[LISTA] Animais fantásticos e onde encontrá-los em Avatar

Por Pedro Arthur Crivello

A maioria dos animais do mundo avatar são fusões de animais do nosso mundo, alguns chamariam de quimeras, como o cavalo-avestruz ou o cão urso polar, alguma versão inusitada, como a iguana marinha ou o lêmure voador, mas existem algumas referências importantes para ressaltar para as criaturas.

Algumas foram emprestadas da mitologia e de outras histórias, e outras fazem referências a elas. As vezes parece obvio que criaturas, como os dragões, já apareceram em outras culturas e com certeza em outras séries e filmes, mas você sabe de onde elas vieram e o que originam essas lendas? Então saiba onde encontrar esse s animais fantásticos no universos da mitologia.

Monstros marinhos

12722082_939276066163474_134879226_nNo mundo avatar temos apenas dois representantes desse espécie, ambos serpentes, e os dois na lenda de Aang, o Unagui, uma imensa enguia que habitava a baia da ilha kyoshi, e a serpente marinha na passagem da serpente , quando os heróis estão a caminho de Ba sing se.

12736158_939276062830141_817588638_nLendas de imensos animais que espreitam os oceanos, afundam navios e podiam comer uma tripulação inteira, são comuns em várias histórias, principalmente na era das navegações, onde a lenda de monstros marinhos se tornou mais frequentes.
Com tudo, monstros marinhos foram citados em sociedades muito mais antigas, como na Grecia a figura do kraken já era presente, bem como Caríbides, a grande boca do mar, e Cila, a criatura dos tentáculos, esses monstros marinhos atacaram a tripulação de Odisseu na mais famosa epopeia grega, a odisseia.

As serpentes marinhas estão até presentes na bíblia, o livro sagrado faz referência ao Leviatã, monstro marinho gigantesco como uma serpente, em alguns historias o consideram guardião de Atlatins. No livro de Jó está escrito “Seus olhos brilham como faíscas, Sai-lhe fogo da boca”. Ainda bem que da boca do Unagui só sai agua ou a ilha kyoshi teria sérios problemas.

Dragões

12714339_939276339496780_1241079279_nClaro, dragões no universo de fantasia não são algo estranho, ou incomum, eles estão presentes também em diversas culturas, e se não tem alguma criatura parecida. Alguns acreditam que a lenda dos dragões surgiu quando povos antigos encontraram esqueletos de dinossauros, como não havia ainda sido criado a possibilidade de que répteis gigantes terem governado o mundo antes de nós, esses ossos foram considerados ossos de criatura mitológicas.

A função dos dragões muda de cultura para cultura, o dragão Europeu quando não é retratado, protegendo cavernas de tesouros, como nos livros de Tolkin, ele faz alusão a demônios, e no apocalipse em especial faz alusão a ninguém menos que o próprio Lucifer.

12746043_939276336163447_853671274_nNa cultura oriental porem os dragões são animais sagrados, considerados deuses e sábios imortais, bem mais parecidos com os dragões de avatar, que são considerados os primeiros dominadores de fogo, e sábios para os guerreiros do sol, e claro que antes de Azulon que incentivou a caça por esporte os dragões deviam ser considerados quase sagrados, pois suas imagens fazem referência na arquitetura de templos na nação do fogo.

O elemento fogo também estava ligado aos dragões em todas essas culturas, embora na China eles também estejam ligados aos elementos vento e água também. Na mitologia chinesa havia dragões que governavam os mares, ou protegiam lagos e rios, diziam que a fumaça da respiração dos dragões trazia a chuva.

Espíritos

12736062_939276916163389_1455214004_nNo mundo avatar existe uma gama de espíritos, eles são animais humanoides, animais em si, formas que não entendemos, como Raava e Vaatu, ou até formas humanas como a dama pintada, os espíritos são pertencentes do mundo espiritual ,mas regem a natureza do mundo dos humanos, e isso não é comum só em avatar.

Várias outras culturas acreditavam que a natureza era regida por espíritos, ou ela se tornavam espíritos ao decorrer dos anos. Na grecia antiga existia o mito de ninfas, fadas e dríades, criaturas que eram as personificações de rios, ventos e arvores que tomavam forma humana,

Algumas outras criaturas protegiam certos paraísos naturais, assim como Hei bai protegia a floresta que foi destruída pela nação do fogo no reino da terra , existiam espíritos guardiões em mitologias.

12746494_939276926163388_1272846778_nE o que falar dos espíritos em forma de animais? No Japão antigo acreditavam-se em Yokais, que eram os espíritos de animais mortos depois de alguns anos de sabedoria, alguns eram formas grotesca vindas de algum espirito errante ou até mesmo objetos que ganhavam consciência.

Os youkais também tinham o poder de se disfarçar de humanos, ou de possui-los,não foi revelado se os espíritos de avatar possam tomar forma humana, embora um deles (apelidado de maguinha pelo grupo) se disfarçou de um cão para ajudar Korra, e possuir um humano está fora de cogitação pois isso iria destruí-los.
Em avatar ainda não sabemos muito bem como nasce um espirito, sabemos provavelmente que eles são imortais , e podem vim de arvores , animais e de outros elementos da natureza , ou são a personificação de algo como Wan shing tong é o espirito da sabedoria.

E sim, espíritos podem ser humanos mortos , embora no mais vemos os avatares, os outros espíritos de humanos ainda se mantem em mistério, talvez eles tenham ido para um outro plano , tomara que não tenham se tornado algum monstro disforme como visto na série, ou será que sim.

Tartarugas Leão

12696188_939279989496415_1137294996_nTalvez o animal mais misterioso do mundo avatar, na lenda de aang apareceu uma tartaruga para ajudar o avatar a aprender a dobra de energia para que aang possa derrotar Ozai sem mata-lo. Depois em a lenda de Korra , explica que foram as tartarugas-leão que derem o poder de dominação de elementos para os seres humanos.

12696098_939279996163081_2021245760_nMas o fator mais interessante, em que os autores, provavelmente se basearem para a criação desse animal, vem do fato de que elas carregavam toda uma cidade em suas costas, é muito parecido com um conceito da mitologia hindu, em que acreditava-se que o mundo todo era sustentado por quatro elefantes e esses eram sustentados por uma imensa tartaruga que flutuava pelo espaço.

As lendas dizem que essa tartaruga vem da criança do nosso mundo, e era o corpo do segundo avatar do Deus Vishunu, Kurma. O símbolo das tartarugas era de proteção, e realmente as tartarugas-leão acolheram os humanos em suas costas, protegendo-lhe dos espíritos e deles mesmos, digamos assim.

Animais para os elementos

12746201_939276446163436_1807835848_nDurante o cerco do polo-norte é descoberto que a lua foi a primeira dobradora de água, ela junto com o espírito do mar região no livro dois conta-se a história que Oma e Shu aprenderam a dobra de terra das toupeiras-texugos, sendo assim que esses animais eram os dobradores de terra originais, e já se tinha a ideia de que os dragões eram os animais que dominavam o fogo e os bisões voadores aqueles que dominavam o ar.

O fato de cada nação ter um animal (no caso da agua os espíritos ) é realmente interessante e novo, mostrando que os dobradores podem aprender muito mais do que aprender com os humanos, talvez a Toph não seria essa excepcional dobradora de terra se não tivesse aprendido diretamente de uma tartaruga-leão.

12699288_939276479496766_1316692983_oNa mitologia chinesa há também animais que regem os elementos, mas não como no mundo avatar tanto que esse tópico é mais uma comparação curiosa do que uma informação que os autores se inspiraram exatamente nessa lenda.

Na mitologia chinesa o imperador de jade, elegeu 4 animais sagrados para se tornaram os 4 deuses celestes o Si Xang , que protegeriam os 4 cantos do céu, para cada Deus-animal fora designado um elemento, uma estação do ano e um ponto cardeal.
No oeste ficava Byakko o tigre branco do oeste, seu elemento era o metal (nota-se que os elementos nesse conto são diferentes dos 4 elementos tradicionais presentes em avtar) e sua estação era o outono, ao leste ficava Seiryu o dragão azul , seu elemento era a madeira e sua estação a primavera , no ponto norte residia Genbu a tartaruga negra, cuja da sua cauda saia uma cabeça de serpente, seu elemento era a agua e sua estação o inverno, e finalmente ao sul ficava suzaku, a ave vermelha , seu elemento era o fogo e sua estação era o verão.

O colossos

12714455_939277339496680_1276558446_nOutra figura que está mais do imaginário popular, pois você não pode contar nos dedos vários filmes ou series que tem a palavra colossos, ok eu sei que colossos não é um animal, mas eu não podia deixar essa referência passar.

A palavra vem do grego colossus, e significa “estatua gigante”, o primeiro relato que se tem dessa palavra é quando se fala do colossos de Rhodes, estatua do deus grego Hélio, que ficava em Rodos ilha do mar Egeu, A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze. Tornou-se uma das sete maravilhas do mundo antigo.

12755074_939277362830011_336517097_oSe você já jogou God of War II deve lembrar que um dos primeiros boss é o colossos de Rodos que cria vida através das vontades do deuses. O colossos da Kuvira pode não ter vindo a vida pela vontade dos deuses, mas sim de uma energia espiritual vinda da arvora do pântano.

Na grecia antiga, além do colossos a figura de autômatos, algo basicamente como robôs, estruturas de metal que se moviam sozinhas por comandos humanos, também era presente, alguns foram encontrados na ilha de Rhodes , a mesma do colossos.

Claro que para o universo fantástico eles tomam dimensões maiores, como no livro da saga Percy Jackson , em que os autômatos de dadalo tem poder comparado a criaturas da mitologia grega, e em avatar a tecnologia suficiente para fazer maquinas setampunk como os meca tanques ou o colossos da Kuvira.

O que você achou? Deixe um comentário!

Você pode gostar...