A lenda de Aang), pareceu ter “crescido” comigo. Não, a série não perdeu seu status… ela o elevou a um novo nível.

    Aang foi um bom avatar? Um dos melhores, mas como dito por Tenzin:
    – “Korra, você fez mais e mudou mais esse mundo em poucos anos, do que a maioria dos avatares fizeram em toda sua vida!”

    E eu diria mais Tenzin, ela mudou, de alguma forma, vários mundos.

    • Cesar Augusto

      E ca entre nós…
      -Aang era um prodigio em seu elemento e dominou 3 em um ano
      – Conseguiu ficar esse ano todo se escondendo de uma nação inteira dominando o mundo e destinada à acabar com a raça dele.
      – Derrotou o dobrador de fogo mais forte do mundo durante o Cometa que deixou todos os dobradores de fogo tão fortes quanto um avatar.

      Mas por outro lado…
      -Korra ja dominava 3 dos 4 elementos aos, o que…4 anos?
      – Derrotou o maior dobrador de sangue com apenas a dobra de Ar.
      – Derrotou um “avatar das trevas”, ou seja, o espirito das trevas e do chaos.
      – Derrotou o dobrador de ar mais forte ja visto enquanto estava com mercúrio nas veias, e sobreviveu.

      Sei não, Korra realmente se saiu melhor do que o Aang por aí xD

      • Kassiano Santos

        Além do fato dela ter derrotado o Avatar das Trevas APENAS com sua própria força espiritual, pois no momento que ela fica gigante lá Raava já não existia dentro dela… ou seja, ela sempre foi naturalmente muito forte.

      • Lucas Lewis

        Sem falar que quando o cometa de Sozin passou, a dobra de fogo do Aang também se intensificou… Então não acho que o Ozai foi tão desafiador assim. Korra enfrentou inimigos e desafios em um nível muito acima do que vimos com o Aang. Porém, em termos de luta, o fim de Aang mostrou uma luta, realmente, de tirar o fôlego e o verdadeiro poder do Estado Avatar, que foi muito diminuído em TLoK.

        • Diego Oliveira

          Acho que o poder do Estado Avatar foi diminuído na série da Korra por causa da perda da conexão com os antigos avatars (ou avatares?). Mas eu achei interessante, pois do *meu* ponto de vista, o Aang, na série dele não era grande lutador, mesmo que, admito, foi um prodígio por aprender 3 dobras em um ano, ele vencia as disputadas usando *quase* sempre o modo avatar; Diferente da Korra, que ao perder essa conexão, teve que lutar com sua própria força em muitas ocasiões. E eu acho que sim, Korra foi um melhor avatar que o Aang, pois, acho que nenhum outro, além do primeiro avatar (aquele que obteve as dobras das tartarugas-leão e se uniu à Raava), conseguiu tal conexão com o mundo espiritual quanto Korra. Fala sério, além de dobrar os 4 elementos e metal, ela também dobrou energia espiritual :3

        • luiz fernando dos santos

          eu acho que a serie da korra foi malfeito, a historia acabou na 1 temporada, o resto foi para enche linguiça, historia fraca sem ação, mas aang.

      • Rodolfo Rodrigues Da Silva

        Derroutou Zaheer? sério? vc viu outra série… quem derroutou Zaheer foram os dobradores do Ar…ela “morreu”

      • lih

        Realmente, nessa parte ela mostrou superar o Aang,tá certo que ele era forte também e só tinha 12 anos, mas ela foi capaz de fazer coisas mais surpreendentes, embora eu ache o lance dela e do cara terem virado gigantes uma coisa surreal demais se comparado com o desenho antigo,mas nessa parte ela soube como ser uma boa avatar

        • GamerFelizardo

          Primeiro quando Korra surgiu como avatar não tinha uma nação inteira atrás da cabeça dela fora o apoio de várias pessoas com ela tanto é que ela aprendeu o elementos rapidamente porque as pessoas estavam dispostas a ensinar ela e a Korra quase perdeu a dominação do elementos e perdeu o ciclo dos avatares…Já o Aang teve que procurar o seus professores sendo caçado com a pressão de aprender rapidamente os elementos para acabar com a nação do fogo que estava cada vez mais forte fora que ele não tinha nenhum conselheiro adulto com ele como Tenzin ele teve que se virar com amigos não tão amadurecidos e se virou ! Além disso Korra também “desapareceu” do mundo também tanto é que Kuvira chegou tão longe por esse motivo é por isso que não existe Avatar melhor que o outro porque todos cometeram erros ficar comparando é chato.

          • Lucas Roberto

            Realmente cara, cada Avatar teve sua importância. Afinal, se não fosse pelo Aang as nações estariam todas à mercê da Nação do Fogo!

      • jandyr

        Korra derrotou Zaheer, mais ou menos viu. Teve ajuda. Não fosse isso, tava frita. E Zaheer tomou pau de Tenzin quando lutou mano a mano com ele. Zaheer só levou a luta pq teve ajuda tb.

    • sssssssa

      Esse comentário do Tenzin foi emocionante, admito que chorei quando o vi. Korra iniciou acidentalmente um novo clico, privando os avatares posteriores dos ensinamentos dos antigos, porém ela fez muito pelo mundo e com certeza pode ensinar os avatares que irão surgir depois dela, é um fato bem importante.
      Para mim, os dois avatares são ótimos e amo muito os dois personagens, mas a Avatar Korra realmente superou Aang e todos avatares anteriores pelo que fez.

    • Caiojosé Gomes

      Concordo! Mas parece que eu sou o fã mais novo de avatar. Tem alguém com menos de 15 anos ai? Todos os que conheci tem mais ou menos essa idade e ainda disseram que era uma série complicada. E eu tenho menos que isso.

  • Não consigo mais :’D

  • Yago Ferreira Silva

    Eu acho assim: que melhores amigas também ficam de mãos dadas. Enxergá-las como um casal depende do ponto de vista de cada um. Mike e o Bryan disseram uma vez em uma entrevista, postada aqui mesmo nesse site, e perguntaram a ele acerca dos relacionamentos na série, e eles disseram que as pessoas podem pensar o que quiserem. Essa série já deixou de ser infantil, e podia sim ter um beijo, mas eles resolveram deixar essa ponta solta, justamente para as pessoas imaginarem.

  • larice

    Eu só poderia dizer que foi um final lindo,e que eu gostei bastante,confesso que estou triste pelo fim,mas fazer o que,tanto a lenda de Aang,quanto a lenda de Korra,possuem um lugar no meu coração,não tenho o que reclamar,apenas elogios a série: Avatar

  • edson

    Eu não gostei do final, o fato delas ficarem juntas parece que foi planejado de ultima hora,as dua ficaram três temporadas disputando o Mako de repente isso.esses personagens são mal estruturados e sem personalidade.

    • Gabriel Dos Santos

      Na verdade, esse triângulo amoroso só vai até o livro 2, sendo que a Korra e a Asami também já estavam se aproximando mais desde ali. Mas esse final só sugere que elas eventualmente devem ser um casal, não a partir daquele momento. A série pelo menos foi realista no que tange os relacionamentos amorosos e amizades.

    • sssssssa

      http://chongthenomad.tumblr.com/post/105628311677/pugpixie-queen-asami-people-saying-that

      Veja isso e diga “planejado de ultima hora” de novo, vai ver série da disney vai.

  • Chgm

    primeiro otimo texto resumiu mt bem todos os pontos da historia que a fizeram tão especial, eu particulamente ia preferir com o mako o final não por machismo nem nada por pura preferencia mas esse final foi genial mas eu achei que faltou terminar algumas coisas tipo o bolin e a opal e a filha do tenzin com o mlk rebelde mas imagino que eles estavam com orçamento apertado demais pra isso mas avatar foi nos desenhos oq watchmen foi nos quadrinhos na decada de 80 mostrou que desenhos não tem limite quando tem um bom roteiro por trás ! alguma previsão pras hqs ?

    • Alessandro Bruno

      O Bolin e a Opal fizeram as pazes no Episódio Operação Beifong, e aparecem dançando no casamento do Varrick, está claro que terminaram bem, o que mais você queria ver neles? O Kai fala que está namorando a Jinora já no primeiro episódio, não aconteceu nada que poderia separar eles – então oque faltou explicar em relação à eles?

      • Chgm

        até ai eles não precisavam colocar aquele cena do mako e a korra.. eu quis dizer alguma cena que mostrasse os dois juntos dizendo que poderiam ser eles se casando no futuro (bolin e opal) ou sei lá que eles aparecessem no final da historia pelo menos

  • PsiMistyx

    Eu to tremendo rosana… Mds alguem me segura que eu chorei muito ja hj

  • Giovanna

    Achei pica demais, so foi no final que entendi o contexto da historia, ele invertou Korra tudo o que Aang foi.
    Quando Korra falou no final para Kuvira “Agora sei o que é sofrimento” fui direto ao comparativo, Aang ja sabia o que era sofrimento antes de sumir por cem anos, ele ja tinha lidado com ensinamento e sabia que ser Avatar não era facil, mesmo com 12 anos, e a Korra era uma filha mimada pelos pais que teve a sorte de ser Avatar. O Aang em suas temporadas fez as pessoas ao redor dele se tornarem melhores, e ja Korra não, as pessoas ao redor dela que a tornaram ela melhor.
    Em relação a politica e religião não vi nada demais de “quebrar tabu”, acho que a historia fica melhor quando envolve isso, pq é a historia da nossa vida, é a hitoria do mundo, o que tornou a seria bem mais gostosa de assistir, e me deliciei pq amo ler historias sobre ditaduras e guerras e assistir korra nesse ramo foi maravilho.
    Em relação ao final achei a interpretar, pra alguns foi uma representação de Aang e Katara, e o que tbm reparei, mas ele tbm deixou no oculto que ela poderia voltar com Mako, sendo que ela foi tirar ferias com Asami ate por isso, queria pensar em seu sofrimento e todos seus sentimentos.

    • Toga

      Korra foi criada para ser o oposto do Aang mesmo, é simples de comparar isso.
      O Aang tinha uma tarefa simples e o poder (Estado Avatar poderosíssimo nele). Bastava derrubar o Ozai, mas ele não queria fazer isso daquele modo. Ele precisou encontrar uma alternativa.
      Já a Korra queria resolver tudo de forma simples, na violência, só que nos casos dela isso não resolvia, era preciso alternativas, e isso ela não tinha cabeça para criar. Só não foi mais interessante por não ter ido mais a fundo nas revoluções dos vilões. O primeiro caso com o Amon poderia ser emblemático disso. Imagine a Korra no fim retirando a dobra do Amon, como o povo reagiria? Ali estava um dobrador que se levantou para defender os não dobradores, nunca fez mal a eles de forma arbitrária, a Avatar aparece e não oferece solução, ao invés disso pune aquele dobrador que ousou lutar por ele com o castigo de ser um não dobrador? Ai a coisa iria ficar séria!
      Mas enfim, agora são águas passadas não?

      • Cesar Augusto

        fora o fato de que a luta entre o Aang e o Ozai é fichinha comparada às lutas que a Korra travou como Unavatu e Zaheer.

        • sssssssa

          Unavaatu foi um marco histórico na história de Avatar, Zaheer também. Aliás, arrisco dizer que a anti-herói/vilã Kuvira também é algo de se colocar na história deste universo!

        • Junior

          Em comparação a luta contra Unavatu certamente, mas contra o Zaheer? Não mesmo. As “dobras” (principalmente as do fogo) na luta contra Ozai foram incríveis! Aliás, o “estado avatar” do Aang humilhava os da Korra, mesmo antes dela perder a conexão, seu estado avatar quase sempre era decepcionante.

  • Pablo Alfonso
    • Guest

      isso mesmo, autor do texto lá em cima.

      • decepçãodecepçãodecepção

        eeeeeeeee, tinha escrito, mais to te apoiando.

  • decepçãodecepçãodecepção

    Vai pro quintos dos infernos, não vi nada de final lindo, só decepção, Avatar a lenda korra podia ser incrivel, o que não foi, foi razoável, korra foi sem graça, dizem na area de produção de animação que o personagem tem que ser alegre e espontaneo, com isso engraçado, mas korra não é, então pra quem não percebeu, “o cara que domina lava” sempre roubava a cena.

    e pros homens que concordou com esse final, vocês são fresco, mulher sempre concorda porque é mulher. corra podia muito bem ir sozinha pro mundo espiritual pra se tornar forte, aprender e coletar o conhecimento do mundo que ela mudou para o proximo avatar já que ela detonou o ciclo da sabedoria.

    • Állef Rodrigues

      so pq ela foi com a asami, nao significa que rolou korrasami cara, eu admito que eu tava esperando um beijo do mako e korra, mais ai esse final nao foi ruim nao

      • decepçãodecepçãodecepção

        não só isso, mais eu esperava um final legal que encerra sabe, esse final só deixou agonia. tinha tuda pra dar certo. o que foi aquilo?

        • Állef Rodrigues

          cara pra fala a vdd, eu fiquei a temporada inteira, esperando o beijo triunfau da korra, po ela ficou solteira por 2 livros inteiros

    • sssssssa

      Teve Korrasami e o final foi épico. Para de chorar.

  • William Alves

    Final “inesperado” quebrando padrões no Brasil, ou quase. Mas foi foda

  • Toga

    AVISO PARA O PESSOAL antes de xingar a equipe do site.
    O TEXTO É DO SITE VANITY FAIR.
    O aviso ficou um pouco escondido no final, peguem leve.

  • Iállyson Antonio dos Santos

    Quando a propaganda gayzista chega nos desenhos animados é porque toda sociedade já esta corrompida. Se quiserem fazer filmes com casais lésbico tudo bem. Mas colocar isso numa animação voltada para o publico infanto-juvenil é cúmulo.

    • decepçãodecepçãodecepção

      não havia necessidade. estragaram a serie. e agora, como é que eu vou convidar alguem pra assitir e ai a pessoa fala, “há. aquele do final lesb…, sem coesão”””

    • Tommy

      Primeiro que não existe “propaganda gayzista”. Os gays existem tanto quanto os héteros, nós vivemos no mesmo planeta, na mesma sociedade, não tem por quê não sermos retratados em desenhos animados, filmes, mídias em geral. “Colocar isso numa animação voltada para o publico infanto-juvenil é o cúmulo.” Cúmulo aonde? Agora as crianças devem ser expostas somente à heteronormatividade? Por quê? Porque VOCÊ acha isso? Porque a SUA religião pensa assim? Me desculpa, querido, mas o mundo não gira em torno de você. O mundo tá aí, na sua volta, cheio de homens amando homens e mulheres amando mulheres. Você não aceita porque é infeliz.

      • decepçãodecepçãodecepção

        tommmmmmmy que dahbo de nome

        • Tommy

          Melhor que Iállyson.

      • Iállyson Antonio dos Santos

        Não existe “heteronormatividade”, o que existe é a ordem natural onde um homem e uma mulher se amam e tem relações sexuais para gerar filhos. Por quê os animes devem estar cheios de personagens gays? Por quê vc quer? Por que na sua cabeça o relacionamento homossexual é normal? Eu sou infeliz por seguir a ordem natural? Infeliz são os homossexuais por serem incapazes de amar verdadeiramente.

        • Daniel

          “Incapazes de amar verdadeiramente” PQP
          Cara quer uma passagem pro século 18 de graça? Só de ida?

          • Iállyson Antonio dos Santos

            Desde quando é o século que determina a ordem natural das coisas?

        • Tommy

          A “ordem natural” não existe. A maioria das espécies animais possuem comportamento homossexual. O ser humano possui comportamento homossexual. Quer algo mais natural que isso? Se seu preconceito te cega ninguém tem culpa. Se, pra você, o sexo não é baseado em prazer e sim em reprodução só transe pra ter filhos, mas faça isso você, não imponha aos outros. Os animes têm que ter casais homossexuais por que eles existem, assim como têm que ter casais heterossexuais porque eles também existem, não porque é o que eu acho ou deixo de achar. Você é infeliz por não aceitar a felicidade alheia, não enxergar através da sua bolha e tentar impor sei pensamento a tudo e todos. “Infeliz são os homossexuais por serem incapazes de amar verdadeiramente” oi? Pra você amor só existe entre sexos opostos? E o amor paterno pelo filho? O amor fraterno entre irmãos? O amor materno pela filha? O amor de amigos? Não existem? E você é tão burro que acha que os homossexuais passam por tudo o que passam, são obrigados a ler o que você tá escrevendo por querer? Por que você acha que casais gays lutam tanto? Por nada? Não, querido, e sim porque se amam. Se amam e lutar pra se amar. E você nem ninguém com esse pensamento minimalista e opressor vai mudar isso. Só resta aceitar. O mundo tá ai, só você e mais alguns que vive nessa bolha do preconceito. Não quer ver duas mulheres se amando em um desenho? Crie o seu e finja que o amor entre duas mulheres não existe. Simples. Não venha encher o saco de ninguém.

          • Iállyson Antonio dos Santos

            Sabe o outro comportamento que a maioria das espécies animais tem? A pedofilia. Por acaso devemos adotar esse “nobre” comportamento? Quanto aos animais, não existem casais homossexuais apenas o instinto sexual que os leva a terem relações com seres do mesmo sexo na ausência de fêmeas. Os seres humanos também tem esse instinto, a diferença é que nós possuímos inteligencia e vontade. Acho que preciso ser mais claro. A relação sexual tem a dupla finalidade de proporcionar prazer e reproduzir a espécie. Isso pode ser constado na natureza da relação, pois o auge do prazer esta ligado com a liberação do sêmen, no caso dos machos, e com a preparação da vagina para recebe-lo, no caso das fêmeas. Os homossexuais são incapazes de realizar a reprodução, tanto que precisam usar outros órgãos do corpo que não estão ligados com a sexualidade. Na falta de argumentos vc vem com essa história de misturar os outros tipos de amor, mas eles não estão em questão aqui. Eu estou enchendo o saco? Apenas fiz um comentário que estragaram o anime, e estragaram mesmo, para fazer propaganda gayzista.

          • Tommy

            Aliás, esse argumento da pedofilia é tão nojento quanto seu discurso. O amor entre duas mulheres maiores e independentes (assim como animais adultos e independentes) ser comparado com algo tão sujo é algo tão nojento quanto quem fala.

          • Iállyson Antonio dos Santos

            Hoje vc acha “nojento” comparar a pedofilia ao homossexualismo, mas assim que o homossexualismo for plenamente aceito a pedofilia sera o próximo “tabu da sociedade machista” a ser derrubado. Animais adultos e independentes? Desde quando animais tem inteligencia e vontade?

    • Toga

      Acho engraçado esse argumento de “para o público infanto-juvenil”, como se fosse ruim… se as crianças não forem educadas ainda crianças, quando serão? Depois que crescem e se tornam preconceituosas e cheias de discriminação enraizada a merda já está feita e é difícil de consertar. E criança leva tudo muito bem, são os adultos que ficam inventando problema com e sobre os outros.

      • Tommy

        Concordo. Não teve problema nenhum as duas terminarem se olhando. Não teria, também, se elas terminassem se beijando. Nada demais, já que crianças são expostas a beijos héteros a todo momento. Se os desenhos não tratassem isso como um tabu e parassem de heteronormatizar tudo talvez a gente não leria esse tipo de comentário como o acima.

        • decepçãodecepçãodecepção

          uhh vai tommmy lol

      • Iállyson Antonio dos Santos

        É claro que é ruim!!! Nada contra a sacanagem pessoal de um casal gay que voluntariamente quer ter relações, mas ai a dizer que esse é um relacionamento saudável e normal outra coisa. Por que não é normal. A natureza mostra isso quando o homem e a mulher possuem órgãos genitais diferentes, que devem se unir para a procriação. É o pensamento moderno, que acha que o sexo só serve para proporcionar prazer, que tenta tornar o relacionamento homossexual algo normal

        • Toga

          Nem na natureza sexo existe só para procriação. Papo furado isso, uma espécie que faz as próprias regras querer que a natureza siga as regras que ele se esforça para acreditar que são as regras da natureza e que ela segue rigorosamente. É surreal.

          • Iállyson Antonio dos Santos

            “Nem na natureza sexo existe só para procriação” É mesmo? Me mostre a espécie animal onde a fêmea faz sexo fora do período reprodutivo. Mesmo os machos quando tem relações entre si o fazem movidos por um impulso sexual e na falta de fêmeas.
            E eu disse que o sexo serve só para procriação? Releia o comentário e veja que o que eu disse é que as pessoas do século XXI acreditam que o sexo serve somente para dar prazer. A finalidade do relacionamento sexual é dar prazer ao casal e gerar descendência. Acontece que os homossexuais nunca poderão realizar essa ultima.
            Então o relacionamento entre homem e mulher é uma convenção social? Onde vc viu isso? Em qual civilização esse relacionamento começou e como se espalhou para as demais? Na verdade o movimento gayzista tenta provar a anos que o relacionamento entre um homem é uma mulher é uma convenção social, mas infelizmente para eles isso é impossível de provar.
            https://www.youtube.com/watch?v=EpHNhYz6GcE

          • Toga

            Não disse isso mas vejo que não interpretei demais no comentário anterior, estou vendo… Sexo recreativo existe sim na natureza, comentei porque previa esse papo furado que você trouxe agora, e isso importa afinal?

            Falando cientificamente eu posso até entender o motivo de animais terem uma reação hostil com membros homossexuais da sua espécie, apesar de curiosamente, não termos nenhum exemplo desse comportamento na natureza. E se mesmo os animais pseudo irracionais não se incomodam, por que um humano racional se dói tanto? Será que existe resposta para isso? Ninguém nem é obrigado a ter filho nenhum na sua vida, então ficar arranjando desculpa para ser contra a relações homossexuais é se meter na vida dos outros.

            Cada um interpreta relacionamentos como quiser, que fique com o que te satisfaz, é justo, mas esse papo científico não funciona mais para algo que não é mais amarrado a instintos. Sim, reprodução é entre membros de sexo masculino e feminino, isso é óbvio, ninguém nega isso. Só que é assim tão necessário passar meus genes para frente? Quem que tem filho hoje em dia pensa em propagar seus genes? Quer apenas ser pai ou mãe, ter alguém para cuidar quando ficar velho, por aí. A única coisa que você precisa para fazer um filho é fazer sexo com o sexo oposto e só, casar, viver junto, nada disso é obrigatório. Isso se não quiser simplesmente adotar. Querer ditar qual escolha outra pessoa faz da vida é invasão de privacidade.

            Mas essa discussão já foi longe demais para algo tão simples.
            Korra & Asami S2 S2 Forever, chupem.

  • Caio Zoghbi

    So vejo homofóbicos nos comentários!!!!!

    • decepçãodecepçãodecepção

      caio, depois da lei da palmada foi criada, vc já ta aprendendo

    • William Alves

      não vejo nenhuma homofobia não, só opiniões adversas.

      • Caio Zoghbi

        Como não mano, so pq TALVEZ a Korra tenha tido um clima com a Asami tão falando que a serie decaiu e que por causa disso todo o resto viro lixo. Não que eu ligue pras opiniões deles mas pocha por favor né.

        • decepçãodecepçãodecepção

          a cada temporada a maioria só assitia pra ver como ia acabar, e todos esperavam algo bom, bom mesmo.

        • William Alves

          todos podem ter uma conclusão diferente, e pelos mais variados motivos, relações homoafetivas, não haver uma gota de sangue, politicamente correto, entre outros assuntos gerais, que vão com certeza trazer conflitos, pois todos nós ainda não damos o braço a torcer para novos conceitos, para termos mais de um ponto de vista.

        • Anderson Marques

          a serie decaiu não pela relação homoafetiva no final, decaiu pelo roteiro falho nesta ultima temporada!

          O que se salva neste quarto livro é a aparição de Toph e só!

    • alberto

      Homofóbico, eu eu sou hiper progressista neste ponto só acho a serie inteira um lixo não se preucupe , eu queria ver é a Putaria rolar solta.

  • Állef Rodrigues

    deixa eu ver se entendi, entao korrasami nao existe nao é?

    • decepçãodecepçãodecepção

      existe, por isso que pra quem gosta de animação, esse final foi. …….. uma caca

      • sssssssa

        kkkkkkkkkkkk

    • alberto

      Não a Nick ainda acha que anime é coisa de Criança .

    • William Alves

      depende do ponto de vista, mais meio que foi uma insinuação para o publico adulto, nada que o publico infantil possa notar.

  • decepçãodecepçãodecepção

    o Eduador Costa mudou o titulo, pra não ter briga? o do ingles é diferente, então a opinião do redator é, “/korra-o-desenho-mais-poderoso-e-subversivel-de-2014”. puts até quebrei os dvds de korra.

  • Samuel

    Final surpreendente e muito bom “A lenda de Korra” foi voltada mais para assuntos Sociais e políticos e foi isso que tornou o desenho bom com pessoas tentando buscar evoluir espiritualmente e convívio social.

    • decepçãodecepçãodecepção

      • Cesar Augusto

        vai arrumar um lote pra capinar, véi o_____o

  • Leonardo Velasco

    temos que agradecer ao G
    aboro por sempre ser fiel em traduzir os episódios,portanto muito obrigado Gaboro.

  • Leonardo Velasco

    tomara que tenha mais lenda de korra,porque e apaixonante demais.espero que sege igual dragon ball e tenha milhares de episódios.
    daqui uns meses se não houver novos livro de korra, vamos nos unir no twitter, e fazer uma campanha pra eles lançar.

    • decepçãodecepçãodecepção

      se a imaginação deles foi até ai, melhor não

      • Leonardo Velasco

        imaginaçao nao tem limites, só precisa de um pouco de tempo e expiração.

  • Alana

    Ja vi muita gente dizendo “melhores amigas também dão as mãos”, pra não caracterizar romance entre Korra e Asami. Mas cara, se liguem na atmosfera, nos diálogos… O fato de elas terem andado de mãos dadas e, no portal, terem dado as outras mãos e ficarem de frente uma pra outra foi simplesmente porque eles não iam colocar um beijo ali. Mas a intenção era essa. PS: não duvido que eles tenham um sketch desse beijo :*

  • Talles Najar

    Tenho medo de ter shippado Korrassami e no final falarem… “elas são só amigas” qndo confirmarem eu vou ficar mto feliz… KKKKKKKKK’

    • decepçãodecepçãodecepção

      será com certeza um alivio, mas ainda, acho que korra deveria ter ido sozinha pro mundo espiritual aprender e deixar aquele ar de que tá tudo bem pro proximo avatar, não que tenha continuação, só de que tá tudo bem.

  • ❤ づ・。*。✧・゜ *:・゚✧

    Não achei o final do episódio tão magnifico assim. A série não era ruim, na verdade sempre me surpreendia.
    Mas convenhamos que a personalidade que a Korra apresentava era forte, por mais que ela aparentasse a bondade não acredito que ela perdoaria a Asami e o Mako tão facilmente como foi representado. Também é meio controverso o fato de enrolar tanto, para no final dizer que a Kuvira era como a Korra.
    Faltaram muitas explicações.
    A única impressão que tive foi que os produtores estavam putos com a total falta de valorização do trabalho deles, e já que a animação estava sofrendo tantas críticas ruins sem motivo decidiram dar motivos reais para isso (Afinal, tratar de homossexualidade sempre gera polêmicas idiotas e desnecessárias, apesar de que isso não é colocado abertamente). O desfecho foi fraco, fez-se necessário algo mais impactante.
    Amo a Korra, mas eu esperava muito mais!
    E não acredito que a Korra “ficou” (termo sexual) com a Asami, elas apenas se tornaram grandes amigas.

    • William Alves

      observe essa troca de olhares, esse clima todo brilhante ( por do sol como ja foi citado)… qual é…rsrs
      Mas realmente não esta nada realmente a amostra…e vc tem razão essa poha de homossexualidade causou, causa e sempre causara polemica MAMILOS !!!!!, e tbm esperava mais.

      • Cesar Augusto

        por mim a Korra e a Asami desenvolveram um “Bromance” feminino básico xD

    • sssssssa

      Como assim perdoar Asami e o Mako? Você viu a mesma série que eu? Bolin, Asami, Mako e Korra sempre foram e são grandes amigos desde sempre. Korra nunca os odiou, nem deixou de falar com eles. Os produtores elaboraram o romance Korrasami, indiretamente pq né “série infantil não pode ter homossexualismo”, desde o livro 3. Você viu como Asami ficou do lado da Korra do mesmo jeito que Katara ficou do Aang? Eles não colocaram homossexualidade para manchar a série e sim porquê a homossexualidade entre as duas personagens foi elaborada desde o livro 3, após o fim dos sentimentos delas DUAS PELO MAKO.
      http://chongthenomad.tumblr.com/post/105628311677/pugpixie-queen-asami-people-saying-that
      Depois de ver tantas imagens é difícil não perceber que há algo mais, não precisamos de beijos nem de uma cena de sexo para perceber isso.

      E o final foi ótimo, mostrou que Korra amadureceu e não precisou lutar para vencer de Kuvira! Ela só precisou conversar com ela, isso é o que um Avatar deve fazer. O avatar mantém o equilíbrio e a paz, ele não deve lutar e executar quem faz o mal. Korra não precisou lutar até o fim contra Kuvira, assim como o Aang não teve que matar Ozai. Ela não tirou a dominação de Kuvira, não foi necessário, ela conseguiu convence-la depois de entender todos sentimentos dela e explicar como se sente. Mágico.

    • DeadMat94

      Concordo com você. Esperava muito mais desse final, inclusive uma batalha mais emocionante.
      Aang no final de TLAB demonstrou uma grande habilidade na dominação dos elementos, mesmo fora do estado de Avatar. A Korra não parece ter ficado tão poderosa, mesmo sendo uma “prodígio” que aprendeu os quatro elementos ainda criança.
      Na batalha entre Korra x Kuvira no meio da temporada, Korra entra em estado de Avatar e facilmente derrota a Kuvira, mas agora no final, ainda conseguindo entrar em estado de Avatar, ela meio que sofreu para derrotá-la.
      Faltou mais emoção nesse final.

      • Marina Lopes

        verdade, a batalha kuvira X korra deixou muito a desejar.. alias, pra mim, todo o final deixou a desejar.

    • Marina Lopes

      concordo… o final do ep chegava e eu pensava: nao eh possivel, ainda falta tanta coisa! ainda não vi Jinora e kai, nem o destino de Baatar jr, nem aqueles campos de reeducação da kuvira.. E achei pessimo korra ter perdoado kuvira tão facilmente dps desse muido todo.

  • 9Pedro Felipe

    alguem por favor passa o link dos dois ultimos episodios legendados que não tem aqui no site ???????? to ansioso pra ver por favor

  • Pablo Alfonso
    • Tony Mig

      cara eu sou uma pessoa super despreocupado com esse tipo de coisa, nunca me incomodou e não consigo entender o pq as pessoas se sentirem tãoof endidas com relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo quando eu vejo um casal gay pra mim é tão normal e natural que nem percebo, sempre tive amigos e alguns familiares homosexuais nunca me incomodou e pra mim é super de boa!
      não é atoa que o mundo as vezes é uma bosta, e grande parte é culpa dessas pessoas preconceituosas do cão!

      • Pablo Alfonso

        Swat?! Mas eu achei daora a montagem!

    • Eliza

      Caraca! Ficou muito bom esse gif XD

  • João Paulo

    Texto impecável, adorei. Korra é um dos desenhos mais maduros, profundos e diversificados que já assisti. Vai deixar muitas saudades com certeza.

  • João Henrique Collenghe

    Isso pode abrir uma porta para casais do gênero em desenhos animados ou pode causar bastante coisa forçado em desenhos com roteiro mais fraco, com gente indo “pro outro lado da força” sem o menos motivo aparente, apenas para causar polêmica no desenho. Isso ficou bom em A Lenda de Korra porque os produtores souberam trabalhar com assunto e no final ficou de uma forma bonita e fofa.

    • lih

      meu acho que eu não devo ter assistido o mesmo anime e final que vcs kkk pois pra mim não faz nenhum sentido elas iniciarem um namoro no final, sei lá só acho que amigos ficam de mãos dadas mesmo o que tem de estranho ou diferente nisso? Mulheres são assim mesmo, tá certo que pareceu meio sugestivo, mas não ficou nada claro foi apenas um final aberto, cenas delas juntas não contam, pois teve várias dela com Mako e Bolin também, lembrando é apenas MINHA opinião, só tô falando isso porque em Naruto Shippuden foi quase a mesma coisa,tinha gente shippando Naruto e Sasuke embora não tenham tido cenas assim eu acho rs

  • Tony Mig

    pra mim o final foi perfeito, gostei pra caramba dele, pra mim essa serie vou guardar no coração e um dia vou reassisti-lo com meus filhos!

  • Zé do Alfinete

    Eu achei desnecessário esse final delas juntas. Foi indireto mas dá pra sacar a deixa. Esse lance de querer impôr a homossexualidade em todo tipo de história só para se tornar aceitável é deprimente. Avatar Korra é bom do começo ao fim, mas como eu disse, isso foi bem forçado. (Opnião adversa = Homofobia, pra maioria dessa galera -.-‘ )

    • sssssssa

      http://chongthenomad.tumblr.com/post/105628311677/pugpixie-queen-asami-people-saying-that

      Não foi forçado. Eles não querem deixar aceitável e isso nem é deprimente, os personagens foram criados para isso e se os autores deixaram isso acontecer é porque a história pareceu uma boa ideia para eles.

      • Débora

        é deprimente sim, não tem nenhum tipo de aviso no anime sobre conteudo homossexual, nem ficou claro q elas ficariam juntas no começo, os autores deixaram livre para todo mundo assistir até quem é contra, até crianças que começaram vendo na nick

        • sssssssa

          Idai? Vai dizer que é errado o que eles fizeram? Não há putaria homossexual nem heterossexual no desenho, nada. Só um romance! Vai dizer que é homofóbica ao ponto de dizer que o desenho é ruim por causa do romance? Achou Makorra e Makami no começo ruim também ou só tá com rixa pelo homossexualismo?

          • Débora

            Por obsequio eu disse que o anime era ruim?AAh sim, eu não disse! O lamentável é a forma que foi colocado um casal gay para haver mais aceitação ao assunto, sendo que quem não aceita não vai começar com um “romance” completamente implícito num desnho. Descobri a existência de korrassami e seus shippers no ultimo ep. a relação Makorra foi muito mais explicita para o anime terminar assim

          • sssssssa

            Idai se foi explicita? Você tem que entender que isso não foi pra gerar aceitação. Os criadores não fariam isso, eles fazem isso porque querem criar uma história interessante sobre isso! Foi elaborado bem, nas entrelinhas, não viu quem tava cego pelo triângulo amoroso afundado NO LIVRO 2 ONDE KORRA DISSE QUE TUDO ACABOU, E SÓ QUER AMIZADE. Quem vive de passado é museu, veja a série denovo a partir do livro 3 e tire suas conclusões.

  • GENTE. OLHA SÓ QUEM “had done The thing”? Korra na VanityFair não é pra qualquer um…
    Agora falando em próximo avatar. Se até Digimon voltou depois de tanto tempo. Por que avatar não voltaria? Espero ansiosamente pr esse dia.

  • Lucas Coelho

    Que viagem so pq as duas amigas foram de ferias pro mundo espiritual e se olharam ja levem pro lado da sacanagem que mente suja.
    Não vejo nada de mais nessa imagem sendo que se fosse realmente pra causar polemica eles poderiam fazer isso so que de forma mais explicita… nao beijos nem nd assim coisa que hj em dia n vejo problema mais ia causar uma dor de cabeça enorme pra eles mais sim verbalmente.

  • Guest

    Deveria terminar assim

  • Jean Christhian

    Devia ter acabado assim.. vcs não fazem ideia do tanto de imagem delas se beijando, tem até Gif, alguns parecem ter sido feitos pela própria nick, acho que a cena provavelmente chegou a ser feita, porém não colocaram para não gerar MIMIMI

  • Palacio Rogerio

    Korra saiu do Ar pq tem muitas esteira muitas mesmo, eu sinceramente como muito fã de avatar acho a lenda de korra um dos piores desenhos =/ … sempre falam demais que a temporada vai ser isso e aquilo e sempre me da nojo em ver os episodios. pronto falei chore qm quiser as bibas

  • Brega Presley

    Cara, faltou citar a fonte original do texto que traduziu. Abração.

  • Thiago Moreira

    Interessante me deixou com mais vontade de terminar de ver as séries Avatar, mas em Rurouni Kenshin já tinha um travesti membro do Juppongatana.

  • Felipe

    Sobre a questão politica, a Kuvira ao meu ver histórico se assemelha mais ao Camarada Stalin (“de aço” do russo), mas tem aquele toque imperialista sim, é só para dar um complemento, pelo fato dela ser bem rígida e durona demais, sem contar da unificação da Nação da Terra, que lembra toda aquela questão do Bálcãs e das regiões periféricas a Rússia que foram anexadas pela URSS. (Eu sou Marxista, Só para constar.)

  • Diógenes Guedes Fernandes

    Tanto faz se a Korra é gay ou não… Alias, na vida passada dela ela tb pegava mulher… kkkkk
    Eu só queria mesmo eram as conecções passadas… =/
    Valeu Lenda de Korra! Valeu MA.

  • Anderson Dos Santos

    Muito bem escrito… Eu tenho acompanhado essa série e gostei muito do final… Apesar de alguns criticarem, o crescimento dos personagens a meu ver foi muito bem escrito, mesmo para as personagens mais maduras como as filhas da Toph. Família, conflitos políticos, armas de destruição em massa, relacionamentos conturbados, traumas etc… sempre desde o inicio foram temas bem abordados na série… E mesmo os vilões causaram muitas mudanças no mundo e obtiveram suas pequenas vitórias, mesmo sendo mortos ou capturados.

    Essa série esta no meu top.

    Uma curiosidade é que quem curtiu a Lenda de Aang pode estranhar um tanto o clima mais sério e sombrio de Lenda de Korra, mas ficarão felizes com os inúmeros Easter Egg espelhados pela série…

  • Suelio Moura

    Como eu já disse o foco de TLK não é o mesmo que TLA. Por isso uma galera ficou com raiva do final. Eu digo que o final foi bom , mas não era o que eu queria. O “Korrasami” fica a critério de cada um, agora as discurções a respeito de politica que eu vi no Mundo Avatar me impressionaram, nunca tinha visto um desenho comum fazer isso.

  • MalachorV

    Subversivo*

  • Mariana Massafera

    LI esse artigo da Vanity Fair e realmente não tem nem o que tirar nem pôr.
    Desde a terceira temporada eu entrei na vibe Korrasami, mas era mais por empolgação, e para poder ficar fazendo piadinhas. Apesar de ser clara a evolução da relação das duas, eu imaginava Korra morrendo ou indo embora sozinha – que também seria um final “inovador”.
    Acompanhei desde Aang, e são universos diferentes, e os autores trabalharam mto bem a evolução do Avatar. Quem se identificava com Aang criança cresceu e é um jovem quase adulto hoje, assim como Korra e Cia.

    Aang era a criança boazinha que tinha medo de ser o Avatar e precisou de uma turma forte para se aceitar e se preparar para derrotar o perigoso senhor do fogo.
    Já Korra aparece como um avatar que já sabia que era avatar e que era extremamente metida por causa disso. Típico de adolescentes: ser rebelde e se achar o dono do mundo, melhor que todo mundo.

    No fim, Korra teve de crescer muito mais do que Aang, e de forma mais dolorosa. Achei demais a luta final dela com Kuvira, porque ela precisou apenas de momentos de “burst” do modo avatar, mas na maioria das vezes conseguiu lidar com a grande vilã sem precisar estar no modo avatar – que pra mim demonstrou extrema maturidade. Uma pena a série ter tido livros de apenas 13-14 capítulos.

    tLoK começou bem, teve altos e baixos – até mesmo na qualidade de animação – e todo mundo temia que fosse pro buraco. …Ao invés disso, a terceira e quarta temporadas ficaram maravilhosas, o trabalho do Estúdio Mir é primordial e o enredo cresceu demais!

    A saga Avatar mostra a união de várias coisas que normalmente são deixadas de lado: raças diferentes, crenças diferentes, mulheres protagonizando e sendo fortes; tudo isso é fantástico, porque foge do lugar comum que regem os desenhos animados há décadas.

    E esse final com a interpretação de que teve Korrasami também não pode ser ignorado. Comecei torcendo pra Korra e Bolin – porque o adoro e ele sempre foi um personagem mais leve e interessante que Mako, o galã padrão -, mas, como disse, Korrasami passou a chamar minha atenção depois do livro 2. A forma como a relação das duas foi se aproximando e pequenas cenas alimentavam nosso ship. Ao fim do livro 3 não parecia haver nenhuma companhia melhor para Korra do que Asami, e isso era estranho, porque estávamos certos de que nada aconteceria (feijoada). Acho que boa parte de nós Korrasami nem estava esperando esse final, de verdade.
    Foi ótimo! (e acompanhar a histeria coletiva do Tumblr e dos Deviantart também está muito divertido)
    Não precisou de declaração de amor e nem beijo. Mas não dá pra ignorar que as cenas finais de Aang e Korra se pareceram.

    É absolutamente normal que os anti-Korrasami neguem e insistam que “estamos colocando malícia”. “Malícia?” Porque é malícia crer que as duas foram juntas pro mundo espiritual? Se fosse Mako ou Bolin ao lado de Korra, aposto que os shipprs estariam comemorando o “cannon”. É tão ruim assim ver que Asami é a melhor opção afetiva e emocional pra Korra? Ora essa, mesmo que a gente tire todo o carinho e atenção que Asami passou a dedicar à Korra, Asami ainda é mó gata e eu acho que ela seria uma ótima opção de qualquer maneira. Quem não quer ficar com um mulherão daqueles? (hahaha)

    tLoK me desanimou no começo, mas acabou por me orgulhar demais. Não sei como eu faria pra adquirir o desenho legalmente, mas eu sempre faço questão de me esforçar e “dar meu dinheiro” para mostrar às empresas que eu gosto daquele produto e o apóio.
    Que a série marque mesmo a internet, a televisão, os sinceros parabéns aos autores, ao estúdio, aos dubladores, – ao site Mundo Avatar e á equipe de fansub United com suas zoeiras – por ter trazido até nós esse trabalho fodástico que foi!!!

    Todas as glórias ao Avatar, aquele que consegue dominar todos os elementos, e trazer equilíbrio ao mundo!
    Korra, você é everything!!!
    Vou lá escutar o tema final e chorar mais um cadinho.
    Snif.
    </3

    • Lucas

      Korra teve crescer muito mais que o Aang? O Aang acordou depois de cem anos no gelo, descobriu que uma guerra mundial estava acontecendo onde a nação do fogo estava quase ganhando. Ele descobriu quase todos que conhecia morreram, só um estava vivo, e que todo seu povo foi exterminado. E ele somente tinha um ano para dominar os outros três elementos para acabar com a guerra. Korra também teve problemas de caráter mundial, mas ela sempre teve companhia de pessoas que ela conhecia, mesmo que ela não usa-se tanto isso. Pro Aang foi mais difícil, imagine um garoto ser jogado de paraquedas num mundo as avessas em que não conhecia ninguém, ele teve sorte de encontrar já no início pessoas boas para ajudá-lo.

  • Well

    Espera,não entendi,quer dizer que essa cena da Korra com a Asami saio por causa de apelo de fãs ?

    Nada contra isso,mas porque eles não apelaram para que Korra recuperasse a conexão com os outros avatares? Porque não apelaram para a Nação do Fogo,ou até mesmo Katara,Zuko e Toph em um reencontro ou cena d lutas juntos ?

    Essa desculpa de que eles estão velhos e o tempo deles acabou é idiota porque os velhos mestres em Aang lutaram.

    • mICAElangelo

      outra coisa que achei ridícula, esperava ela retomar a conexão com os outros avatares, ela não dobrou 1/3 do que qualquer comum dobrou na série passada.

      • Well

        O Livro 4 pelo menos pra mim se salvou por causa da Toph,pra mim os Livros 1,2 e 3 foram os melhores,não tive decepção em nenhum deles,vou até assisti-lo novamente pra tirar esse gosto horrível desse final.

  • mICAElangelo

    Achei o final ridículo, não desenvolveram nada essa relação entre elas… 3 temporadas inteiras atrás do Mako ou pensando nele e de repente ambas começam a cortar tesoura (lógica de pornô). Ela nunca vai chegar aos pés dos outros Avatares, esperei tanto uma luta no estilo Aang e Ozai só para no final me decepcionar, nem um estado avatar descente ela conseguiu fazer, era um simples boost pequeno para ela. Ridículo.

    • mICAElangelo

      Nem os antigos dobradrores apareceram para dobrar (Katara, Toph e Zuko) para o resto não passar vergonha, essa história de que não poderiam intervir e deixar a geração mais nova é ridículo, lembram da Lotus Branca? Pois é, vai me dizer que ia deixar todo mundo tomar no @ por pura preguiça? kk

    • DeadMat94

      Concordo. Na minha opinião, a relação amorosa delas foi muito mal desenvolvida.
      Não tenho problema algum de serem um casal homossexual, mas seria a mesma coisa se ela ficasse com o Bolin.
      Tudo sempre foi passado como uma amizade entre as duas, nunca algo a mais.
      Esse final Korrasami foi forçado.
      Acho que Korra não deveria ter ficado com ninguém, pois era isso que as últimas duas temporadas apontavam.

    • Marina Lopes

      a mds me beija kkk disse tudo que eu penso velho! a luta de aang com ozai foi muuito mais epica do que esse troço que foi em korra.. a retirada da dominação de ozai, as lutas ,as dominações.. esse negocio que aconteceu em korra na luta com kuvira tipo : ” ah, nos temos muito em comum, eu te entendo ” aah vsf. aang com 12 anos foi um avatar muito melhor que korra com seus 16, 17 anos

  • juca

    gostei da Korra e Asami ficarem juntas,agora poderia ter um state avatar decente contra o megazord da Kuvira e o pior que a korra precisou de novo de ajuda dos amigos pra entrar no megazord e ela não recuperou o contato com os outros avatares mas pelo menos sabemos que raava esta na Korra e assim teremos outro avatar.

    o que eu mais gostei em TLOK foi o fato dela não ser uma criança e não foi muito infantil a serie isso é bom,espero que o próximo avatar seja da mesma idade de korra.
    nota 10/10

    • Well

      Eu chamaria aquele robô gigante de Megazord-Evangelion com cabeça de pokébola kkk

  • Felipe

    E eu esperando mais cenas do Bolin sem camisa. Sentindo saudades já.

  • Victor

    Acabei de assistir o último episódio e fico triste por não tem mais, nem que seja outro avatar. É aquela mesma sensação de abandono quando acaba um bom livro.

    Mas ela relação da Korra e Asami creio que seja muito mais do que as pessoas querem ver, do que realmente é, podem falar o que quiser, mas só vi amizade sem qualquer outro sentimento.

    Muito me alegra ter um final assim, igual foi com Frozen, onde o amor da história era entre as duas irmãs, é uma grande evolução nas histórias infantis, o apice a se alcancar não tem que necessariamente ser romantico.

    • lih

      Concordo

  • Bob Nerd

    Acho que o correto é subversivo. Alguém corrija isso no título da matéria.

  • Priscilla Bittencourt

    #korrasami

  • Idel de Sena

    Esse final foi tão bonito que eu o repeti várias vezes… essa lenda marcou!!!

  • Sidney Moura

    Pera ai gente isso não e casal homosexual não.

  • Galactus

    Aang>>>>Korra

    Ao meu ver, a cronologia de TLK deveria ter se seguido assim:

    1º – Earth Empire
    2º – Red Lotus
    3º – UnaVaatu
    4º – Equalists

    … É claro que ter o UnaVaatu como final boss não seria algo tão ruim assim não; até porque, um ser poderoso como ele deveria ter ficado para o final.

    • Marina Lopes

      thissss! kuvira como vilã do livro 4 ficou legal NÃO

      • Marcos Araújo

        Amon certamente daria um ótimo clima de final obscuro,

    • Caiojosé Gomes

      Concordo.

  • Vitor Pessoa de Brito

    O que dizer disso??

  • Vinícius

    Caramba. Que série foi essa? Acho que cada desenho que se apresenta um pouco melhor que a média tem suas qualidades particulares, mas Korra teve várias.

    Vocês já pararam pra pensar além do lugar comum da discussão sobre “Korrasami” que predomina aqui nos comentários? Esse finalle abriu um leque de imaginação sobre o que aconteceu e sobre o que acontecerá quase infinito. Isso poderá ser discutido futuramente em HQ’s sobre Korra ou até outra série avatar! (yn). Acho que essa foi a verdadeira intenção dos criadores. Vou levantar aqui dois pontos que eu achei bastante interessantes.(Se você não tiver paciência, aconselho nem continuar lendo).

    Primeiramente, o que aconteceu com o ciclo avatar? Será que Korra perdeu para sempre a conexão com suas vidas passadas; ou iniciou um novo ciclo? Será que ela vai ser a única fonte de conselhos para o posteiror avatar da terra? Ou teremos uma HQ que demonstra como ela recuperou o contato?

    Em segundo lugar, imaginem o avatar que sucederá Korra, e comparem a “ditadura” que Kuvira impôs sobre o reino da terra com o Reich que Hitler implantou na Alemanha durante a segunda guerra. Não sei se é do conhecimento de todos, mas até hoje, esse é um assunto muito delicado entre os alemães.É algo que todos sabem que existiu, sentem vergonha, sendo uma verdadeira ferida aberta. Imaginem isso no universo avatar, os novos conflitos de um jovem avatar da terra que lida com o karma da sua nação, seus novos desafios!

    Desculpém pelo texto imenso e por tanta fanboysisse, acho que fiquei meio inspirado por escrever isso ouvindo a trilha sonora da série, mas amo o mundo avatar do fundo do meu coração. Esperando ansiosamente por continuações!!

    • Luis Eugenio

      A questão é: dentro de 100 anos, qual será a utilidade do avatar? Alias, é difícil imaginar mesmo a utilidade de dobradores, pois já em TLOK vemos dobradores subjugados por máquinas, que o diga então 100 anos no futuro … vão fazer uma versão Apple Seed de avatar, de repente criar dois avatares por clonagem e um deles ser treinado de forma brutal enquanto o outro é mimado?

  • Rodrigo Mendes

    Com todo o respeito a todos, Aang e Korra foram duas series muito boas sim, não perdem pra nenhum anime, em todos os aspectos, porém, eu não achei legal o final, Korra e Asami juntas, não ficou claro se ambas terminaram como um casal, mas todos interpretaram dessa maneira, enfim o desenho é uma grande obra, só achei meio sem graça…sei lá…

  • Bruno Amorim

    O desenho tem seus méritos e teve uma amadurecimento enorme em relação ao anterior mas na boa ,vcs estão supervalorizando demais esse desenho.,que foi bem mediano.Abordar temas politicos,religiosos ,e até mesmo gays não são novidades nenhumas no mundo da animação ,até seja talvez para as animações Americanas ,os temas que a lenda de korra aborda são tratados de forma bem rasa e superficial o tempo todo ,talvez por tratar de um tema novo a cada temporada a serie tenha perdido bastante com isso ,a ultima temporada então foi a pior de todos e se ve mesmo que os autores gastaram toda sua criatividade: um tirano tentando unificar o reino com a desculpa de compartilhar as proezas de seu reino com os demais .pera eu ja vi isso antes ,so mudou o Reino do fogo para o Reino da terra e adicionou uma pitada de steampunk ,então se essa serie trata questões como imperialismo e totalitarismo ,a lenda de Aang tbm trata ,A terceira temporada que tinha um potencial enorme,foi desperdiçada,a Lotus vermelhas e o Zaheers ,podiam dar personagens bem mais complexos e intrigantes mas terminaram a saga pra por essa vilã genérica chamada Kuvira
    em suma o desenho tem seu lado positivo por trazer um amadurecimento a serie que poderia ser usada numa futura continuação (que duvido muito que vá sair ,pq nos EUA desenho ainda é para criança) mas não trouxe absolutamente nada de novo para o mundo da animação ,ainda mais se comparar com as animações japonesas,e não tou falando de Naruto ,Fairy Tail ou one piece

  • Vinicius Sousa Lima

    eu não tenho nada contra korrasami, mais os criadores não tinha falado q a korra e o mako eram feitos um pra o outro?

  • Alex Milane

    O desenho foi realmente impressionante do inicio ao quase fim. Sinto muito, mas o fim foi mais do que decepcionante. Uma batalha sem sal entre Korra e Kurvira. Deram destino ao Verik, à Korra e à Asami e esqueceram de todo o resto. Fizeram o último episódio nas coxas, correndo e sem criatividade.. tudo isso pra seguir a modinha e tentar alavancar a “audiência” com um par gay..Não me importo que coloquem homossexualidade no desenho, assisto outros animes que possuem isso e não me importo.. mas estragar uma boa história só pra surfar sobre a maré.. desculpem, mas me desapontou.

  • Samuel

    season finale interressante …

  • Cláudio YH

    Vamos por alguns fatos na mesa:

    -Se as pessoas ainda veem as duas como amizade, até daria pra deduzir isto pela cena em si, sem contexto. Mas mano… Por que os produtores fariam SÓ AS DUAS? Por que a Korra não citou mais ninguém?

    -Uma fala que me deixou indagando foi quando a Asami disse que não suportaria se ver perdendo o Hiroshi e a Korra. Por que SÓ a Korra? E os outros? Certamente ela não especificou a Korra à toa. Com certeza ela a especificou por um motivo maior.

    -Aliás, houve uma grande ênfase, ao longo dessa temporada, que as duas estariam mais juntas.

    -Pelo contexto yankee e o fato das pessoas terem maior complicação de conseguirem se aproximar, a cena das duas pegando nas mãos é muito mais escandaloso pra eles do que seria para nós.

    -Quando entram no portal é que a coisa pega: Elas trocaram olhares. Por que trocariam? Poderiam simplesmente só entrar no portal e continuarem olhando pra frente, de mãos dadas. Mas especificamente, trocaram olhares.

    Mas obviamente, sim, os produtores fizeram tudo pra ficar na maior ambiguidade (Nem é preciso dizer porque, né?). Mas é totalmente provável que seja sim, Korrasami. Eles possuíam diversas possibilidades, inclusive de colocarem mais personagens no final, mas não o fizeram. Korra e Asami se escolheram fora de um contexto coletivo (A Festa de Casamento), ou seja, numa intimidade, privacidade. Não chamaram nem Mako, nem Bolin, nem mais ninguém que poderiam. Apenas as duas. Essa escolha obviamente tem algo de especial, mas amizade já ficou um pouco na inocência, ainda mais porque se assim fosse, seriam o Avatar Team que iriam nessas férias, não só as duas.

    Então a chance, deduzo, de ser realmente Korrasami está em 60 a 70%, com os 30% restantes em não ser por motivos de censura ou “ordem maior”.

  • Light Bender

    esse é o livro mais fraco de legend of Korra pra mim, na verdade o segundo pois o livro 2 além de ter uma animação terrivel até a metade da temporada, foi la que Korra perdeu as conexões e a batalha de Korra gigante foi broxante. pra mim o livro 1 e 3 foram os melhores.

  • Thiago Baptista

    Eu nao lembro de Konietzko e DiMartino ter falado que Korra e Asami formava um casal gay, alguem ai se lembra?

    • Light Bender

      Acho que não Thiago, prefiro pensar que são só amigas mesmo, pois não rolou beijo nem nada, elas só deram as mãos e foram pro portal e sumiram, indo pro mundo espiritual se aventurar, Aang tbm foi junto com Zuko sozinhos pra descobrir sobre antiga dominação de fogo, foi dai que o pessoal inventaram esse lance de Zutaang e bla bla bla…mas quem mais se deu bem mesmo foi o Mako que pegou tanto a Korra quanto Asami. hehe

      • Thiago Baptista

        Tambem preifiro pensar em uma amizade forte (verdadeira). Amigo para toda hora que precisar.

        • Vocês queriam que a Nick colocasse beijo lésbico numa série onde parte do público é infantil? é pedir pra tomar processo.

  • Ramon Artner

    Eu gostei bastante da série mas, particularmente, prefiro a do Aang.
    Acho que em Korra faltaram personagens marcantes como a Toph, o Iroh, até o Sokka. Os únicos que se destacaram em Korra foram o Bolin, Varrick e Meelo, mas não tanto quanto esses que eu citei. Sem contar que por seguir a mesma história nas três temporadas, acho que A Lenda de Aang teve pouquíssimos furos no roteiro. Uma história linear e coerente.
    Enfim, isso não significa que Korra tenha sido ruim, muito pelo contrário.
    PS: Como disse, isso é apenas uma opinião PESSOAL. Favor não me apedrejarem.

  • Gabriela Cavalheiro

    Mais interessante que so fazer referencia ao ‘texto em ingles’ la embaixo, seria deixar claro que esse texto foi originalmente publicado na Vanity Fair intitulado “How a Nickelodeon Cartoon Became One of the Most Powerful, Subversive Shows of 2014”, o que, por si so, ja diz muuita coisa sobre o carater impar do desenho e o seu alcance em outras midias e publicos.

  • Light Bender

    Mas sério achei esse final da Korra e Asami juntas meio forçado, parece que os criadores ficaram meio sem idéias, achei um fanservice forçado e sem graça, ou parece mesmo que ficaram sem ideias e resolveram obter ideias de fan fiction de tumblr.

    Pelo menos se Bolin e Mako estivessem junto com elas no final, afinal eles são parte da equipe avatar.

  • Patrick Junior Oliveira

    Eu achei estranho o relacionamento entre elas!!! Não houve desenvolvimento romântico entre Asami e Korra foi meio que jogado na cara da gente, havia desenvolvimento romântico entre Mako e Korra desde o inicio da série, por isso que eu achei o Korrasami meio forçado demais. Mas isso não tira o brilho do desenho e o quão épico foi a finale, ficou parecendo mesmo que Assami e Korra são duas amigas amiguíssimas, que foram tirar férias no mundo espiritual tentando limpar seu últimos meses complicados, como a morte do Pai dela, o envenamento da Korra e ter levado um “chute na bunda” da Kuvira e entre essas coisas!!!

    • Guest

      Concordo Plenamente com vc

  • Patrick Junior Oliveira

    Eu acho que ficou muito estranho Korra e Assami juntas, pelo seguinte fato não houve desenvolvimento romântico entre as duas, o desenvolvimento amoroso foi inteiro entre Korra e Mako e isso desde o livro 1 até o livro 4 como em Lembranças que o Mako descreve toda admiração e amor que ainda sente por ela. Ficou muito forçado o final Korrasami, mas isso não tira o brilho do desenho que foi épico do inicio ao fim, mas o finalzinho ficou parecendo duas amigas que foram passear no mundo espiritual como forma de esquecer tudo de ruim que aconteceu com elas, e uma estava consolando a outra pelos seus problemas!!!

    • Marina Lopes

      FINALMENtE!! concordo em genero, numero e grau! desde o livro um mako e korra demonstram sentimentos um pelo outro. ja trocaram varios ” eu te amo “.. o mesmo NÃO aconteceu com korrasami, que nunca vi nenhuma troca de olhares, nenhuma brecha pra um romance.

      • Patrick Junior Oliveira

        Que bom que tem gente que concorde comigo, pensei que ia ser linchado aki!kkkkk

        • Marcos Araújo

          É cara sua visão foi clara, apesar de não have maldade na cena final. Quem criou esse final do desenho foi somente para deixar nossas mentes poluídas trabalharem o “dali para frente”. A não ser que role um Hentai rsrsrs. No decorrer no anime não trabalharam nada além da amizade entre elas pelo elo chamado “Mako”.

    • Caiojosé Gomes

      Eu não diria diferente! Concordo que foi algo muito de:
      – Olha, o que vamos fazer com a Korra no final?
      – Ah! Não sei, que tal ela terminar com a Asami.
      – Seria legal. E se elas terminassem com o ar de que viraram namoradas. Vai causar uma polêmica daquelas.
      – Fazer o que né?
      Eles podem ter tentado, mas não conseguiram dizer para nós antes que haveria chance de elas namorarem. Ficou forçado para muitos.

    • Eric Pelucio

      Concordo plenamente, tenho essa mesma visão…

  • Hipácia Caroline

    Simplesmente incrível como a série se concluiu, esse texto ficou maravilhoso e concordo com cada letrinha dele. Eu cresci com Avatar e não posso dizer só em palavras o quanto me emocionei com o nosso final, a respeito do Korrasami eu não acho que aconteceu algo a mais do que a pura amizade ( mesmo eu sendo a favor do shipp entre as duas). Como mulher, eu digo que foi um ato tão puro de amizade de que elas agora estavam partindo em um nova jornada após tudo o que Asami passou, por que nessa conclusão de tudo ela também perdeu tudo que possuía, seus pais sua empresa e até mesmo o namorado! Se eu fosse a Korra, eu teria feito o mesmo por ela.
    A virada no final, que foi o que fez todo mundo vibrar é a exata referencia ao fim de Aang, e não somente o por do Sol. E esse momento de ambas aflorou todas as minhas nostalgias e lagrimas que derramei de emoção por todos os momentos que passei desdo começo de Aang.
    Se teremos outro Avatar, ( com apenas um antepassado dessa vez?), eu não sei. Mas tenho certeza que vou amar tanto quanto eu amo a inteira saga de Avatar.

    • Amém! Alguém que não criticou negativamente o desenho!
      Também achei um final brilhante. *-* A maioria das pessoas esperavam uma batalha colossal entre Kuvira e Korra como Aang x Ozai… essa comparação já deu! >.>

  • Caroline Silva

    Korra provou a que veio, e ninguém pode duvidar disso. Que série! Que final lindo!

  • mari290

    um dos melhores animes gostei muito eu to louca para o proximo

  • Light Bender

    Pra mim não tem nada romântico elas duas indo pro mundo espiritual, até porque é cheio de perigos lá, espíritos que podem roubar seu rosto, monstros que te arrastam para uma prisão e fazem vc ficar louco e etc..algumas áreas do mundo espiritual são até bonitas e inofensivas, mas tbm é muito assustador e perigoso.

    • Débora

      é, so q o importante era a mer** da opinião dos autores, que aparentemente era quebra paradigmas, ou seja eles deixaram parecer de proposito

  • Lênora Peixoto

    Excelente texto. A lenda de Korra sambando na cara da nossa sociedade ainda machista, racista, homofóbica e que, frequentemente, esnoba os direitos humanos. Adorei.

  • Maria Cristina

    maravilhoso vc conseguil me deixar mais calma desde ontem!mais sabe oque eu queria saber,eu estava lendo pra cima na parte “censurado” e eu gostaria de saber se vc conseguem arranjar esses videos que hackers conseguiram para que pelo menos quem esta neste site sabe oque realmente aconteceu no portal;tambem procurem entrevistas em video com os criadores a respeito definitivamente deste final estrondoso;e se tambem havera outro avatar sobre essas sagas de Aang e Korra.Obrigada

  • cesar

    nao importa se korra é homossexual ou nao,por mim ela poderia ter terminado com qualquer um ate mesmo com um bisao voador oq realmente importa é q a serie deixou muito a desejar com uma péssima lutar final com um discurso ridiculo da korra para a kuvira. depois de matar ,prender, e escravisar pessoas ela simplesmente se arrepende? e a korra esquece tudo q ela fez so pq acha q elas duas sao parecidas? korra devia ter matado kuvira ou ter tirado sua dobra para ela nao machucar mais ninguem mas as pessoas esquecem disso só pq há um apossibilidade dela ser homossexual sinceramente é com isso q vcs estao preocupados?

    • lih

      Concordo com você em algumas partes,quanto ao fato relacionado a Kuvira, também acho que Korra pegou leve com ela, e quando ela disse que elas são parecidas eu me perguntei “o que?” eu achei meio nada a ver, ela a Avatar salvadora do mundo se comparando com uma ditadora maluca,que no fim chorou e fez ceninha de coitadinha, aff. Bem, mas é isso que se pode esperar de desenhos infanto-juvenis, mas Korra não a puniu severamente nem a condenou pois a compaixão dela pelos outros aumentou, pois ela sofreu muito nos últimos 3 anos,foi isso que ela falou, quiseram mostrar que ela evoluiu de certa forma, que fez algo que outros avatares talvez até Aang não conseguiram, que é ter misericórdia, eu acho rs. Mas assim pra mim Avatar Korra acabou no meio da 3 temporada, o final da terceira já foi ruim e a 4 temporada pior ainda, essa é minha opinião. Botar um robô gigante numa época que só existia o rádio, que merda é essa? isso virou o quê? algum programa japonês de robôs gigantes? O que me revoltou foi essa coisa fantasiosa e surreal em torno da obra,, eu já fiquei incomodada com isso na 1 temporada mas aí já foi demais, viajaram na maionese nessa obra e realmente, eu sei que a história em si é uma ficção,é digamos do gênero fantasia, mas tornaram bem doida a coisa,enfim pra mim foram boas só a primeira e a segunda temporada,se tivessem acabado por aí,tava bom demais só que nem as duas temporadas chegam perto de Avatar a lenda de Aang que é MUITO mais bem elaborada.Lembrando que é apenas minha opinião tenho direito de me expressar é só que eu acho que os autores viajaram demais, se tiver outra lenda, espero que não tenha os mesmos erros de contexto histórico

      • Luis Eugenio

        Concordo que a comparação feita por Korra é, no mínimo, prepotente: não há nada em Kuvira que lembre Korra e vice-versa. O mais sensato era ela ter dito que a salvou porque é o que ela, a avatar, tinha que fazer. Korra tirando a vida de Kuvira também seria muito ruim, pois estaria passando ao mundo o mesmo sentimento que tinham em relação a Kuvira: um grande poder sem remorsos de ser utilizado.

        Quanto a Kuvira, ela nunca foi louca e nunca foi má. Era uma batalha, casualidades vão acontecer. E Kuvira fez o melhor que pode para evitar isso. Até seus soldados tinham ordens restritas de apenas capturar. Se ela quisesse vidas, era caça e destruição, simples assim. Se você olhar atentamente (e não só o que quer ver) verá que ela não alvejou a infantaria do General Iroh, não disparou contra a estação de trem e não atirou contra a torre onde estava o presidente Raiko.

        Se fosse definir Kuvira, eu diria apaixonada por sua nação. Paixão que a levou a extremos e as “loucuras e maldades” que tanto martelam sobre ela. Ainda sim ela fez tudo pelo seu povo e nem sempre aquilo que fazemos de bom para alguém é reconhecido pelo mesmo. É só lembrar dos conselhos de nossas mães que nós ignoramos achando que era algo ruim quando na verdade era pro nosso bem.

        E para fechar, temos o exército de Kuvira: se ela fosse uma ditadora louca e ensandecida, eles não se esforçariam tanto por ela. Alguns dos mais importantes generais de Hitler questionaram seus métodos e tramaram contra ele durante a 2ª Guerra e sabemos o quão amável foi Hitler, mesmo com os seus.

        Sobre a alta tecnologia usada no final … provavelmente é o princípio do fim tanto para o avatar quanto para os dobradores … mas a par disso, se vermos comparativamente, as armas de um país são sempre muito mais avançadas que qualquer outra coisa (com exceção do Japão, onde tudo é sempre mais avançado que suas armas, pelo menos fora dos animês). Foi exagerado, foi, eu mesmo cogitei por o canhão em uma aeronave, mas se eles acharam que algo assim era simples demais, fazer o quê?

        • lih

          Concordo com você em alguns pontos, eu descrevi mal a personalidade da Kuvira, eu pensaria nela mais como gananciosa, tá bem que ela pode ter feito isso pensando no país dela,segundo o que ela diz, mas ela foi sim dominada pela ganância,deixou a sede de poder subir a sua cabeça, e bem pensei nela como má pois ela usou um homem que a amava, fez tudo por ela, pra depois ela mirar um raio aonde ele estava não se importando se o mataria logo após ter dito na transmissão “eu também te amo” ela não queria se render, mas haviam outros métodos não? Fora que ela matou o pai da Asami, não matou ninguém a mais pois não precisou, mas não se importaria de fazer isso, pelo menos no momento.E,bem pra terminar é verdade se os autores quiseram assim fazer o que né?

          • lih

            Mas as a duas últimas temporadas continuam sendo fracas pra mim, até que teve umas lutas legais,novos dobradores de ar e tal,mas a história desandou, parecia sem rumo, que os criadores não sabiam mais o que fazer pra ter reconhecimento pela série e enfeitaram ela com coisas surreais e fizeram a Korra apanhar e sofrer desnecessariamente,poderia ter se fortalecido de outra maneira.

          • Luis Eugenio

            Desnecessariamente eu não diria, as vezes só se aprende mesmo errando e apanhando, mas admito que fiquei muito incomodado com as constantes derrotas dela e sua inabilidade em cuidar de situações por conta própria.

          • Luis Eugenio

            A morte de Hiroshi Sato foi um evento triste e me fez lembrar de um episódio antigo da animação As Aventuras do Super-Homem em que Darkside invade Metropolis com o Super-Homem preso e a mostra; um detetive da polícia um tanto mal encarado e que não confiava no Super-Homem lutou quase de mãos nuas e conseguiu liberta-lo, permitindo a derrota dos invasores, mas momentos antes de Darkside se retirar ele dispara um raio que desintegra justamente esse detetive, o responsável por sua derrota. O diferencial é que esse detetive teve um enterro e não entrelinhas como Hiroshi Sato, mas é o horário apertado.

            Sobre o que ela fez a Baatar Jr., eu acredito ainda agora que ela realmente o ama, mas a situação a deixou numa posição muito ruim. É louvável dizer que até uma única vida é importante, mas não há como pesa-la sobre o esforço de outra vidas. Foi o dilema de Kuvira naquele momento: o amor de sua vida, aquele que a ajudou sempre ou todos os homens e mulheres que igualmente se dedicaram e se propuseram a segui-la em sua empreitada? Ela fez o que uma líder tem que fazer e eu gosto de pensar que ela acreditava que Korra e Su-lyn o salvariam (mesmo tendo sido o Bolin).

        • cesar

          mas ela atirou nos soldados q estavam em uma torre de vigia e os matou e oq ela fazia com aquelas pessoas nos campos de reabilitaçao e ela ainda atirou no battar e em todos q estavam naquela sala e depois se arrepende? muito melhor um vilao como o ozai

          • Luis Eugenio

            Certo, você tem toda razão, ela disparou contra o posto fronteiriço, mas a única coisa que sabemos é que ele foi destruído, assim como foi destruído o pier onde Korra e os demais estavam e nós vimos que eles estavam bem, quanto ao povo do posto, nada mais foi mencionado, então é fácil dizer que ela os matou, mas e se na verdade não aconteceu assim e eles foram resgatados como os primeiros prisioneiros de guerra?

            E sobre os campos de reeducação, os fugitivos mencionaram prisões mas estavam bem saudáveis … e foi só … realmente não parecia ser um parque de diversões, mas o que mostraram para termos a certeza de que eram cruéis? Nada …

            Sobre Baatar Jr., eu falei logo abaixo meu ponto de vista, mas vou repetir aqui que acredito que Kuvira sabia que ele sobreviveria. Foi um risco calculado … xD

            Uma coisa interessante: tanto Aang quanto Korra deram as costas para seus inimigos e deram voto de confiança à eles: Ozai preferiu atacar, mas Kuvira só assistiu, atônita. Eu penso, se no lugar de Korra fosse Aang e de Kuvira, Ozai, teria ele perdido a oportunidade de se livrar de uma vez por todas do avatar?

            Kuvira má … até parece …

      • cesar

        concordo com vc muiito melhor a lenda de aang

        • lih

          É uma coisa tão sem nexo agora acham um desenho que havia decaído tanto maravilhoso só por causa de um finalzinho que ficou em aberto ainda por cima

      • Rocha Israel

        Concordo totalmente. Eles deveriam ter utilizado melhor o dobrador de sangue dando maior desenvolvimento ao enredo. Assim como a questão do mundo espiritual ficou muito vaga. Ela não destruiu o espírito do mau pois enquanto existir o bem o mau também existe. Então oq aconteceu com o avatar negro???

        • lih

          bom ele deve ter sido destruído, mas se Raava voltou certamente Vaatu ainda está em algum lugar por aí, mas acho que eles devem ter pensado em deixar isso pra uma nova lenda tipo um novo avatar tendo que lutar contra um avatar negro, se fosse assim acho que seria bem legal talvez

  • Light Bender

    Isso Junior pensando bem não foi um final ruim, mas esperava bem mais.

    E vou ser sincero, acho os personagens da lenda de Aang mais bem escritos, mas a história da Korra é muito superior que a do Aang, com abordagem bem mais adulta saindo quase que totalmente do universo infantil.

    Ah e vou colocar aqui meu ranking dos livros da série Avatar

    1 – Fogo
    2 – Terra
    3 – Mudança
    4 – Ar
    5 – Equilíbrio
    6 – Água
    7 – Espíritos

    Até mais pessoal, até a próxima lenda se deus quiser!!

  • Gabriel Rogério

    kinietzko e dimartino fizeram uma série pensando não somente no publico infantil mais também para os preconceituosos eles se tornaram um dos vários pilares que sustentam a ponte

  • cesar

    a maioria das pessoas assistem avatar para ver as lutas as dobras ,e oq nos vemos ? um evangelion gigante em uma epoca onde nao existia tv e um avatar capaz ate de dobrar energia espiritual mas q nao conseguiu vencer a kuvira e a perdoou de todos os crimes q ela cometeu onde estao as lutas ? onde estao as dobras ? eu nao quero ver romance seja ele hetero ou homossexual eu queria ver a korra dando tudo de si em uma luta e vencendo o oponente e nao fazendo discrusos e tendo compaixao .saudades do aang tirando a dobra das pessoas ,saudade dos agni kai saudade da naçao do fogo saudade do estado avatar e muitas saudades do momo

    • Luis Eugenio

      Saudades da June …

    • lih

      Verdade, vou ver algumas fanfics de Avatar que acho que ganho mais do que ter assistido essa doidera kkk

    • Rocha Israel

      Falou tudo… Infelizmente é outro nivel. Sem comparação é muito inferior a Lenda de Aang.As duas primeiras temporadas são muito boas(principalmente a primeira)Mas infelizmente eles exploraram pouco o dobrador de sangue(esse sim um grande vilão) e transformaram a Korra em uma perdedora.

  • Caiojosé Gomes

    Que polêmico… Só o que posso dizer! Os criadores da série foram polêmicos, para o bem ou para o mal.

  • NANA

    que venha O AVATAR DA TERRA
    vou rezar todos os dias para Raava permitir outro avatar e para que todos que forem contra o ciclo avatar tenham um disenteria brava ou entre em coma ate que outro avatar nasça.
    Asami & Korra humm…. sei .

  • Gille Louback

    Excelente texto ,amei ambas as series ,a primeira por mudar o estilo meio idiota como a animação americana era tratada e pelo incrivel universo ja a segunda pela evolução do mesmo universo e o dsenvolviemnto dessa nova e incrivel um personagem feminino.

    Espero que assim como Raava o espirito da luz o amor e saudade que eu vou ficar de avatar vao ser eternos!

  • Henrique Tavares

    Peraí, por que a Korra e a Asami simplesmente não podem ser amigas? Se eles estivessem realmente apoiando abertamente uma causa LGBTS, elas com certeza teriam se beijado (o que não funcionaria porque, pra começar, não houve essa construção amorosa entre as duas)! E também o desenho “mais poderoso e subversivo” não deveria estar intimidado pra isso.

    Eu acho que de todos os relacionamentos Korrasami era o mais plausível e eu adorava a ideia, e seria legal ser uma protagonista mulher, não-caucasiana e homossexual, mas isso simplesmente não foi desenvolvido. Parece que há um desespero para que esse final seja um pilar LGBTS na mídia, mas não é e está sendo um esforço em vão, pois não é sequer um tema recorrente da série.

    Sabe, é mais fácil dizer que o Bolin e o Mako são um casal incestuoso gay porque trocaram um “eu te amo” do que duas amigas muito próximas darem as mãos serem lésbicas. Que saco sempre acharem que tudo tem que virar casal. Eu acho o final esplêndido e subversivo por ter tanto uma protagonista quanto coadjuvante mulheres tão independentes que não tem que acabar precisando ter um companheiro amoroso. Acho muito mais maduro e relevante do que ser um “não estão com homens e saíram juntas? São lésbicas!”

    Para concluir, as duas são um equivalente de Sam e Frodo, que o povo INSISTE que era uma relação homoafetiva. As pessoas não conseguem entender cumplicidade e amor que não seja romântico ou familiar.

  • Lázaro Moreira Marques Neto

    Eu não vi nada de homossexual na cena, sinceramente foram duas amigas que sairam para viajar. Em NENHUM momento a série dá a entender que as duas possam ter qualquer atração/envolvimento e se isso for verdade é nada mais do que mais um das inúmeras quebras de roteiro que korra trouxe à historia de avatar (que qualquer pessoa com o minimo de bom senso ja notou que foram inumeras mesmo).

    • lih

      Enquanto vemos os criadores tirarem todo o brilho com que Avatar Korra começou,estragá-la,pessoas ficam discutindo sobre uma porcaria e final se elas são um casal gay ou não…e_e mas deixa pra lá espero que se houver outra lenda que não seja tão ruim como o desenrolar dessa foi.

      • Lázaro Moreira Marques Neto

        Exatamente lih! Infelizmente eu senti que korra matou a filosofia de avatar. Enquanto tinham temas espetaculares como propaganda de guerra, pessoas que ficam traumatizadas com experiencias de quase morte, o enfraquecimento da espiritualidade em um cenário urbano, conceitos igualdade ou liberdade os autores não conseguiram fechar a série dentro de si e muito menos fecha-la com a anterior. Uma pena isso acontecer e apesar disso o final fecha bem o arco do personagem (Korra) e as pessoas ficam delirando sobre homossexualidade e uma relação com a Assami que nunca foi nem sugerida na série.

  • Perafa

    só queria assistir ao episódio, mas o mega até agora não se encontra disponível. isso nunca acontece, geralmente por volta de meio dia de sábado já consigo assistir. por que a demora?

  • Toninho Faustino

    Todos os detalhes dados sobre o mundo espiritual e sua influência na terra e todos aqueles aparatos tecnológicos, acabaram tirando muito do que a lenda de Aang nos trouxe, antes víamos lutas incríveis entre mestres a cada episódio, já nos últimos caítulos de Korra, vimos apenas lutas contra máquinas, cipós brilhantes e péssimos alívios cômicos, que nos faz implorar por Soka.
    As coisas esquentaram muito na primeira temporada, um dominador de sangue, os equalists. Logo vimos o inicio de tudo, Avatar wan, o desabrochar da Lotus vermelha e por fim a ascensão de Kuvira. O que quero dizer é que utilizaram de antagonistas grandiosos demais, merecedores de muito mais de uma temporada para o desenrolar de suas historias, enquanto a Lenda de Aang focalizou-se apenas em um, Ozai, em três longos livros, mas que não deixou de nos mostra uma gama enorme de historias e amor imensurável pela série.
    Sinto que a Lenda de Korra foi feita por um monte de ideias desesperadas dos criadores, ideias que mereciam ser muito bem utilizadas, mas não foram. Aposto que qualquer um aqui gostaria de ter visto um pouco mais sobre nosso antigo time avatar, assim como na lenda de Aang tivemos a apresentação dos mestre da lótus branca, ver nossas queridas Katara e Toph atuando, e uma luta espetacular entre Korra e Kuvira no series finale, que invés disso, foi substituido por um robô gigante e uma avatar que sequer entrou no estado avatar.
    Portanto, assumo que foi incrivelmente emocionante ver Varrick se casar com Zhu Li (Do the thing, Zhu Li!), ver nossa querida Korra se despedir de nós ao lado de Asami, mas nada me magoou mais do que ver Mako usando um raio fodástico em um cipó brilhante, enquanto nessa altura no campeonato, Azula travava um Agni Kai desesperador contra Zuko, que nos fazia perder o ar a cada movimento.
    Peço-lhes desculpas pelo desabafo, mas como um fã desesperado do mundo de Avatar, deixo aqui minhas condolências.

  • Lucas

    Gostei da Lenda de Korra, mas ainda acho que a série do Aang foi melhor, e ainda acho Aang melhor avatar que a Korra.

    -Primeiro não gostei muito do tratamento dessa série, eles tentaram fazer TLK bem espiritual, mas acho que foi exatamente o contrário. Na TLA o mundo espiritual era algo místico que poucos e somente com muita dedicação conseguiam alcançar, nele também existiam espíritos antigos que até ajudaram o Aang. Nessa série eles banalizaram isso, vários conseguiam entrar e sair quando bem entender e também acho que faltou maior interação com os espíritos mais antigos.
    -As dobras também ficaram piores na minha opinião, parece que os movimentos ficaram menos desenvolvidos e a força também diminuiu, e principalmente não gostei de que a dobra de raio ficou “fácil”, antes só os mestres com muita concentração conseguiam, agora qualquer um consegue, só ver que existe usina pra isso.
    -Korra, pra mim, não foi uma avatar boa. Ela deixava a situação ficar muito complicada para antes agir e mudar o rumo da situação, muitas vezes deixando sequelas graves. Por exemplo: ela perdeu a conexão com os outros avatares, podem dizer que é pra mostrar que ela é mais independente, mas mesmo assim, ela perdeu 10000 anos de conhecimento e isso é muita coisa, o conhecimento é a coisa mais valiosa para uma pessoa.
    -Tamvém acho que eles exageraram um pouqinho nessa série, a tecnologia evoluiu demais em muito pouco tempo. Robores quase indestrutíveis com movimentos rápidos e precisos, eles dominando o eletromagnetismo tão simplesmente e principalmente quando a Korra e o Unalaq viraram dois avatares gigantes para se enfrentar.

    Eu sei que tá parecendo que eu não gostei da TLK, mas eu gostei sim, somente acho que não foi tão espetacular, eles deixaram muitas lacunas e exageraram um pouco na história. Eu ainda prefira a TLA, acho que a história foi melhor desenvolvida.

  • Adael Ian Menslin

    Em relação ao final, me sinto dividido, uma parte de mim processou:

    Korra… Asami… Amor… Lindo… Acabou a Série?!… Acabou…

    Mas a outra parte processou:

    Oque?… Claro… What?!… Acho Que Não… Wait a Minute… Downloading Files… É isso… Não?…

    Eu acredito em várias possibilidades, mas vou ressaltar duas delas, a primeira sobre Korra e Asami realmente gostarem uma da outra e a segunda sobre uma demonstração de amizade:

    1. Korra gosta de Asami de uma forma, e Asami de Korra da mesma forma (algo além de uma amizade…) elas se gostam e vão ficar juntas, seguindo seus valores, opções e ideais. Elas são assim e se gostam, simples assim…

    2. Korra e Asami são mulheres fortes, independentes e sérias. Tods nós demonstramos algo diferente na presença de pessoas queridas, por exemplo eu, sou chato arrogante e frio, mas perto de bons amigos fico simpático e divertido, em sinal de consideração a eles, assim Korra e Asami elevaram seu nível de confiança e de amizade ao ponto de demonstrarem atos bricalhões ou até ações de meninas “patricinhas” (algo extremo demonstrando a consideração de uma em relação a outra) para expressarem o amor fraternal que existe entre elas.

    Realmente estou dividido, mas o ponto mais importante em minha crítica bem “curta” é:

    FICOU MUITA COISA A SER RESOLVIDA, NINGUÉM DEIXA TANTO A DESEJAR SE NÃO PLANEJA ALGO A MAIS. PEÇO DE TODO MEU CORAÇÃO QUE DÊEM ALGUM SINAL DE QUE AVATAR NÃO ACABOU. ACENDAM UMA PEQUENA FAÍSCA DE ESPERANÇA EM NOSSOS CORAÇÕES, MANTENHAM VIVO PELO MENOS UM POUCO DO QUE FOI E DO QUE É AVATAR.

  • Andre Gomes

    Se for para julgar a série pelos três últimos episódios, valeu bastante. Foram ótimos e podemos somar episódios também incríveis como Korra sozinha, O chamado e Além do selvagem. Mas o que me incomoda em ALK não é o fato de Korra tomar decisões diferentes de Aang, afinal ele mesmo tomou atitudes diferentes das de Roku que tomou decisões diferentes de Kyoshi que foi diferente de Kuruk que foi diferente de Yangchen até chegarmos a Wan. A questão é que neste arco marcado pela diferença, algumas decisões, que não foram de Korra, mas dos criadores, são de amargar: o fato de Korra ter perdido Raava e os outros avatares na luta contra Unavaatu; a perda das dobras no confronto com Amon são duas questões que são bem discutíveis, sem contar a demora na recuperação. Mas boas narrativas tem furos, incompletudes e problemas mil. Espero um avatar de Terra nascido no seio da família Beifong, dominador de metal, terra e de vibrações sísmicas… mas isso é sonho!

  • Deyvison Silas

    Acabou velho:/ arrepiei pra caramba, mas eu senti algums lacunas que eu não consigo explicar até agora, eu não sei o que sentir, o episódio foi tão extreme mas eu senti tanta falta da korra rebelde do primeiro livro, não achei percebi muito ela no final do livro, ou korra volta pf, não sei o que faço mais :(( tem que ter continuação de korra buaaaaaaaaaaaahh

    • Deyvison Silas

      Faltou a eska, faltou tudo velho, eles não esploraram os personagens secundários, criaram milhõooooooooooooooooooeeess de personagens lindos e maravilhosos e não aproveitou nada velhooooooooooooooooooooooooo, mds cade Boleska(Bolin e eska :/)

  • Marcelo Tonon

    otimo texto amigo, só sugiro trocar o termo GLS pro LGBT’s ou LGBTTT’s se preferir. O termo GLS ficou ultrapassado por assim dizer por não abranger a totalidade da comunidade.

  • Edi P. Silva

    Por acaso alguém sabe me dizer se terá o 5 livro, ou se vai enserrar por aqui?

  • Willian S

    Eu arrumei uma coisa na imagem do varrick e zhu li, sem essa coisa eles não podem fazer a coisa http://imgur.com/vRU3946

  • A série inteira foi frustrante para mim e minha esposa, fãs de A lenda de Aang. Pensamos que a última temporada iria mostrar uma Korra mais segura e madura, com seus conflitos resolvidos e cheia de dobra, literalmente, dentro e fora do mundo espiritual, já que ela reabriu os portais e tudo mais. O final então foi brochante. CARAMBA, nos episódios finais de A lenda de Aang, o protagonista fez Ozai – O Senhor do Fogo, no auge do seu poder com a influência do meteoro (de pégasos – não resisti, rsrsrsr) – tremer na base de puro medo do seu gigantesco poder após ter liberado o fluxo de seu Estado Avatar. Aí vem Korra, que mesmo usando o estado avatar (letra minúscula para evidenciar o quanto foi minúsculo), nem ao menos dobrou os 5 elementos que podia dobrar ao mesmo tempo, como Aang (que dobrava 4). Até mesmo no mano a mano com Kuvira ela levou na cara. Para mim foi frustração total. Seria melhor se tivesse apenas Bolin e Mako como principais da série.

  • Igor Lima

    Amei a série, achei muito fofo Korrasami, mas ODIEI o fato de Bolin não ter ficado com Eska… ODIEI não ter ocorrido um encontro de Toph com Katara, ODIEI a falta de atenção que deram para os outros personagens e ODIEI MUITO…MUITO MESMO não terem restaurado a conexão com os antigos avatares… O FINAL DA SÉRIE FOI UMA BOSTA!

  • Ying e Yang

    O foda vai ser aturar as brincadeiras e piadas que estao fazendo Korra e Asami rainhas lésbicas entre outras coisas, nem tenho coragem de recomendar esse desenho pra ninguém, definitivamente estragaram uma das minhas series favoritas.

    Se tivesse acabado ali no livro 1 mesmo seria bom demais, alias os proprios criadores queriam que korra tivesse só 1 temporada, a culpada maior disso tudo é a NICK.

    • Bruno Marcollino

      Com certeza! o final do livro 1 foi muito bom.

      • Ying e Yang

        Foi sim cara, apesar dos seus exageros, Noatak/Amon foi um dos melhores vilões, a história dele é muito triste, o final do livro 1 foi surpreendente com aang aparecendo restaurando a dobra da Korra e os irmãos Noatak e Tarrlok se suicidando.

    • Fernando Reis

      a serie foi estragada pra vc só por causa de uma relação homoafetiva que nem foi o foco principal da historia?

  • Ying e Yang

    Aliás voltei a ver a lenda de Aang, e vcs não sabem o quão aliviado estou, é outro nivel, muito melhor, lutas de dobras fantasticos com belas coreografias, personagens bem mais trabalhados e desenvolvidos e etc..

  • Bob Nerd

    Gente corrijam, por favor, o título da matéria. O correto é SUBVERSIVO.

  • Lucas

    Eu tenho minha preferência por A lenda de Aang simplesmente pelo falo fato de ter tido uma história coerente durante as três temporadas. Korra, na minha concepção não foi uma má série, foi boa, mas suas histórias foram muito mastigadas e sem foco, criando uma nova história a cada temporada com uma média de 13 episódios (muita coisa pra pouco episódio). Teria sido melhor se eles tivessem focado em duas temporadas o Amon e as outras duas o Vaatu e fim. Não vi necessidade alguma nas histórias de Zaheer e Kuvira. Mas é isso ai, não gostei muito do fim, pelo fim ter sido mais mastigado do que toda série, mas valeu pelo desenho, foi bacana.

    • Bruno Marcollino

      Concordo. Na minha opinião Vaatu era pra ser o vilão do desfecho da serie… achei meio precoce um antagonista muito poderoso já no segundo livro.

  • Kelvin Leal

    Não sei pq geral tá endeusando o final de Aang e bombardeando o de Korra, parece que todo mundo ficou super feliz e satisfeito quando Aang encerrou sem dar o paradeiro da mãe de Zuko; Esclarecer a situação do rei e do reino da terra; Se Long Feng voltou ou não para prisão, Toph sem Sokka nem ninguém; O destino final de Azula; O que foi feito do resto dos guerreiros da libertade.
    Enfim, muitas dessas questões foram respondidas nas comics, mas não no final imediato, claro que Korra tinha os mesmos problemas, eu não gostei nada por exemplo da nação do fogo não ter uma minima relevância na série ou de não saber quase nada do destino de alguns membros do time avatar original.
    LEMBREM-SE antes de criticarem! u_u

    • Suelio Moura

      Cara nem se compara uma série com a outra. Mas uma verdade é que A Lenda de Korra teve muito mais furos na história do a Lenda de Aang.

      • Kelvin Leal

        Discordo, Korra teve mais erros, só que Aang tinha mais furos, é so lembrar, oq eu citei ali em cima são só alguns, Korra acabou muito mais “fechado” do que Aang!

    • Suelio Moura

      Perguntas basicas que eu me faço ? O que aconteceu com Ba Sing Se… A série simplesmente não diz.
      Da onde a Kuvira arranjou um robô de 35 andares em um mundo que nem tem tv a cores ? E eu falo dos projetos.
      O que Zaheer era antes de ser preso ?
      Todas as outras coisas aue você falou tem resposta na comics e na própria Lenda de Korra. Agora esquecer uma rebelião em uma das maiores cidades da estória é um furo grave.

      • Kelvin Leal

        Tem as respostas AGORA, anos depois do fim da série.
        Sobre Ba Sing Se, vai acontecer oq o Wu disse, ele é a maior autoridade a respeito do país, e conquistou todos os cidades de Republic City.
        Se você prestou atenção quando Opal retorna ao Zaofu e pergunta sobre as redomas de metal que protegiam a cidade, não estarem mais ali, e outra coisa, Kuvira é “dona” do maior país do mundo, com certeza ela tem recursos para arranjar material para formar aquele robô, é a mesma coisa que perguntar como Ozai formou aquele armada para queimar Ba Sing Se no dia do cometa.
        De acordo com a entrevista que os criadores deram para wikipedia americana(inclusive postada nesse site) eles disseram que Zaheer era um mestre em várias formas de artes marciais e com uma grande experiencia em combate.
        Rohan? ele aparece no primeiro e no ultimo episodio da quarta temporada, com Penma tentando agarrá-lo enquanto corria.
        Se você rever atentamente a série, vai ver que tudo foi respondido, claro que nem tudo foi explicito, Korrasami é um exemplo disso.

    • Suelio Moura

      Eu achei o final bom, apesar de ter outras coisas em mente, a questão é os outros episodios que ficaram devendo muito ( da quarta e da terceira temporada).
      Não adianta fazer um final bacana se no resto da temporada não explicar os fatos.

    • Suelio Moura

      A armada de dirigiveis do Ozai teve uma explicação, teve um projeto a ser seguido. Um cientista que morava no templo do ar do oeste fez um prototipo que caiu nas mãos da nação do fogo.
      Quando eu me perguntei do robô da Kuvira foi exatamente isso, não tem projeto , não tem explicação, só teve o material que foi as cupulas disso eu sei.
      Questões como a mãe do zuko foram deixadas de proposito peara serem explicadas em comics, afinal estavamos assistindo a Lenda de Aang e não a Lenda.de Ursa ( acho que nome dela).
      Ninguém citou o nome Ba Sing Se na quarta temporada para se referir as rebeliões causadas por Zaheer, nem mesmo o principe Wu cuja sua casa era lá. Não explicaram como Kuvira “pacificou” a maior cidade do império da Terra.
      Zaheer NÃO teve história na série.

      Bom cansei , mas só o fato de Korra ter 4 arcos de história já da pra ver que ela teve mais furos. Só falei alguns do quarto livro pois tem outros nas outras temporadas.
      Não sstou dizendo que a série é ruim, afinal eu assisti ela toda e gostei muito e não dá pra ficar comparando TLK com TLA , pois os focos são diferentes.

      Foi uma boa conversa !

      • Kelvin Leal

        Acho então que é uma questão de opinião, nunca foi confirmado que a armada Ozai foi feita do projeto roubado, apenas foi sugerido, assim como foi sugerido que Kuvira estava formando esse robô desde o inicio da temporada, o canhão e o material ele já tinha ao menos.
        Citei Ba Sing Se por ser a capital do reino da terra, então com certeza está no projeto de Wu.
        Zaheer não teve historia assim como Long Feng, Homem combustão, e parcialmente até mesmo Ozai.
        Só afirmando que acho injusto bombardearem Korra, com “furos” que nem aconteceram, e erros seguindo baseados em opinião pessoal. Enquanto isso vcs endeusam Aang, ignorando tudo seus erros, falhas e furos!

        • Suelio Moura

          Só tem um problema na sua comparação entre Zaheer e esses outros personagens que você falou de TLA.
          Zaheer é o VILÃO PRINCIPAL, enquanto Long Feng e o Homem Combustão são personagens secundários. Como pode um vilão principal não ter história ?
          Tanto Ozai e Azula que são os personagens principais tem história.

          Já existiam os dirigiveis antes da invasão do Ozai ao reino da terra. E eles apareceram justamente um episodio antes do episodio que o Homem combustão aparece. No templo do ar do leste até que o Zuko e a Azula lutam em cima deles, lembra?

          Agora criar um robô de 35 andares é extremo exagero. E sem nenhuma explicação, sem nehuma dica.

          TLA tem furos sim, mas só em personagens secundários. Já TLK tem furos ENORMES em vilões PRINCIPAIS.

          Tudo isso é por causa da pouca quantidade de episodios.

          • Kelvin Leal

            Concordo que o Zaheer não foi explorado e justamente pela quantia minima de episódios por temporada
            Sobre o robô, desde o inicio de Korra sabíamos que tecnologia ia fazer parte em peso da historia, Kuvira tinha um exercito marjorita

          • Suelio Moura

            Cara que bom que você entendeu. Agora mudando de assunto, conhece outro anime tão bom quanto A Lenda de Korra , tô procurando algo pra preencher o espaço que a série deixou.

          • Kelvin Leal

            Tokyo Ghoul ;]

          • Suelio Moura

            Vlw.

          • Lucas

            Primeiro, tem referência sim que os dirigíveis foram baseados do pai de Teo. Nesse episódio, quando a nação do fogo tenta invadir o templo e eles não consenguem, o comandante encontra o dirigível abandonado e ainda fala que essa derrota pra nação do fogo vai levar a muitas outras vitórias.

            Por fim, sim sabíamos que a tecnologia faz parte da história, mas nem o noivo da Kuvira saber desse robô eu acho muito estranho. Só o tempo que levaria para projetar é visto que ele também era cientistas ele concerte-a saberia de algo.

  • Sandor Fomin

    Muito fraco. Só terminei de ver por curiosidade, não foi a toa que tiraram da TV.
    Estragou o legado deixado pela série original.

  • Caiojosé Gomes

    Eu não concordo só com algumas coisas. Não acho que a série tenha trabalhado preconceito racial, pelo menos não trabalhou comigo, pois não lembro de um negro nos países e basicamente todas as duas tribos da água são predominantemente pardas e os avatares pertencentes a essas tribos convém com a cor comum desses países. Não sei se isso diz algo, mas é o que eu acho. E eu também não acho que foi incluído uma relação homossexual. Dependendo de quem assisti, creio que Michael e Bryan deram um final para nós interpretarmos, mas de uma maneira ou de outra foi a quebra de um esteriótipo. Muitos acham que toda série tem que acabar com um beijo, que não terminar se o personagem principal não tiver arranjado alguém. Com certeza a cena deve ser uma alusão à homossexualidade, mas não significa que elas são, pois nunca mostraram atração uma pela outra. O incrível do final foi conseguir mostrar que ali não é A LENDA DE AANG e não tinha que terminar com um casal se beijando, mas pode terminar com duas amigas que se aproximaram muito no caminho. Terminou com uma cena amorosa, mas não necessariamente precisa ser relacionada a sexualidade.

  • Rafael

    Sinto dizer…. Mas fiquei decepcionado com o fim q essa maravilhosa história tomou… Talvez devido a falta de tempo da equipe em desenvolver algo mais claro e ao mesmo tempo mais complexo… Me irritou profundamente o fato de zaheer ter aparecido do nada como se tudo estivesse explicado… Não… Ngm ouvia falar dele desde q sumiu voando no fim da terceia temporada, e de repente ele aparece preso e acorrentado? Mas heim???
    Toph se tornou um personagem fraco, e isso eu ate posso entender q é para dar margem aos personagens novos e tao bons quanto, porén não são lendas como ela…
    E acredito eu q por essa falta de tempo foram deixadas muitas pontas soltas… Principalmente na ultima cena, achei inovador a forma de abranger aquela amizade e amor entre duas amigas, nada foi dito, mas muito foi pré suposto, de muita ousadia do setor de criação por sinal…
    Mas o fato é q deixou a desejar, a evolução de korra em batalha e como pessoa, foi algo muito controverso, por um momento ela havia crescido, e por outro regredido completamente… E isso causou a sensação de buracos na historia… Por isso a minha decepção…
    Espero q venha outro avatar para me surpreender mais ainda…

    • Ying e Yang

      Personagem fraco? Então vc não viu o livro 3, o Zuko não fez nada, deram muito mais foco na toph, esperava pelo menos um reencontro da toph, katara, Zuko.

      Outra coisa, só vi mais rebublic city e tribo da água 80% do tempo, nem a nação do fogo apareceu no desenho, eu tava com muita vontade de ver como estava 80 anos pós Aang.

  • Débora

    Muito p*** com esse fim e essa implantação do gayzismo em tudo >:( qual é o problema em querer que o cara fique com a protagonista, vejo uns comentários falando como se fosse errado ser contra o homossexualismo, como se fosse errado acompanhar a serie e não gostar do fim, vão à merda, tenho minha opinião e liberdade de expressão!!!!!!!

    • Bruno Marcollino

      Cara é exatamente o que penso. Nos 3 últimos livros os finais foram bem legais, mas o da series finale… foi broxante!

  • Bia Magia

    A todos amantes dos Avatar vou dar uma opinião pq foi assim que ficou conhecido no Brasil ….Puts…a temporada acabou e ela não lutou usando todos os elementos no modo atavar com maestria como os seus antecessores …po Ang era Fds…ao invés deles levantarem a moral do personagem não deu tempo para isso …muito drama e muitas brechas …cara o Zuko o um dos maiores antagonistas da primeira saga aparece e não faz nada …o cara Zarier assim facil viorou do bem …e outra coisa que ficou estranho Ravaa não estava em todos os outros avatares …então pq quando ele voltou pra Korra ela não passou a sabedoria pra ela dos avatares anteriores…Bom resumindo a historia tinha o enredo ótimo mas terminou com um final muito a quem de suas batalhas ….e o mais absurdo ainda da uma de s… no final …agora entende do cabalo curto…vlw espero q o proximo avatar seja menos dramatico!!

    • Suelio Moura

      Queria ver dobras, acabei vendo robôs !

  • Samurai

    Alguma previsão de quando estará disponível para assistir/baixar?

  • Bia

    Eu realmente gostei muito de a lenda de korra. Quer saber uma coisa parem de focar tanto nos detahes, como varrick diz “nao deixe a verdade entrar no meio de uma boa historia”!! Teve seus furos, teve suas falhas… A lenda de aang foi um pouco melhor, mas na vdd essas duas series n deveriam ser comparadas. muita gente diz tipo, ah mais o aang teria feito isso e na lenda de aang teria acontecido isso, mas gente isso n eh a lenda de aang, outra epoca, outa estrutura, outra historia. Muita gente diise que queria ver ela se reconectando com suas viidas passadas eu tb queria, mas eh um pouco isso sabe tipo a korra eh um novo ciclo, ela vai comecar uma nova linhagem de avatares, uma nova historia….. ok a toph n lutou, mas eh pq ELA entendeu uma coisa que muita gente n entendeu : “at some point you need to leave it to the kids”senao ia vira um lenda de aang dois…

  • Kaue Muniz

    Esse final…..

  • Anderson Marques

    A VERDADE É QUE ESCOLHERAM FAZER UM FINAL POLÊMICO PARA DESVIAR A ATENÇÃO DE UM FINAL DESASTROSO!

    O QUE É UMA PENA PARA UMA SERIE QUE ESTAVA INDO TÃO BEM NAS PRIMEIRAS TEMPORADAS!

  • Rodrigo Fernando Rizzi

    Agora estava lendo tublr de um dos produtores de avatar Michael DiMartino, ele estava falando sobre a descoberta da homossexualidade do filho e vendo oq ele escreveu não deixa duvida que korra e Assami são um caso.

    a fala tá traduzida pelo o crome mas da para entender

    “quando kai era mais velho, a vida tornou-se complicado (como faz para todos), e eu senti o meu filho foi “procurar”. Eu podia sentir que algo estava faltando. quando meu filho me disse que ele é gay, eu sorri. não, porque “eu sabia”, mas por causa de sua confiança. É claro que eu tinha dúvidas, mas eu nunca senti que eu tinha feito nada de errado. até o dia em que eu estava organizando livros sobre sua prateleira … um nódulo estava na minha garganta. Nunca me ler uma única história para o meu filho que representava quem ele é. em nossas vidas, ele nunca foi ensinado que ele estava errado em ser ele mesmo, mas ele sabia que nem todo mundo na sociedade concordou com seus sentimentos. mas eu ainda me sentia horrível … todos os “felizes para sempre” do conto de fadas da Disney filme não para representá-lo.”

    “ontem à noite, assistindo a finale de Korra, lembrei-me de repente os livros na prateleira do meu filho. depois de todo esse tempo, eu poderia finalmente compartilhar um “felizes para sempre” que ligava a nossa família. nós torcemos, eu estendi a mão para o ombro do meu filho … Korra é sobre o amor … o universo avatar é sobre o amor. Bolin e do amor de mako um pelo outro, o amor de kuvira para seu povo …”

  • Edi

    Aguem sabe me dizer se vai ter o 5º livro?

  • hugo

    Acho que tenho um Elenco Para um filme de Korra!!!
    1° Foto Rosa Acosta : Korra
    2° Foto Caio Castro : Bolin
    Bom Mako se parece muito comigo entao poderia ser eu!!
    3° Foto Kim Kardashian : Asami
    4° Foto Vin Diesel : Tenzin
    5° Foto James Franco : Amon
    6° Foto Julia Lemmertz : Chefe Lin Bei Fong
    7° Foto Jason Statham : Zaheer
    Alguem Curtiu?

  • João Paulo Barreiros

    Eu gostei do final. Só achei que Korra tinha que recuperar suas vidas passadas (Aang, Kioshi, Kurok,). Acho que faltou isso para fechar com chave de ouro!

  • Juliana Fortunato

    Achei a série maravilhosa assim como os assuntos tratado por ela. Entretanto, não concordo que essa não seja uma ”série para crianças”.
    Vejo que as emissoras tratam o público infantil com um humor bobo e pastelão, que mais bestializa as crianças do que as prepara. se tivesse uma filh@ com certeza @ deixaria assistir a animação, até mesmo para introduzir a homoafetividade sem causar muito espanto, ou ensina-l@ a respeitar as pessoas desconstruindo os papéis de genero existentes… enfim é apropriado para crianças sim.

  • Helder Cunha Ribeiro

    Pô, a galera ta forçando a barra, nada contra se elas forem homossexuais, mas onde mostra isso no final, vi apenas demonstração de uma grande amizade… Mto foda a série.

  • Drago

    O desenho dos X-men da década de 90 já lidava com assuntos mais pesados que o da Korra

  • Fernando Moreira

    Alguém me tira uma dúvida… Mesmo Korra ter conseguido voltar a entrar no Estado Avatar, ela perdeu a conexão com os Avatares anteriores? (Fiquei com essa dúvida depois que ela perdeu a conexão nunca mais se falou nisso e ela nunca mais falou com o Aang)

    • lih

      Então por isso que todo mundo tá reclamando,ficou em aberto,parece que se esqueceram de explicar isso.

      • Arthur Moraes

        ué, vai explicar o que mais?? perdeu perdeu não tem o que falar

    • Bruno Marcollino

      Sim, no livro 2 quando raava “morreu” a conexão com os avatares anteriores foi apagada.

  • quedecepcao

    minha reação, e não foi só eu.

  • David Kennedy

    Na metafisica, Cabelo curto é distúrbio na energia yang.
    Os autores quiseram mostrar algo.

  • Cláudio YH
  • Pablo Alfonso
  • Thaís Bitencourt

    Ótimo texto. Eu, por muito tempo, achei essa quarta temporada decepcionante, mas depois desse final… Pode não ter sido tão espetacular quanto foi o final de Aang, mas do ponto de vista do enredo, da arte visual, do amadurecimento e fechamento das personagens, foi igualmente bom. Eu espero, de verdade, que os criadores continuem a trabalhar nesse universo, nem que seja somente com as HQs – que, um dia, quem sabe, a Nick pode resolver adaptar pra filmes ou OVAs.

  • Fragata

    Mako passa os momentos mais importantes com ela, pra no final as contas, ela usar manipulação de velcro o O

    Na boa, podem falar o que quiser, mas achei o final submersível bem desnecessário, terminasse com o Mako, terminasse só, terminassem as duas com o Mako (igual o típico final e harén de animes), mas casal gay não faz sentido nenhum.

  • Elizeu Araujo

    Avatar não é só uma serie se tranformou em um mundo em que pessoas se imaginao como dominadores avatar mesmo sendo lesbica nao muda nada ela e a avatar a pessoa que seguimos e devemos respeitar a (opiçao) dela

  • GhostofHarrenhal

    Foi uma pena o número reduzido de episódios de a Lenda de Korra, com um número maior de episódios muitos temas poderiam ter sido melhor desenvolvidos e batalhas maiores poderiam ter acontecido, mas somente pelo fato de TLoK ter começado com a responsabilidade de superar A lenda de Aang, considero que, no geral, valeu muito a pena assistir.

    O que mais me decepciona em TLoK foi o advento da tecnologia, de certa forma o progresso tecnológico no “mundo Avatar” matou uma parte considerável da “magia” da história, em ATLA a jornada de Aang para dominar os elementos vinha com doses cavalares de toda a mitologia criada para a série, com explicações sobre a cultura de cada nação, os movimentos e técnicas para cada dobra, enfim, você tinha a sensação de estar aprendendo junto. Já em TLoK o jogo de pró-dobra em si é uma banalização dos movimentos característicos de cada dobra.O meu principal desapontamento com a série foi esse, a perda de ‘beleza estilística’ mostrada em ATLA.

    Outra coisa chata foi o total descaso em mostrar a Nação do Fogo, que foi a mais avançada tecnologicamente na época de Aang, mas não foi mostrado esse desenvolvimento em contraste ao de Republic City. Com isso a dobra de fogo diminuiu de importância, em relação aos movimentos e habilidades dos dobradores de fogo em ATLA.

    Os pontos positivos de A Lenda de Korra, ao meu ver foram a maior politização; e de forma muito bem abordada, nada muito didático, as referências estavam lá para serem notadas, ou não, a depender do telespectador. Esse amadurecimento dos temas foi bom, visto que a maioria dos espectadores já não é criança.

    O final romântico com a Asami, eu achei muito mais um “tapa-buraco” do que qualquer outra coisa de transgressor ou subversivo, porque se uma das duas terminasse com o Mako a amizade entre elas ficaria abalada, então os produtores aproveitaram que o desenho foi transferido para a internet e tinham um público já crescido e fizeram do jeito que fizeram, ao meu ver não existia background para um “Korrasami”. Mas deveriam ter colocado um beijão logo de cara, aí pelo menos teríamos um encerramento definitivo, mesmo que mal explicado, e não essa coisa improvisada que foi.

  • Matheus Windson

    A série Avatar termina em Korra ou terá outros ou pelo menos outro avatar?? gosto pra crlh de avatar…alguém sabe se terá continuação??

  • Mauricio Sampaio

    Texto esquerdista para justificar a serie!! Bem, cada um com sua opinião, mas achei a serie fraca num todo, sem comparação com a Lenda de Aang em historia, embora tenha traços gráficos bem melhores. No começou estranhei muito toda esta tecnologia presente na serie mas mesmo assim dei uma chance a mesma. Pois bem, eis que as duas ultimas temporadas deixaram de lado as ligações com a serie anterior e partiu para uma jornada arriscada e cuja decisão do canal Nick se faz correta. Acerca da suposta homossexualidade de Korra, sinceramente achei muita viagem nisso, mas…

  • Eric Pelucio

    Não tinha porquê fazer um final tão polêmico. Só assistia A Lenda de Korra pelo legado deixado por Aang que foi constantemente manchado nessa série. Korra era uma péssima Avatar incapaz de ser uma boa avatar sempre dependendo de todos. Não dominou nem o mundo físico nem o mundo espiritual, ela era incapaz de dominar realmente bem os 4 elementos, só gozava do dom dos poderes do avatar e ela mal soube os usar. O poder de Aang era tão grande que o Senhor do Fogo recuou na primeira demonstração. A Korra não foi capaz de vencer nenhum de seus inimigos: ela não venceu Amon, ele foi desmascarado e o irmão o matou; só venceu Vaatu com a ajuda de Jinora; os dobradores de ar derrotaram Zaheer; a Kuvira se rendeu. Ela foi a pior avatar de todas e no final não melhorou em nada! Não se esqueçam que ela destruiu todo o conhecimento e vidas acumulados por mais de 10000 anos! Ela praticamente matou o Aang! E no final os criadores ainda criam um fim no mínimo desagradável. Não sou contra o homossexualismo, mas acho que tudo foi muito artificial. Homossexuais não se apaixonam pelo sexo oposto e heterossexuais não se apaixonam por pessoas do mesmo sexo, então elas são bissexuais. Essa discussão é desnecessária e para mim foi uma decepção. Mas esquecendo a sexualidade da Korra, que não é realmente relevante. No fim, tiro a conclusão de que ela foi a pior avatar de todas e o Aang, nem o Rocco, nem Kioshi, nem os demais avatares poderiam ter se tornado uma pessoa tão fraca e incapaz. Me desculpem, eu era fã da série, mas a Korra mudou minha opinião, ainda gosto da Lenda de Aang, mas prefiro ignorar a série posterior.

  • Charles Junior

    Foi uma super foda excelente grande série!!! Esse texto só evidencia tudo de maravilhoso que essa série foi.

  • alvaro

    The Legend of Korra para mim é um dos melhores desenhos já criados. A animação vai além daqueles esteriótipos de heróis e retratam assuntos que eu poderia dizer mais adulto. Uma pena a queda de audiência, pois ama serie cm essa merece ser bem assistida. Acredito que o declínio ocorreu pelas simples razão da saga ir alem do que o publico direcionado pela Nick está esperando. Aqui no Brasil mesmo era transmitido em um horário que eu diria que as crianças já estariam dormindo.
    É uma serie que carrega conceito e não apenas mostra pessoas controlando os elementos como na saga passada (nada contra Aang, amo a saga tbm kkk). Se notarmos é repleta de criticas, é realmente uma serie divisora de águas, no final então quase chorei, não podia ser melhor. A NICK NÃO ESTÁ PREPARADA PARA KORRA!

  • jcesarfe

    A lenda de Korra, apesar de ser um ponto positivo por tentar abrir a mente retrógrada e arcaica dos Yankees, é inegavelmente mais fraco técnica e artisticamente que se antecessor. Analisemos:
    Do ponto de vista de história ela não progride de forma assertiva, possuí falhas graves de roteirização e o pior é que o final é mais fraco que as partes intermediárias, (note que o final do 2º e 3º livros são bem superiores).
    Do ponto de vista de técnico fica aquém, graficamente, dos desenhos e animes recentes com a utilização de uma técnica idêntica ao de seu antecessor. Pelo lado sonoro, fica meu único elogio, apesar de não ser marcante é prazeroso ouvir as músicas (especialmente os créditos).
    Acho que toda a empolgação relativo a essa série recaí no fato de termos uma mente bem fechada quanto ao que denominamos animação e que “A Lenda de Aang” é um bom desenho americano (coisa que poucas vezes eu vi).
    Apesar de ter gostado tanto da história de Aang quanto de Korra devo dizer, a despeito de todos os fanáticos que venham a me odiar, que é um desenho bem comum e meio fraco.

  • jcesarfe

    PS: Eu não considero o desenho “Avatar” como adequado para crianças menores de 12 anos, apresenta violência excessiva e temas de conteúdo adulto, (o problema reside que no Brasil se é desenho, ou é pornográfico ou é apenas para crianças). (Os Yankees pensam igual).

  • Allan Duarte

    É interessante que quando começou o anime sem saber de nada já imaginei a Korra como “gay” ela era muito masculinizada ma com o decorrer dos episódios peguei raiva da mesma devido as frescuras parecidas com crepúsculo que decorrem no triangulo amoroso.

    Depois de ler este texto estou com mais curiosidade para assistir o anime que já tava me enjoando de ver tantas crises adolescentes por parte da Korra e a ignorância dela ao lidar com o óbvio e tornar tudo mais difícil.

    Desfecho interessante o anime toma pelo que vejo.

  • Juliane Mondego

    L.O.K. teve grandes debates sociais, um bom desenvolvimento no geral e acertou mto ao explicar alguns elementos da Lenda de Aang, além de ter introduzido um clima steam punk, gostei bastante dessas propostas mas realmente não vim aqui apenas elogiar.

    Se por um lado Korra não correspondia em nada à mocinha frágil e indefesa convencional, por outro, utilizou todos os clichês imagináveis oferecidos a lésbicas, tornando-a o “homem da relação”, a mulher masculinizada que toda relação lésbica “precisa ter”, porque, ainda hj, não se é compreensível que mulheres completamente femininas possam encarar um romance. E, falando nisso, a proposta homossexual merecia, pelo menos, uma temporada interia de questionamento, dúvida e euforia pra se tornar minimamente crível e efetivamente significativa, sem deixar dúvidas parecendo tão dúbia quanto foi para alguns -tanto que precisou ser confirmada pelos próprios autores -, e sem deixar o cheiro forte de fan service rolando no ar. As cenas finais deste último episódio pareceram muito com o desafio do balde de gelo, respondedo aos pedidos desesperados pelo Korrasami com um genuíno challenge accepted, oferecendo uma sensação repentina e incômoda exatamente como quando a água gelada é derramada e faz o sujeito se perguntar o porquê de ter embarcado nessa, além de não ultrapassar nem a primeira camada de pele em profundidade.

  • Pablue

    Bom ia discutir esse post, que já tá até velho, mas acho que não vale a pena!
    Só quero dizer que como roteiro (avatar) achei fraco, como um shounen achei massa!
    Para mim a criação da cidade republica até com os mesmos personagens e até o mesmo final seria muito mais vibrante e até mais edificante.
    prós: Muitos temas políticos atuais.
    contras:Roteiro fragmentado e muito forçada a criação da cidade republica dentro de um flashback.

  • Jeferson Manini

    Sabe se terá um outro avatar?

  • Kenakel Kel

    Alexandre, voce esta certo.
    A lenda de Aang foi a melhor de todas.
    Não tem base historica da serie para as suas ficaram juntas no final como amantes, isto é coisa de gente retardada que quer que todoas as pessoas do mundo se comportem como ela.
    A lenda de Korra foi legal , a de Aang foi melhor espero que tenha outras.
    Viu se uma mulher passar ferias com outra, não existe mais amizade. Vai se tratar quem fez este texto.

  • alex

    sera q vai sair algum outro livro de avatar korra

  • Amanda Santoa

    Essa realmente é uma série bem legal, mas pra que fazer o final dela com um amor lésbico? Gente eu nao sou preconceituosa, mas encinar isso em um desenho infanto-juvenil? Bom mostra que tambem nao temos que ter preconceito entre as diferenças,sendo sexo, cores, ou outra coisa…
    Realmente, eu achava que korra e mako iam acabaer juntos no final mesmo ambos acabado o namoro.
    Olha a serie é boa e tals,mas A lenda De Aang foi bem diferente, nao tinha essa “doideira” de lesbicos, apesar que ia acabar melhor um casal normal, e pior, ambos personagem apenas tem 18 anos, é quase adulto, mas um desenho encinar isso? E tambem pra que um triangulo amoroso? Assami, Korra E mako, A vao se fu**, (mals o palavriado :/) gente o mako traiu a korra, a korra nem liga, e assami quer pega mako, e no final, assami e korra, acordem pra vida, esse desenho vai acabar com muitas criticas desse geito…
    Isso é pelo meu ponto de vista..
    Se eu tivesse experiencia em criar animaçoes e desenhos, eu mesma ia “reinventar” a serie..
    PELO AMOR DE DEUS, se os criadores puderem fazer um segundo final, com mako e korra, eu apoiaria, desde o começo eles eram um otimo casal…
    ISSO NAO É PRECONCEITO, É APENAS MINHA OPNIÃO.
    e que as geraçoes contínuas, e futuras, façam desenhos mais agradáveis e nao prejudicias, A lenda de korra foi sim uma grande serie, bombastica, mas que tambem foi bem “mal” criada(roteiro).
    ,-,

  • John Oliveira

    A lenda de Korra nunca chegara nos pés da A Lenda de Aang , criar uma historia entre homem com homem e mulher com mulher de dar vontade de vomitar , as pessoas foram criadas para ficarem mulher com homem e homem com mulher não esses bando de gays e lesbica por mim poderiam matar todas essas criaturas

  • Helen Ribeiro

    yuri sub-entendido outra vez ou como elemento principal? Fiquei meio sem entender…

  • flavia

    Nossa to decpecionada .pq acabo dessa forma .korra nao deu nenhum sinal de lesbica nos episodios anteriores .e eu nao tenho nada contra homossexualidade. Mas e um desenho infantil . Nao e uma novela. Eu tomei um susto na ultima sena .se fosse assim deveria acabar na sena q o mako diz “vou fica ao seu lado sempre…” para ter continualidade …tomara q haja um novo livro em q a korra tenha a sua famila e sua descendente seja o novo AVATA…

  • Phael Oliveira

    A primeira temporada ( Livro 1:Ar) A Lenda de Korra foi genial. Isso é, até o final vergonhoso da
    segunda temporada ( Livro 2: Espíritos). Digo isso, porque não consigo até agora, acreditar como os roteiristas tiveram a ousadia de empurrar aquela luta horrível entre Unalak/Vaatu e Korra/Raava pela nossa guela abaixo. Como Korra ganhou de Unalaq apôs perder seus poderes avatares? Vou explicar porque: Quando mostra Wan, podemos ver a tartaruga-leão colocando a dominação de fogo nos espíritos dos habitantes e depois, eles a devolvem a ela. Logo, Wan recebeu a dominação das 4 tartarugas com seus respectivos elementos . Isso nos faz entender que, Raava apenas dava Ctrl+C-Ctrl+V no espírito de Wan ( Com as dominações) e colocava no próximo avatar. Assim o mesmo conseguia amplificar seus poderes entrando no estado de avatar, pois, como foi dito, era como se todos os avatares anteriores juntassem seus poderes e mentes ao mesmo tempo. E é por isso se um avatar morrer no estado de avatar o ciclo se quebra. Pelo menos, foi isso que ficou claro na Lenda de Aang. Se Korra perdeu a conexão de com o espírito de Wan por meio de Raava no momento em que Unalaq “destruiu” Raava. Como ela continuou com seus poderes avatares que na verdade vem do espírito de Wan? E como ela derrotou Unalaq/Vaatu apenas com seu espírito humano? Pelo que deu a entender, Vaatu e Raava são os espíritos mais fortes,os uns dos mais e mesmo assim Vaatu perdeu daquela maneira.

    Depois do final do segundo livro, a Lenda de Korra virou uma mediocridade porque os roteiristas ficaram muito relaxados e se apoiaram no suposto sucesso de Korra e na nostalgia dos fãs que vieram da Lenda de Aang (e na forte vontade de saber o que aconteceu com os da geração anterior). Isso ficou claro pois, as referências sobre a geração anterior ficaram muito mais frequentes do terceiro livro em diante. As coisas não foram tão sólidas como foram na Lenda de Aang e na primeira temporada de Korra, tudo ficou tão raso e corriqueiro. Antes, apenas os prodígios dominadores de fogo despertaram o Relâmpago pois era preciso calma e paz interior., agora qualquer inútil que cuspa fogo consegue fazer em questões de segundo e até mesmo sem precisar fazer aquelas posições que a azula sempre fazia.

    Depois do Livro 2, tudo ficou uma enrolação sem limites. Só isso, enrolação, enrolação e enrolação. Aqueles mestres dos 4 elementos, no final de tudo, não foram grande coisa porque perderam como amadores de maneira ridícula. Foi a mesma coisa na temporada anterior e anterior, Hype no vilão e no final Korra ganha de uma maneira vergonhosa e com a ajuda de amigos. Resumindo, não teve nada de mais no livro 3 ( que pensei que retrataria as consequências da fusão entre os mundos espirituais e físicos) além daquele monge que voa e a Jinora se tornando mestra.
    Outra coisa, sobre a dominação de lava, achei muito viajado até mesmo pro mundo de “Avatar”. Para produzir seria preciso fundir a dominação de fogo e terra, coisa que apenas o avatar seria capaz de fazer.

    Até o momento, assisti apenas o terceiro livro, vou assistir o quarto apenas para saber o que vai acontecer e torcer para não ficar pior. Pelo que vi nos comentários, a korra vai virar lésbica.

  • Antonio Henrique

    Apesar de achar que muita coisa de LOK precisasse de maior aprofundamento, vou falar apenas do final… Durante todo o desenho eu vi uma amizade foda entre os quatro (mesmo com asami interagindo sempre muito pouco com todos, durante toda a historia fica claro que ela é importante para eles), e nela todos aqueles conflitos, mas que sempre eram resolvidos entre eles com a amizade… E depois de 4 livros mostrando toda essa amizade, eles decidem não explorá-la e colocando no lugar um amor que sabe-se lá de onde surgiu, sem nenhuma explicação ele apenas aparece! Mas enfim, korra é lésbica, ok, isso é bem legal!! Mas eu trocaria facilmente esse amor de korra e asami no final, por um momento dos quatro juntos, que representasse o tamanho do amor deles entre si, a amizade deles pra mim foi maior que qualquer romance que existiu, não existiu, venha a existir ou qualquer coisa! Bolin que era um personagem fantástico com toda a sua bontade e vontade de ajudar, e ainda foi primeira pessoa de fora que conheceu korra faz apenas a cerimônia de casamento do varrick e depois aparece indo dançar… Pra mim o final acaba sendo fraco, nao foi ruim, mas poderia ter sido bom pra caralho!

  • Fernando

    Prefiro a Lenda de Aang e poderia falar sobre mil pontos sobre isso, porém me admirou bastante o final “não tradicional” para uma série infanto-juvenil, parabéns aos produtores.

  • Anderson

    LOK perde de muito pra mim em relação ao primeiro Avatar, tanto em desenvolvimento da história e personagens, quanto à mensagem que é passada.
    Agora cara, o que mais me chocou por aqui é essa juventude batendo palma para um final em que fica subentendido um relacionamento homoafetivo. Vcs tem merda na cabeça, e por isso o Brasil está nessa merda, em completo declínio moral e cultural…

7 de December de 2016

Clear all