Linha do Tempo

Atenção! Esse artigo contém spoilers dos desenhos Avatar: a Lenda de Aang e A Lenda de Korra e da trilogia de comics The Promise.

O Mundo Avatar tem uma extensa história que remonta há milhares de anos. Este artigo lista os eventos históricos em uma linha do tempo.

A história deste mundo pode ser dividido em duas partes, o tempo antes do Avatar e a época do Avatar. A forma do mundo antes da encarnação do Avatar não é conhecida e pode aproximadamente ser equiparado a uma idade de ouro como destaque em mitologias grega e taoísta. O que se sabe sobre este tempo é que os quatro elementos não estavam ainda separados, o Avatar ainda não era existente, e pessoas dominavam a energia dentro de si. Em algum momento, as pessoas dividiram-se em quatro nações e cada uma começou a dobrar um os quatro elementos. Ao mesmo tempo, o avatar surgiu.

Datas

Para esclarecer melhor a linha do tempo, muitas vezes confuso em Avatar: The Last Airbender, esse cronograma  é classificado como os anos antes do Cometa Sozin (BSC: before sozin’s comet) e anos depois do Cometa Sozin (ASC: after sozin’s comet). 0 ASC é o ano Cometa Sozin chegou para iniciar a Guerra Cem Anos e serve como uma época para o sistema de datas.

Outras notas sobre o sistema:

0 ASC começou no inverno, mas com a primavera chegando. Isso satisfaz tanto no calendário solar e o calendário lunar chinês. Cometa Sozin chegou no final do oitavo mês (solar ou chinês) do mesmo ano, a fim de satisfazer o “fim do verão” – termo usado por Roku.

Aang saiu do iceberg durante o inverno no final de 99 ASC e as batalhas finais da guerra ocorreu no oitavo mês de 100 ASC.

Quase todos os personagens completaram as idades presentes em 99 ASC, como nenhum aniversário exceto Yue foram mostrados na série. Por exemplo, Katara completou 14 anos de idade em 99 ASC e tinha quase 15 até o final da guerra.

Datamentos para alguns dos eventos entre despertar de Aang no Pólo Sul e chegada de Aang no Pólo Norte pode ser impreciso, como não se sabe se o calendário solar ou calendário lunar chinês está sendo usado.

Linha do Tempo

Antes da Guerra (Desconhecido – 1 BSC)

Era antes do Avatar

Pessoas dominam a energia dentro de si, em vez de quatro elementos.

Tui e La assumem formas mortais como peixes Koi.

Wan Shi Tong traz sua biblioteca do mundo espiritual para o mundo físico.

As quatro elementais artes de flexão são descobertos, e as pessoas são divididas em quatro nações pelos elementos. Nômades do Ar aprendem dobra de ar a partir do bisão voador, a Nação do Fogo aprende dobra de fogo dos dragões. Oma e Shu se tornam os primeiros dobradores de terra, aprendem a arte de dobrar com os texugos, e as tribos Água aprender dobra d’água, observando a influência da lua sobre o oceano marés.

Era do Avatar

O “Avatar” nasce no mundo, uma pessoa que pode dobrar os quatro elementos. O Ciclo do Avatar começa.

Datas desconhecidas antes de 312 BSC

Em algum momento, após um conflito civil, a Tribo da Água – que foi originalmente centrada em torno do Pólo Norte – divide-se em dois grupos: um ficou no Pólo Norte, enquanto o outro grupo foi explorar o pólo sul. Relações com sua tribo irmã mais tarde foram curados, e as duas tribos se reuniam em celebrações anuais de Lua Nova.

Em algum momento mais tarde, um grupo maior de dobradores de água da Tribo do Sul, que estavam vagando pelo Reino da Terra, descobriu o confortável Pântano Foggy, com a grande quantidade de água, decidindo suspender o retorno, formando a Tribo do Pântano Foggy. Tribo da Água do Sul nunca soube deste ramo e a tribo Pântano Foggy esqueceu suas origens.

Os dobradores de fogo originais, os Guerreiros do Sol, gradualmente desaparecem na obscuridade com o declínios da sua civilização, deixando muitas ruínas em todo seu arquipélago. Acredita-se que os Guerreiros do Sol foram extintos, embora, na realidade um punhado escondido nas ruínas iria continuar a sua cultura por séculos. A arte de dobra de fogo, no entanto, foi passada para os outros habitantes das ilhas. Estes seriam gradualmente aglutinados à “Nação do Fogo”.

Originalmente, a Nação do Fogo foi um povo espiritual governados por Sábios do Fogo, assim como os Nômades do Ar foram levados por seus monges. Com o tempo, no entanto, um sábio ganhou destaque acima dos outros, governando a Nação do Fogo como um soberano, e o “cargo” tornou-se hereditário, a partir da linha de fogo dos Lordes.

O Reino da Terra está gradualmente unidos sob a autoridade política da cidade-estado de Ba Sing Se. O Rei de Ba Sing Se torna-se Rei da Terra, senhor de todos os reinos menores dentro do Reino da Terra, alguns dos quais mantêm o seu próprio senhorio hereditário.

Avatar Yangchen dos Nômades do Ar nasce no Templo do Ar do Oeste, após a morte de seu antecessor. Seu reinado como Avatar é pacífico, devido a sua dedicação feroz para manter o equilíbrio e servir ao mundo. Ela morre em torno de 340 BSC, e Avatar Kuruk nasce na Tribo da Água do Norte.

Avatar Kuruk tenta matar Koh, o Ladrão de Faces, como vingança por ter roubado o rosto de Ummi, sua esposa. Este evento é confuso para colocar em ordem cronológica, pois se a descrição do evento for tomado literalmente, isso teria acontecido entre 800-700 BSC, mais de 300 anos antes da morte do Kuruk.

312 BSC

Avatar Kuruk morre; Avatar Kyoshi do Reino da Terra nasce.

270 BSC

Avatar Kyoshi mata Chin, o Grande, e funda a Ilha Kyoshi; O dia é lembrado como o Dia do Avatar na Vila Chin e Dia da Kyoshi na Ilha Kyoshi. Algum tempo após este evento, o levante camponês em Ba Sing Se a leva a criar o Dai Li .

82 BSC

Avatar Kyoshi morre aos 230; Avatar Roku da Nação do Fogo nasce.

Senhor do Fogo Sozin nasceu no mesmo dia que Roku.

66 BSC

Avatar Roku é confirmado como Avatar em seu décimo sexto aniversário, e deixa a Nação do Fogo para dominar os elementos.

58 BSC

Senhor do Fogo Sozin sobe ao trono, após a morte de seu pai.

55 BSC

Avatar Roku destrói o Templo do Fogo no solstício de inverno, enquanto preso no Estado Avatar durante a sua formação.

54 BSC

Avatar Roku retorna para a Nação do Fogo, após doze anos de viagem e se casa com Ta Min, uma nobre da Capital.

50 BSC

Guru Pathik nasce.

37 BSC

Avatar Roku descobre colônias da Nação do Fogo no Reino da Terra e enfrenta o Senhor do Fogo Sozin. Roku e Sozin batalham, o que resulta em Roku destruindo parte do Palácio Real da Nação do Fogo.

12 BSC

Avatar Roku é morto ao lutar em uma erupção vulcânica aos 70 anos; Avatar Aang do Nômades do Ar nasce.

2 – 1 BSC

Aang e seu excêntrico amigo de infância Bumi deslizam pelo sistema de correios da cidade de Omashu.

Aang brincava com seu amigo Kuzon, na Nação do Fogo.

Anos de Guerra (0 – 100 ASC)

0 ASC

Avatar Aang é confirmado como Avatar aos 12, quatro anos mais cedo do que o normal, porque os monges estavam com medo de uma possível guerra. Os monges decidiram enviar Aang ao Templo do Ar Oriental para continuar seu treinamento. Atormentado e confuso com seu destino, ele foge do Templo de Ar do Sul com seu bisão voador, Appa. Após ser pego por uma tempestade e ser puxado para debaixo d’água, Aang entra no Estado Avatar e se protege em gelo perto do pólo sul.

Senhor do Fogo Sozin começa sua guerra contra as outras nações. Ele usa o poder de um cometa, mais tarde renomeado Cometa Sozin em sua honra, para lançar um ataque genocida sobre o Nômades do Ar em uma tentativa de matar o Avatar. Todos os Nômades do Ar são mortos com exceção de Aang.

A cidade de Taku é destruído pela Nação do Fogo.

15 ASC

Uma batalha entre a Marinha do Fogo e a Tribo da Água resulta na captura de tropas da Marinha do fogo e uniformes.

20 ASC

Senhor do Fogo Sozin morre aos 102; Senhor do Fogo Azulon sobe ao trono.

35 ASC

Iroh nasceu para o Senhor do Fogo Azulon e sua esposa, Ilah, e se torna o príncipe herdeiro.

39 ASC

Jeong Jeong da Nação do Fogo nasce.

40 ASC

A Nação do Fogo inicia ataques sobre a Tribo da Água do Sul, destruindo a sua cidade, e sistematicamente captura seus dobradores de água.

Hama é feita prisioneira pela Nação do Fogo.

75 ASC

Kuei nasce para o Rei da Terra 51, ​​tornando-se herdeiro do trono do Reino da Terra.

79 ASC

O Rei da Terra 51 morre. Kuei torna-se o Rei da Terra 52. Por causa da juventude do novo Rei da Terra, Long Feng é nomeado regente de Ba Sing Se, e tornou-se conselheiro de maior confiança do rei da Terra. Aproveitando-se de sua posição, Long Feng suprime conhecimento da guerra do jovem príncipe e toma o controle total da cidade.

83 ASC

Jet do Reino da Terra nasce.

Príncipe Zuko nasce para o Príncipe Ozai e Princesa Ursa.

84 ASC

Princesa Yue nasce para Arnook, Chefe da Tribo da Água do Norte, e sua esposa. Uma criança doente, Yue é curado pelo Espírito da Lua, Tui, por ter um pouco de sua vida espiritual infundida dentro dela.

Sokka nasce para Chefe Hakoda e Kya da Tribo da Água do sul.

Suki nasce na Ilha Kyoshi.

Mai da Nação do Fogo nasce para um nobre da Nação do Fogo e sua esposa.

85 ASC

Princesa Azula nasce nasce para o Príncipe Ozai e Princesa Ursa.

Katara nasce para Chefe Hakoda e Kya da Tribo da Água do sul.

Ty Lee e suas seis irmãs gêmeas nascem em uma família nobre Nação do Fogo.

87 ASC

Toph Beifong nasce para Lao Beifong e Poppy Beifong de Gaoling.

94 ASC

Iroh começa seu lendário Cerco de Ba Sing Se.

Os Atacantes do Sul atacam a Tribo da Água do Sul, em uma tentativa de matar o último dobrador de água do sul. A esposa do chefe Hakoda, Kya, sacrifica-se para salvar Katara, de oito anos de idade, a verdadeira última dobradora de água da Tribo da Água do sul.

 95 ASC

Iroh rompe a parede exterior de Ba Sing Se.

Lu Ten, filho de Iroh, é morto no cerco de Ba Sing Se, fazendo Iroh para acabar com o cerco após 600 dias.

Senhor do Fogo Azulon morre aos 95; Senhor do Fogo Ozai sobe ao trono.

Princesa Ursa, esposa de Ozai, desaparece logo após a morte do Azulon.

Príncipe Zuko se torna herdeiro ao trono da Nação do Fogo.

97 ASC

Príncipe Zuko é banido para capturar o Avatar depois de um Agni Kai com seu pai, o Senhor do Fogo Ozai. Ele é acompanhado por seu tio, Iroh.

99 ASC

Avatar Aang é despertado depois de cem anos d

Avatar Aang é despertado depois de cem anos congelado por Katara e Sokka.

Príncipe Zuko localiza o Avatar e começa a caçá-lo. Depois de sua primeira tentativa de prendê-lo falha, faz muito dano para a aldeia da Tribo da Água do sul.

Há uma fuga de prisão maciça em um equipamento de prisão para dobradores de terra, e todos os detentos escapam.

Avatar Roku informa Aang no solstício de inverno que o Cometa de Sozin vai chegar até o final do verão, dizendo-lhe que Ozai deve ser derrotado pelo momento da sua chegada.

Os Sábios do Fogo são acusados ​​de traição e são encarcerados pelo Almirante Zhao.

A aldeia de Gaipan é destruída e os moradores evacuam.

100 ASC

A Nação do Fogo é repelido na batalha para o Templo do Ar do Norte, mas que adquirem um balão experimental de guerra no rescaldo.

A Nação do Fogo ataca a Tribo da Água do Norte, mas é repelido por Aang agindo como o Espírito do Oceano, La, depois de Almirante Zhao matar o Espírito da Lua, Tui.

La mata Almirante Zhao, em retaliação pela morte de Tui.

Princesa Yue sacrifica sua vida para se tornar o Espírito da Lua. Isto é possível pelo pequeno pedaço de espírito que Tui infundiu dentro dela para trazê-la para a vida como um bebê.

Omashu cai para a Nação do Fogo.

Uma tentativa de romper o muro para o exterior de Ba Sing Se, usando uma broca gigante, levou pela Princesa Azula a falhar.

Ba Sing Se cai para a Nação do Fogo através de um golpe de estado interno liderada pela Princesa Azula e o Dai Li.

Avatar Aang é morto por Azula, e, posteriormente, trazido de volta à vida por Katara com Água Espiritual.

Prisioneiro de alta segurança, General Iroh é preso pela Princesa Azula e o Li Dai.

Operadora dos Dai Li, Joo Dee é nomeada Administradora Suprema burocrática de Ba Sing Se pela Princesa Azula.

A Nação do Fogo estabelece o controle administrativo da Passagem da Serpente, estabelecendo uma ponte fortificada.

1 º dia do oitavo mês: Há ataque à Capital da Nação do Fogo liderada por Avatar Aang durante um eclipse solar, em uma tentativa de derrotar o Senhor do Fogo falha, deixando muitos dos inimigos do Senhor do Fogo presos.

Durante o eclipse, o Rei Bumi liberta Omashu da Nação do Fogo.

Príncipe Zuko trai a Nação do Fogo e junta-se ao Avatar para expulsar o Senhor do Fogo Ozai.

General Iroh se liberta da prisão da capital da Nação Fogo.

Algum tempo após o 1 º dia do oitavo mês: retorna o Cometa Sozin, aumentando os poderes dos dobradores de fogo em cem vezes.

Senhor do Fogo Ozai se coroa Rei Fênix e nomeia Azula como Senhora do Fogo.

A Ordem do Lótus Branco, liderado pelo general Iroh, liberta-Ba Sing Se da regra da Nação do Fogo em Libertação de Ba Sing Se, efetivamente libertando inteiramente todo o Reino da Terra.

Aang conhece um tartaruga leão antigo, ser vivo mais velho do mundo, e descobre o segredo da dobra de energia.

Príncipe Zuko e Katara derrotam Azula durante sua coroação como o Senhora do Fogo, em um Agni Kai com força máxima do Cometa Sozin. Isso faz Azula perder a sanidade restante.

Utilizando o Cometa Sozin, Ozai lança um grande ataque no Reino da Terra com seu exército de dirigíveis da Nação do Fogo, em uma tentativa de acabar com a guerra decisiva com uma exposição pura de força e destruição.

Um ataque lançado por Toph, Sokka e Suki consegue destruir a armada enquanto Aang batalha com Ozai.

Avatar Aang derrota Ozai através do uso do Estado do avatar, e usa dobra de energia para remover sua dobra de fogo.

Rei Fênix Ozai é preso por crimes de guerra diferentes.

Príncipe Zuko sobe ao trono como o Senhor do Fogo, prometendo às Nações que vai dedicar o seu poder para reconstruir o mundo com a ajuda do Avatar.

Depois da Guerra (100 ASC – Presente)

100 ASC

O Movimento de Restauração Harmonia é lançado.

101 ASC

Toph funda a Academia Beifong de Dobra de Metal.

A crise em Yu Dao provoca o Senhor do Fogo Zuko a retirar seu apoio do Movimento de Restauração da Harmonia, ameaçando mergulhar o mundo novamente em guerra.

Avatar Aang evita a guerra, com a noção de que as nações podem viver juntas em paz.

Aang forma os Acólitos Aéreas do Fã Clube Oficial do Avatar Aang.

Zuko começa sua busca por Ursa, contando com a ajuda de Azula.

Entre 102 – 149 ASC

Aang e Katara se casam e têm três filhos; Kya, uma dobradora de água; Bumi, um não-dobrador, e Tenzin, um dobrador de ar.

Aang e Zuko fundam a Cidade da República.

A Nação do Fogo presenteia uma estátua grande de Aang para a República City como um símbolo de paz e boa vontade.

Toph viaja o mundo para ensinar dobra de metal.

O homem do repolho funda a Corporação Repolho.

115 ASC: Gommu nasce.

119 ASC: Tenzin nasce.

120 ASC: Lin Beifong nasce; Hiroshi Sato nasce.

128 ASC: Yakone é colocado em julgamento por seus crimes contra a Cidade da República. Depois de tentar uma fuga, ele perde a dobrar para Avatar Aang.

130 ASC: Shiro Shinobi nasce; Saikhan nasce; Noatak (Amon) nasce.

133 ASC: Tarrlok da Tribo da Água do Norte nasce.

135 ASC: Pema nasce.

138 ASC: Hiroshi Sato funda as Indústrias Futuro.

144 ASC: Noatak aos 14 anos, foge após defender Tarrlok por Yakone dobrar o sangue de ambos.

Entre 150-169 ASC

152 ASC: Mako nasce; Asami Sato nasce.

153 ASC: Avatar Aang morre; Avatar Korra da Tribo da Água do Sul nasce.

154 ASC: Bolin nasce.

157 ASC: A Ordem do Lótus Branco visita família de Korra no Pólo Sul e confirmam que o destino de Korra é ser o Avatar.

158 ASC: Esposa de Hiroshi Sato é morta durante um assalto à propriedade Sato pela Tríade Agni Kai; Skoochy nasce.

160 ASC: Os pais de Mako e Bolin são mortos por um dobrador de fogo desonesto; Jinora, a filha mais velha de Tenzin e Pema, nasce.

163 ASC: Ikki, a filha mais nova de Tenzin e Pema, nasce.

165 ASC: Meelo, o primeiro filho de Tenzin e Pema, nasce.

167 ASC: Senhor do Fogo Zuko passa o título de Senhor do Fogo para a sua filha e se torna um embaixador para a paz.

Era da Revolução Anti-dominação (1º semestre de 170 ASC)

Korra vai para Cidade da República, a fim de começar seu treinamento dobra de ar com Tenzin.

Agitação aparece na Cidade da República contra os dobradores.

A Arena de Dominação Profissional é destruída por um ataque dos Igualitários.

Tarrlok seqüestra Korra após dominá-la com dobra de sangue.

Amon remove a dobra de Tarrlok.

Os Igualitários lançam um ataque à Cidade da República.

Amon remove a dobra de Lin Beifong.

Rohan, segundo filho de Tenzin e Pema, nasce.

As dobras da Avatar Korra são removidas por Amon.

Korra aprende e usa dobra de ar em Amon, depois de perder suas outras habilidades de dobra para ele.

Amon é exposto como um dobrador de água da Tribo da Água do Norte.

Espírito do Avatar Aang restaura as dobras da Avatar Korra com dobra de energia.

Avatar Korra aprende a dobrar energia com o espírito do Avatar Aang.

Tarrlok mata a si mesmo e Amon.

Avatar Korra restaura a dobra de Lin Beifong.